Cursos sobre franquias: quais e onde devo fazer?

Pretende expandir seu negócio por meio do franchising ou está pensando em se tornar dono do próprio empreendimento, adquirindo uma unidade de franquia? Então é importante que você conheça as particularidades deste modelo de negócio. Entender sobre todos os aspectos do franchising, em um primeiro momento, pode ser um pouco complicado. Para ajudá-lo no seu processo de qualificação, as principais entidades do setor disponibilizam algumas ótimas opções de cursos sobre franquias. A Central do Franqueado preparou este conteúdo com algumas dicas. Confira!

Neste conteúdo você irá encontrar:

ABF

Principal entidade do setor no Brasil, a Associação Brasileira de Franchising possui um trabalho muito importante de profissionalização na área. Criada há três décadas, a ABF promove, anualmente, diversos cursos e eventos de formação, tais como congressos, feiras, convenções, etc. A instituição também possui um programa de MBA com especialização em Gestão de Franquias, em parceria com Fundação Instituto de Administração de São Paulo (FIA/SP).

Um dos principais workshops da ABF, indicado para quem conhece pouco sobre o tema, é o curso Entendendo Franchising. Nele, o participante tem a oportunidade de conhecer as principais características do sistema de franquias, por meio de linguagem simples e com o uso de exemplos práticos. Também são abordados os aspectos legais e as formas de seleção de franqueados.

O curso é realizado de forma regular na sede da ABF, em São Paulo, e esporadicamente em outras cidades.

O workshop tem duração de oito horas e é dividido em dois módulos. Na primeira parte, um consultor de negócios apresenta uma visão geral do sistema. Na segunda metade, um advogado especialistas em franquias aborda os principais aspectos jurídicos do negócio.

Além disso, a Associação também disponibiliza o portal ABF Educação. Nele, é possível consultar diversas opções de cursos sobre franquias com os maiores especialistas do franchising brasileiro. Os programas são voltados para toda a cadeia do franchising – do franqueador ao franqueado.

O site conta com aulas presenciais e online, além de especializações. Os workshops são referência em conhecimento sobre gestão de redes de franquias e valem o investimento se você estiver precisando de mais qualificação na área.

Cursos sobre franquias do Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma das entidades que oferece formações sobre franchising. Uma das opções disponibilizadas para os iniciantes no assunto é o “Entendendo sobre Franquia para Começar Bem”. Esse curso é perfeito para quem está começando, pois ensina como funciona o sistema de franquias, os conceitos fundamentais e como anda o mercado para quem deseja se tornar um franqueado.

As aulas têm duração de 8 horas e são divididas em vários tópicos. Os principais temas apresentados são:

  • Introdução sobre o franchising;
  • Características do sistema;
  • Papel das partes;
  • Aspectos jurídicos;
  • O processo de seleção;
  • Como avaliar um sistema de franchising;

O site do Sebrae também disponibiliza a aba “Entendendo o Sistema de Franchising”. Lá, você irá encontrar uma série de conteúdos sobre o tema. Se você já é franqueador, talvez seja interessante buscar cursos de desenvolvimento de liderança, desenvolvimento estratégico, inovação e crescimento em franquias, vendas em franquias, recrutamento e treinamento de franqueados, relacionamento entre franqueador e franqueado, legislação do franchising, comunicação e marketing, resolução de conflitos, marketing digital, entre outros.

Empresas especializadas

Há diversas instituições especializadas em franchising que oferecem cursos sobre franquias. Para encontrá-las, faça uma pesquisa e procure conversar com outras pessoas. Desta forma, você irá de garantir a credibilidade do serviço.

Uma das melhores e mais reconhecidas empresas da área é a Cherto Atco. O grupo foi criado em 1986 e é considerado a primeira consultoria de franchising da América Latina.

Marcelo Cherto, presidente da organização, foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Franchising e é um dos principais responsáveis por difundir o sistema no país. Além de consultoria na área, a empresa oferece cursos e treinamentos, presenciais e online. Confira todos eles aqui.

Outra indicação são os cursos do portal Sua Franquia, criado em 2005 e considerado uma das referências do franchising brasileiro. Além de oferecer conteúdo, o site possui uma área destinada aos cursos sobre franquias, online e presenciais. Há diversos temas: como franquear sua marca, como estruturar uma consultoria de campo, como gerenciar uma rede de franquias, etc.

O que é franchising?

De uma uma forma simples e resumida, franquia é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso, fornecida por um franqueador, para que um investidor (franqueado) possa replicar, em diferentes locais, uma marca reconhecida pelo público, cujos processos de gestão administrativa e operacional sejam modelo de excelência.

Vale Ler:  Como manter a qualidade da sua rede no Brasil inteiro

Este negócio pode ser um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos.

Por que investir no franchising?

Se você é dono de uma marca consolidada, deseja que ela se expanda para outras localidades, mas não quer investir na instalação de novas unidades, tampouco assumir o compromisso de geri-las, o franchising é uma ótima sugestão. Se tornando franqueador, você poderá ampliar a sua empresa sem realizar muitos gastos. Além de diluir riscos, você também estará repartindo responsabilidades.

Para o franqueado, o franchising também é um ótimo negócio. Ao ingressar em uma de rede franquias, além de obter o direito de uma operar uma marca reconhecida, você terá acesso a todos os procedimentos operacionais e administrativos necessários para obter o tão esperado sucesso.

Em relação ao mercado no Brasil, o que podemos garantir com todas as letras é que seu futuro é seguro e promissor. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente no terceiro trimestre de 2018, o setor movimentou R$ 44,7 bilhões. Um crescimento de 6,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. O número é cinco vezes maior que a estimativa de aumento do PIB brasileiro para o mesmo período, que é de 1,2%.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então fique por dentro de todas as informações sobre o universo do franchising por meio do nosso blog.