Como promover um crescimento sustentável em sua franquia: passo a passo

Com um aumento na demanda por sustentabilidade cada vez maior, o ambiente empresarial e o mundo dos negócios também têm adotado modelos de gestão baseados neste princípio. A conscientização social das empresas têm crescido e feito com que as organizações estabeleçam o crescimento sustentável como uma mentalidade em sua gestão.

Para além da visão social e ambiental, a sustentabilidade também tem tomado conta do mindset dos empreendedores, atualmente. O conceito pode se aplicar muito bem no quesito gerencial e administrativo de negócios. Sendo assim, cada vez mais surgem negócios com a visão de um crescimento sustentável em sua gestão.

Iremos mostrar como este conceito pode se aplicar a sua franquia e como adotar uma gestão de crescimento sustentável para sua rede de forma simples e explicando passo a passo. Confira!

Saiba o que você vai encontrar neste artigo:

O que é crescimento sustentável?

De forma resumida e direta, crescimento sustentável é proporcionar a evolução da sociedade atual sem comprometer as gerações futuras. Portanto, a conscientização ambiental e social é central no processo de crescimento sustentável. A sociedade busca por otimizar o uso de recursos naturais disponíveis sem provocar escassez no futuro.

Este tipo de ideia tem tomado força devido ao alto receio da falta de recursos futuramente devido à escassez provocada pelas ações humanas atualmente. No entanto, este não é um conceito que se restringe ao ambientalismo e debate social. As ideias de crescer sustentavelmente têm chegado ao mundo dos negócios, principalmente em startups e outros modelos de negócio onde o empreendedorismo tem renovado os modelos de gestão.

O que é crescimento sustentável em uma empresa?

Assim como a definição para o conceito propriamente, nos negócios o crescimento sustentável também é promover o sucesso da empresa agora e garantir que a organização terá recursos futuramente. Isto é proporcionado através de uma gestão eficiente e visionária, que promove o bem-estar financeiro do negócio por um longo período.

Para que este conceito seja aplicado com sucesso no negócio é necessário que faça parte da mentalidade da empresa. Sendo assim, é necessário que toda a cultura organizacional da empresa esteja em sintonia com este objetivo. Uma gestão sustentável pensa no crescimento perene do seu negócio, garantindo que a empresa tenha estabilidade por muito tempo.

Qual a importância do crescimento sustentável?

As gerações atuais cada vez mais consomem de modo consciente e avaliando a participação das empresas no mercado. Portanto, a sustentabilidade têm sido uma bandeira para os consumidores da qual não abrem mão na hora de se fidelizarem como clientes.

Ter consciência do impacto do seu negócio no meio social em que está inserido e de como deseja promover sua marca é essencial para garantir o sucesso nos tempos de hoje. Além disso, fora do âmbito social, como já falamos, o crescimento sustentável permite que o seu negócio tenha uma garantia de sucesso por muito tempo. Afinal, uma gestão baseada em sustentabilidade define padrões que prezem pela saúde financeira e eficiência, otimizando recursos e desenvolvendo um planejamento duradouro.

Como promover o crescimento sustentável em sua franquia

Quando falamos sobre crescimento sustentável no franchising, estamos considerando a expansão segura, bem planejada, rentável e vantajosa da rede. Crescer de maneira sustentável é entender o mercado, especialmente o de atuação da empresa, a fim de intensificar sua representatividade primeiramente em seu nicho, para que posteriormente o processo de expansão alcance outros mercados.

Para que haja esse entendimento, é necessário ter muita noção de empreendedorismo e seguir alguns planos de investimento e comunicação. Afinal, de nada adianta dar tiros no escuro. Nem sempre o crescimento rápido e lucros exacerbantes de início representam um bom futuro para a rede, que não funciona se mal estruturada. O suporte aos franqueados deve ser construído em um firme alicerce, para que todos conheçam as metas da marca e saibam qual caminho seguir.

O crescimento de uma rede de franquias só acontece se ela funciona como unidade e, para isso, alguns aspectos não devem passar despercebidos.

Abaixo explicaremos o passo a passo para promover esta prática em sua rede de franquias. Confira!

Passo 1: Tenha autoconhecimento de imagem, caixa e potencial

Conhecer-se é fundamental para saber onde pisar em um caminho cheio de armadilhas e tentações. A expansão bem-sucedida de um negócio de franchising demanda uma série de análises internas e, muitas vezes, a reorganização de setores administrativos. É como tratar a empresa como um corpo que quer crescer e amadurecer.

Começando pela face: como está a imagem do seu empreendimento perante ao público? Saiba o que o público está falando sobre o seu negócio e, se for o caso, resolva crises de imagem. Ao buscar crescimento, sua empresa deve ser convidativa. O caixa, por sua vez, pode ser representado pelas mãos.

O poder de investimento é o que, afinal, faz as coisas acontecerem. Avaliar a situação financeira do negócio é possivelmente o aspecto mais óbvio e mais importante de um planejamento. Expandir custa dinheiro e você não quer jogar dinheiro fora.

Por último, o cérebro. Você está maduro o suficiente para crescer? Ter a confiança de que os clientes estão bem satisfeitos com o serviço proposto e de que sua empresa tem o potencial de agradar ainda mais pessoas é o que vai proporcionar motivação. Sem motivação, não há crescimento.

Passo 2: Defina um planejamento estratégico com crescimento e longevidade

Nenhuma empresa cresce sem um planejamento estratégico pensado nos mais minuciosos detalhes. Ao decidir por expandir a atuação da marca, o primeiro passo é realizar um estudo aprofundado sobre a situação da marca e do mercado. Isso vai direcionar todo o processo de expansão: como ele será feito, para onde e em quanto tempo. O mercado é enganoso – é por isso que a análise dos concorrentes, do que está funcionando e o que não está, entre outros aspectos, é importantíssima para que você saiba se o momento é o correto para investir no crescimento.

Além disso, escolher os colaboradores e franqueados com cuidado faz toda a diferença no futuro da rede, pois eles desempenharão muitas tarefas. Montar o time certo é o que permite a empresa a buscar longevidade e atuação estável no mercado.

Passo 3: Envolva todas as partes da rede

Envolva toda a rede no processo. Ouvir franqueados e consultores faz levantar questões a serem abordadas durante a expansão, sendo elas melhorias, alterações, bem como acertos e erros prévios. Aumentar uma rede de franquias é um processo delicado que expõe ainda mais a marca ao público, então realizar debates em conselhos de franqueados é o que garante que tal exposição seja positiva – afinal, são os franqueados que conhecem seus clientes.

O modelo de franchising é baseado na união, sendo ela de serviços, valores e propósitos. Portanto, é o envolvimento de todos o que garante o seu crescimento sustentável. Todos devem andar juntos para que o sucesso seja alcançado.

Preste atenção nisso e sua rede estará no caminho certo. Não esqueça: às vezes, você deverá buscar auxílio com profissionais de consultoria e plataformas de gerenciamento de unidades, como a Central do Franqueado. Que tal conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho e buscar um crescimento sustentável da sua empresa?

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