Convenção para franquias: o que é e para que serve?

Você já deve ter ouvido falar sobre o assunto “convenção para franquias”, correto? Caso você ainda não saiba, trata-se de um evento importante para a unidade e o fortalecimento da rede. Em uma reunião com todos os franqueados fica mais fácil de inspirar os colaboradores, coletar feedbacks e propor novas ideias. Hoje, vamos aprofundar mais sobre esse tema e mostrar para você os desafios e as vantagens das convenções.

O que é uma convenção para franquias

Convenção para franquias é um evento que reúne franqueados de toda a rede ou de uma determinada região de atuação. É uma forma de estabelecer uma comunicação direta com todos os franqueados, que funciona preferencialmente de maneira presencial. O ideal é que ocorra com uma periodicidade definida.

Vantagens de uma convenção para franquia

A convenção é um momento em que os gestores da marca se dedicam totalmente aos franqueados. Isso faz com que os participantes da rede se sintam valorizados, além de permitir o estabelecimento de uma relação mais próxima entre as partes. Nos eventos, também fica mais fácil compartilhar uma ideia, uma campanha ou um novo posicionamento. É um momento em que os ouvidos de todos os franqueados estão voltados para aquela mensagem.

Se bem aproveitada, a convenção pode ser também um laboratório de novas ideias. O franqueado é quem está in loco, vivendo cotidianamente a operação. Ele tem boas ideias que, aprimoradas da maneira certa, podem trazer benefícios para toda a rede.

Outro benefício é a troca entre os franqueados. As conversas entre os empreendedores podem sanar dúvidas, inspirar novas ideias e incentivar boas práticas.

Desafios da convenção para franquias

Dependendo do porte da franquia, a convenção pode significar um alto investimento. Por isso, é preciso um bom planejamento para que a programação seja bem aproveitada e que o momento de encontro proporcione bons insights para a rede. Se o evento não for bem planejado, pode ser um investimento jogado fora.

Outro desafio desse tipo de ação é o receio de criação de complôs entre franqueados insatisfeitos. Muitos temem que o encontro presencial facilite troca de críticas à rede. Claro que a convenção não é um investimento isolado. Para que o evento tenha sucesso, a rede precisa estar saudável. A melhor maneira de evitar críticas é fazer um bom trabalho.

Por isso, fique atento. A convenção pode trazer à tona problemas mal resolvidos da franquia – mas também pode ser um bom momento para ajudar a solucioná-los, com diálogo, transparência e colaboração.

 

Segredos para uma boa convenção de franquias

Um dos segredos para o sucesso da convenção é o estabelecimento de uma periodicidade. Isso é importante para gerar um padrão e uma expectativa. Os franqueados esperam por aquele momento.

A data e o local também precisam ser definidos com antecedência, para que todos os convocados possam se organizar para comparecer ao evento. É comum que as convenções sejam realizadas no final do ano, para apresentação de balanços, resultados e definições para o ano seguinte.

Outro ponto importante é o estabelecimento de um tema e de objetivos para a convenção. Não se trata de reunir por reunir. É preciso que haja um objetivo, metas claras a serem alcançadas com aquele encontro. Pode ser a discussão sobre algum ponto importante para a franquia, a conscientização dos franqueados sobre determinados assuntos ou mesmo a reunião de ideias para um novo projeto ou posicionamento da marca.

“Não poupe esforços e investimentos para garantir que a experiência dos franqueados seja a melhor possível.”

É preciso que tudo esteja muito bem organizado. Não poupe esforços e investimentos para garantir que a experiência dos franqueados seja a melhor possível. Utilize um espaço apropriado e a infraestrutura adequada para que o conteúdo – não as reclamações – seja o centro das atenções.

Outro aspecto importante é a condução do evento. De acordo com Melitha Novoa Prado, da Novoa Prado Consultoria Juridica, antigamente o evento resumia-se em palestras, apresentações de resultados e uma série de programações sisudas que entediavam boa parte dos participantes. Hoje, Prado defende que as programações devem misturar trabalho e lazer.

“Devem ser incluídos na programação encontros para discussão do futuro da marca, de novos produtos e serviços, da conjuntura econômica e do desenvolvimento do mercado, mas também podem estar inclusas atividades integrativas, como gincanas, torneios e até mesmo brincadeiras e festas. Isso, de acordo com a especialista, proporciona descontração, integração e boas memórias”, ressaltou.

Outro elemento interessante são os depoimentos. É possível convidar outros franqueados de sucesso, de outras marcas, para contar sobre sua vida pessoal. A premiação de franquias também é um momento muito esperado. Isso aumenta a expectativa e incentiva que os franqueados se empenhem durante todo o ano.

Por fim, receba feedbacks sobre o evento. Os relatórios de avaliação são essenciais. Isso vai determinar quão relevante o evento foi para os franqueados e em que aspectos ele pode melhorar. A convenção serve, principalmente, para dar voz aos franqueados em todos os aspectos que ela se envolve.

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