Confira a importância do controle de ponto para franquias

Um dos fatores mais atrativos para quem pensa em investir no sistema de franquias é o suporte de operação pela franqueadora.

Além de necessário para o funcionamento operacional acontecer com mais qualidade e garantia de resultados, é fundamental para transmitir segurança ao investidor.

Cada franqueadora tem seus modelos de operação e tipos de suporte ao franqueado. Afinal, diversos empreendedores de franquias não têm experiência no setor em que desejam atuar ou até mesmo na gestão de um negócio.

O franqueado precisa saber que pode contar com um time preparado para direcioná-lo diante dos problemas que aparecem na vida de quem deseja empreender.

Por isso, o controle de ponto pode ser uma ótima forma de ajudar com a gestão dos seus colaboradores, já que é uma ferramenta que permite aos gestores que acompanhem as informações das jornadas de trabalho.

Por que o controle de ponto é importante para franquias?

Obrigatório para empresas com mais de 20 funcionários, segundo o Art. 74 da Consolidação das Leis do Trabalho, o controle de ponto é um aliado de funcionários e gestores no ambiente de trabalho.

Com relatórios completos, as faltas, os atrasos e as horas extras podem ser utilizadas para tomadas de decisões e estratégias de gestão.

Ainda mais para franquias que geralmente atuam com revezamento em escalas, e funcionários atuando até mais tarde como no caso dos shoppings.
Ter informações concretas, pode ajudar na organização do quadro de funcionários da franquia. E vale lembrar que tudo isso tem impacto nos resultados para a empresa.

Além disso, é importante destacar que a tecnologia vem mudando a forma na qual as empresas se relacionam com seus colaboradores. Sistemas de controle de ponto podem garantir uma relação mais transparente, flexível e saudável.

A ferramenta, fundamental para o gerenciamento de informações, tem inúmeras opções de modelo.

O que é um sistema de gestão de jornada online?

Um sistema de ponto eletrônico é uma ferramenta utilizada por diversos tipos de empresas para controlar os mais variados setores do negócio de forma automática e simplificada.

Essa ferramenta traz agilidade para as atividades de pequenos e médios negócios. Também permite que o administrador ganhe tempo na gestão de jornada, deixando de lado as folhas de ponto, ou dos seus colaboradores e assim consiga se dedicar a estratégias de desenvolvimento.  Confira este link.

O uso do ponto digital garante seu armazenamento em nuvem e traz inúmeras vantagens para o empreendedor, já que o uso online possibilita o acesso simultâneo em mais de uma máquina.

É válido ressaltar que, muito provavelmente, a sua concorrência já está fazendo uso dessa maneira de administração. A adoção de um programa com o cartão de ponto digital de gestão não é luxo, mas sim obrigação de um bom empreendedor.

Vantagens do controle de ponto para franquias

O grande diferencial do registro de ponto online é que ele pode ser utilizado em mais de um local de trabalho, mas as informações são concentradas em um único sistema, portanto, você consegue gerenciar todas as suas unidades de um mesmo lugar.

Há sistemas que são completos, conseguindo atender tanto lojas quanto prestadoras de serviços. Ou seja, independente da necessidade do seu empreendimento, você encontra tudo numa mesma tela e por um preço justo.
Além disso, ele pode garantir vantagens como:

1. Aumento de Produtividade

Com o uso de um sistema de controle de ponto online, todas essas informações são registradas automaticamente na folha digital e podem ser gerados relatórios facilmente.
Essa ajuda tecnológica permite o fechamento da folha de pagamento muito mais rápido e evita erros e retrabalho, possibilitando que os funcionários desenvolvam outras atividades mais importantes. Dessa forma você conseguirá fazer a gestão do tempo de sua equipe.

2. Redução de custo

Além de não precisar contar com os custos de manutenção do registro de ponto, uma vez que com um bom sistema online, essa possibilidade já é descartada, e dificilmente terá algum problema, com um banco de horas eficiente, a empresa não terá os mesmos gastos com o pagamento de horas extras.

3. Redução de horas extras

Com o banco de horas gerado pelo sistema, pode ser benéfico tanto para as empresas quanto para os empregados, uma vez que ele gera economia para as empresas e também mais folgas e flexibilidade de horário no trabalho.

Muitas organizações adotam o banco de horas não apenas pela economia que ele gera, mas porque a empresa não terá todo mês um gasto com o pagamento das horas extras e também pela flexibilidade nas relações com seus funcionários.

Com um sistema de controle de ponto, você conseguirá controlar as despesas mensais com a compensação do banco de pagamento das horas extras.

4. Aumento da confiabilidade e transparência com colaboradores

Devido a segurança de informações geradas pelo sistema de controle de ponto online, discussões sobre horas extras, registro de banco de horas e consequentes problemas judiciais trabalhistas podem ser evitados.

5. Respaldo jurídico

Esse sistema de ponto online é vantajoso pois garante a veracidade das informações, já que impede que os dados inseridos sejam adulterados. Assim, ele tem grande credibilidade jurídica.

Com um banco de horas eficiente garantido pelo sistema, a gestão de horas trabalhadas dos funcionários pode ser feita de forma fácil, basta acompanhar a marcação dos horários de entrada, de saída e de almoço.

Esses dados são usados para comprovar que sua empresa segue corretamente as regras trabalhistas estipuladas para a jornada de trabalho.

O PontoTel, por exemplo é um sistema de controle de ponto bastante robusto, que está presente no mercado há muitos anos. Ele possui ferramentas de registro de ponto por meio de reconhecimento facial e voz, geolocalização e senha. Além de proporcionar aos gestores o acompanhamento em tempo real da jornada dos colaboradores.

O sistema possui ferramentas que agilizam e auxiliam no tratamento do ponto deixando seu fechamento de folha muito mais rápido e integração com os principais sistemas de folha de pagamento.

Conclusão

O suporte ao franqueado é essencial para o bom desenvolvimento dos processos na nova unidade e, principalmente, para proporcionar a segurança necessária para que o empreendedor consiga alcançar uma boa lucratividade e o sucesso da marca.

Um sistema como o PontoTel pode auxiliar o franqueado a um melhor controle da jornada dos colaboradores e entregar uma ótima gestão de ponto às franquias. Garantindo assim grandes impactos positivos nos resultados da empresa.

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