Como escolher uma consultoria de formatação de franquias?

Franquear uma empresa é um desafio para qualquer empreendedor. Por mais que existam obrigatoriedades comuns a serem cumpridas por toda rede, é preciso adaptar processos específicos da marca ao formato de franchising. Tal transição pode ser auxiliada por uma consultoria de formatação. Saiba como escolher a certa para o seu negócio.

Franquias são, certamente, estruturas mais complexas do que empresas convencionais. Afinal, seu funcionamento depende da manutenção de padrões de qualidade em diversas lojas, geridas pelos franqueados. É preciso criar um modelo de negócio replicável, que mantenha a mesma oferta em todas as unidades.

O empreendedor que opta por franquear deve conhecer muito bem as potencialidades e fraquezas de seu negócio para que possa alcançar uma proposta ideal. Assim, conseguirá aproveitar diferenciais e consertar problemas antes de vender franquias. Além disso, é fundamental conhecer bem o segmento de mercado no qual a empresa está inserida e estar a par das obrigatoriedades legais para a atuação da rede.

Consultoria de formatação: estruturando o seu negócio

Para não deixar nenhum aspecto passar batido, o trabalho de consultoria de formatação de franquias cumpre um importante papel. Os profissionais de consultoria são especializados na estruturação de redes e possuem conhecimento fundamental para a adaptação adequada de um negócio à sua nova forma. Seu auxílio ao franqueador engloba os mais variados aspectos, entre eles:

No entanto, é normal haver dúvidas no momento de contratar uma consultoria de formatação. Ela, afinal, precisará compreender de forma precisa as demandas da empresa. Para isso, os profissionais deverão ter uma visão que se enquadre com o perfil do negócio e do franqueador. Assim, o trabalho em conjunto garante mais fluidez. Consequentemente, soluções mais eficientes são desenvolvidas.

Neste post, ajudaremos você a selecionar a melhor empresa para formatar seu negócio em franquia. Preste atenção nas dicas a seguir e reflita sobre as suas prioridades no momento de contratar o serviço.

1) Busque por empresas com experiência no seu segmento de atuação

A consultoria que realmente compreende o funcionamento de um negócio pode ajudar o empreendedor de forma muito mais concisa. Profissionais que já possuem experiência na área de atuação do empreendimento terão mais facilidade em colaborar com ideias para a estruturação da rede. Ao entenderem sobre os processos essenciais de produção da marca, auxiliam na padronização de logísticas e na resolução de aspectos a serem melhorados.

Querendo ou não, as empresas de um mesmo segmento se assemelham em muitos aspectos de gestão e oferta. Por isso, a consultoria de formatação poderá alertar o empreendedor sobre o que funciona e o que não funciona no mercado. Caberá à ela, também, ajudar o franqueador a delimitar os diferenciais da rede.

Nisso, entra o papel do proprietário: ele precisa saber apresentar as características de seu negócio, suas qualidades e dificuldades. A troca de conhecimento é fundamental para o sucesso dessa relação profissional.

2) Encontre consultorias próximas à empresa

Algo essencial para que haja engajamento no trabalho em equipe entre franqueador e consultoria é a proximidade física entre os profissionais. Uma boa comunicação é a base da criação de boas estratégias. Ela só pode ser desenvolvida com contato frequente.

As reuniões são indispensáveis para a discussão do futuro da empresa. Mas, mais do que isso, o consultor que está realmente inserido no dia a dia do negócio desenvolve maior compreensão sobre ele. Por isso, optar pela contratação de profissionais que atuam próximo é um grande facilitador.

Contar com consultorias da mesma região é algo vantajoso tanto pela praticidade de locomoção, quanto pela redução de investimentos em transporte. Se o franqueador optar por manter o serviço para auxiliar em auditorias e no processo de expansão da rede, melhor ainda tê-la por perto.

3) Opte por referenciais de sucesso a partir de recomendações

É fácil escolher uma instituição com critérios baseados em seu sucesso de mercado. Para encontrar uma consultoria de formatação de qualidade, basta dar uma pesquisada em nomes e analisar resultados. É interessante, entretanto, saber sobre a experiência de empreendedores com essas empresas. O que talvez tenha sido bom para alguns, para outros pode não ter sido satisfatório.

Nessa hora, acionar o networking é uma medida de segurança. Peça informações para gestores conhecidos. Certifique-se de que as empresas de consultoria indicadas são realmente referencias de sucesso. Cuidado com dicas da “concorrência”, claro (afinal, o mercado do franchising é bastante competitivo e ninguém quer ver um novo concorrente fazendo sucesso entre o público-alvo).

É bom também entrar em contato pessoalmente com as opções listadas, a fim de conhecer não apenas o trabalho da instituição, mas a postura de seus profissionais. Isso é muito importante para que a relação entre franqueador e consultores seja de confiança. Uma boa escolha fará toda a diferença na longevidade do trabalho. Ao criar uma parceria forte com uma consultoria, o franqueador terá uma ferramenta a sua disposição durante o crescimento da rede.

Por que contar com o auxílio de consultorias?

Ao contratar uma consultoria de formatação que proporcione reais resultados para a empresa, o franqueador estará fazendo um investimento de primordial importância para o sucesso da rede.

Uma boa estrutura de franquia e a inserção precisa no mercado garantem sua permanência. Por consequência, a rede que se prova bem-sucedida atrai o interesse de novos investidores. Sua expansão, então, acontece mais rapidamente.

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