Consultoria de Campo: por que aplicar na minha rede de franquias?

Você já deve ter ouvido diversas vezes que franquia é sinônimo de padronização. Descubra algumas informações sobre a Consultoria de Campo, uma das melhores formas de manter o padrão de qualidade e reduzir as perdas em unidades de franquia. Confira!

Consultoria de Campo

A Consultoria de Campo é considerada uma das ferramentas mais importantes para a gestão de uma rede de franquias. É ela que faz com que a estratégia e as metas traçadas, tanto pela marca como pela unidade, sejam convertidas em realidade.

O procedimento é uma espécie de inspeção periódica realizada pela rede em suas unidades franqueadas. O trabalho é realizado pelo consultor de campo, profissional responsável por identificar as principais necessidades dos franqueados, propondo ações corretivas. Os problemas mais comuns de serem encontrados estão relacionadas a falta de:

O objetivo da Consultoria de Campo é contribuir para que o franqueado se desenvolva a todo o momento, aumentando a qualidade dos produtos oferecidos e tornando mais eficientes os processos internos de gestão da unidade. Desta forma, ele tem condições de ocupar cada vez mais o mercado, alcançando um número ainda maior de clientes e fazendo crescer o seu faturamento médio.

Para o franqueado, o procedimento é uma oportunidade de mostrar aos representantes da marca as dificuldades enfrentadas no mercado local. Os gestores da rede, por sua vez, têm a oportunidade de se depararem com os problemas cotidianos das franquias.

Ainda que a Lei de Franquias não exija que as redes de franchising ofereçam a Consultoria de Campo — ela apenas estipula que o franqueador mencione se ela é ou não ofertada —, na prática, ela tem sido cada vez mais adotada pelas franquias de sucesso. Afinal de contas, é um diferencial competitivo, por se tratar de um método de gestão muito eficaz.

Consultor de Campo

Conforme dito anteriormente, o consultor de campo é o agente responsável por realizar a consultoria nas unidades da rede. Para que o trabalho seja feito de forma eficaz, o profissional precisa ser capacitado e ter bastante conhecimento sobre a área de atuação da marca.

A sua principal atribuição é levar a realidade do franqueado para dentro da franqueadora. É sua função fazer com que todas as áreas entendam a importância e as particularidades de cada um dos franqueados.

O perfil ideal do consultor de campo é de alguém que:

  • sabe trabalhar com pessoas,
  • tem foco nos resultados,
  • goste de servir aos outros;

Além disso, por diversas ocasiões, ele vai ter que estar disposto a abrir mão de suas convicções pessoais para atender aos interesses do franqueado.

Caso você esteja pensando em contratar um consultor de campo,  preste muita atenção nestas características. Estes traços de personalidade são extremamente importantes devido a natureza da função. Lembre-se: você pode ter o melhor profissional do mundo, mas se ele não tiver os valores adequados e alinhados aos interesses da organização, ele não serve.

Além disso, o consultor de campo precisa conhecer todos os aspectos operacionais da rede de franchising. Além disso, o profissional é muito importante para a inovação da unidade, percebendo seus potenciais e sugerindo novas abordagens. Tudo isso alinhado sempre com o planejamento estratégico da franqueadora.

Mitos sobre Consultoria de Campo

O consultor de campo também é conhecido por outros nomes, como supervisor de lojas, supervisor de campo ou consultor de negócios. Ele executa auditorias, confere as unidades e escuta os seus gestores para propor melhorias.

Ele não é, de forma alguma, um “espião” do franqueador que vai denunciar inconformidades. Na verdade, está mais para um profissional com disponibilidade para ajudar a loja a alcançar mais rapidamente seus objetivos.

A Consultoria de Campo serve aos franqueados. Ela não é algo feito para olhar só para as necessidades da empresa franqueadora. O foco é sempre as necessidades da unidade.

Essas carências destacadas mudam ao longo do tempo e em decorrência das mais variadas circunstâncias. Por este motivo, destacamos que as consultorias devem ser realizadas periodicamente, e não em decorrência de eventuais crises.

A Consultoria de Campo, de forma geral, está passando por uma evolução. O papel do consultor não é mais de simplesmente conferir a conformidade da unidade com padrões pré-estabelecidos. Atualmente, ele é muito mais um profissional de gestão do que um simples supervisor ou auditor.

Qualquer empresa qualquer marca, por menor que seja, pode se transformar numa rede de franquias de alta performance. Para isso, basta que ela tome a decisão de planejar suas ações e executá-las de forma correta e com disciplina.

4 Dicas da Central do Franqueado para melhorar a qualidade de sua franquia

Conforme destacado anteriormente, a Consultoria de Campo é uma forma eficiente de aumentar os padrões de qualidade na sua rede franquias. Mas ela não é a única. Existem diversas maneiras de melhorar os indicadores das unidades da sua marca. Abaixo, estão algumas sugestões que podem contribuir muito para sua gestão.

Vale Ler:  Endomarketing em franquias: pensando na gestão de redes

1) Padronização de processos: Como dissemos no início deste texto, franquia é sinônimo de alinhamento entre a marca e suas unidades. Portanto, todo investimento em padronização é muito bem vindo e costuma gerar bons resultados.

2) Treinamento: Para obter um bom padrão de qualidade na sua rede, você precisará contar com franqueados e colaboradores bem preparados. Para garantir isso, invista nos treinamentos.

3) Suporte: Considerado um dos maiores causadores de reclamações por parte dos franqueados, serão o suporte e a transmissão de know-how sobre o negócio que irão garantir o sucesso da unidade e, consequentemente, da rede de franquias. Então, fique atento a estes importantes pontos.

4) Tecnologia: Uma das melhores alternativas para o gerenciamentos de redes de franquias, as plataformas online costumam reunir diversas ferramentas em um lugar só. Por meio dos apps, o franqueador pode estabelecer canais de diálogo com os franqueados, disponibilizar manuais de consulta em arquivos de diversos formatos, promover treinamentos, consultar o nível de satisfação dos operadores de rede, gerenciar todas as compras realizadas pelas unidades, além de outras possibilidades.

É também uma boa forma de manter todas as informações importantes reunidas e em local facilmente acessível.

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