Comunicação com fornecedores de franquias: garantindo unidades abastecidas

O franchising é formatado a partir de um preceito: as redes de franquias devem manter seus padrões de qualidade em todas as unidades. A produção nas lojas depende das matérias-primas. Elas, por sua vez, devem ser fornecidas nos prazos e quantidades corretas. Portanto, a boa comunicação com fornecedores é o que garante que as demandas sejam entregues sem erros. Saiba mais.

Comunicação com fornecedores em franquias: importância

Já falamos aqui no blog sobre a importância de ter fornecedores qualificados e homologados para o funcionamento adequado das unidades de uma rede de franquias. Afinal de contas, para que as lojas mantenham o padrão de qualidade, as matérias-primas devem ser selecionadas e constantemente avaliadas. Além disso, elas devem ser entregues sem erros.

Unidades com falta de insumos terão problemas em seu fluxo de produção. Isso prejudica a experiência do cliente e, por consequência, a reputação da empresa. Logo, para garantir o fornecimento, é preciso manter uma comunicação eficiente com quem fornece.

É claro que ao contratar os fornecedores, o franqueador deve levar em consideração o histórico da empresa. Ela deve avaliar se os pedidos são entregues pontualmente, se os erros durante o fornecimento são comuns, etc.

No entanto, manter a comunicação com os fornecedores também é uma responsabilidade dos operadores de rede. Os canais de contato devem ser utilizados para que franqueados possam realizar pedidos, acompanhar o processo de entrega e entrar em contato com eles sempre que for necessário.

A comunicação é essencial para manter o fluxo de negócio da unidade. Assim, é possível manter a franquia sempre abastecida e dentro dos conformes, para que a oferta ao consumidor seja completa.

Antes de cobrar pontualidade e precisão nas entregas, franqueadores e franqueados devem ter a disposição um sistema organizado de comunicação entre a empresa e os fornecedores. Preparamos esse post para que você entenda mais sobre a importância dessa precaução. Caso você pretenda franquear, planeje desde já como o contato com a empresa de fornecimento será feito.

Comunicação com fornecedores em franquias: como deve ser feita?

Assim como em todos os processos envolvendo uma rede de franquias, a comunicação entre os operadores das unidades e os fornecedores deve ocorrer de forma padronizada. Isso facilita o controle dos processos na empresa e a transmissão de know-how da franqueadora aos franqueados no processo de expansão.

Ao definir um canal único, o franqueador consegue capacitar todos os franqueados da mesma forma. Também é possível analisar, constantemente, a forma como a comunicação com os fornecedores está sendo feita.

Os três passos a seguir moldam a comunicação entre franquias e fornecedores:

1) Franqueador deve definir um canal de comunicação padrão para a rede

Ao decidir franquear e durante o processo de formatação da rede, o franqueador deve definir um canal oficial de comunicação entre a empresa e os fornecedores. Lembrando que algumas ideias “óbvias”, como o uso do WhatsApp, não são adequadas para a gestão de negócios. Aposte nos sistemas que são voltados especialmente para isso.

2) Procedimentos de comunicação devem ser abordados nos treinamentos aos franqueados

Tendo um canal oficial de comunicação definido, fica muito mais fácil capacitar os novos franqueados para se comunicarem com os fornecedores. Isso, aliás, deve ser abordado nos programas de treinamento aos operadores.

3) Canal de comunicação deve estar disponível a todo momento aos franqueados

O dia-a-dia de unidades de franquias é intenso. O franqueado, como gestor da loja, não escapa disso. Uma de suas funções será encomendar pedidos dos insumos, necessários para a produção. Ter a disposição um canal prático e acessível de contato aos fornecedores é uma obrigatoriedade nas unidades. Afinal de contas, problemas na comunicação podem prejudicar o fluxo de produtividade.

Dica: comunicação entre franqueadora e fornecedores com a CENTRAL DO FRANQUEADO

Falhas de comunicação entre franquias e fornecedores são problemas presentes em muitas redes. Seguir os três passos listados acima é o básico para qualquer empresa. No entanto, isso não é o suficiente para garantir um contato realmente acessível e fluido.

Contar com um bom sistema de comunicação é fundamental para a gestão da rede. Felizmente, existem plataformas que servem de canal para entrar em contato com a franqueadora e com os fornecedores, de maneira fácil e rápida. A Central do Franqueado é uma delas .

Nosso módulo de Compras foi desenvolvido especialmente para que sejam realizados pedidos de compras a fornecedores homologados pela rede – para que não falte nada nas lojas em nenhum momento. Além disso, é possível acompanhar a movimentação das entregas e realizar análises a partir de gráficos e relatórios a respeito dos recebimentos! Tudo isso em um sistema organizado, que oferece todas as informações dos fornecedores e permite o controle de todas as compras.

No sistema da Central do Franqueado, os produtos e fornecedores homologados são cadastrados previamente pelo franqueador. Isso facilita o trabalho dos operadores das lojas no contato com os responsáveis pelas matérias-primas, que são notificadas por e-mail automaticamente. Para saber mais sobre isso, que tal bater um papo com a gente?

Por que apostar em um sistema qualificado de comunicação entre a rede e os fornecedores?

  • Como já comentamos, é imprescindível para o controle de qualidade de uma rede o abastecimento constante das unidades de franquias. É isso o que garante que o consumidor final terá todas as opções disponíveis para compra;
  • Um dos investimentos mais significativos ao empreender uma rede de franquias é, justamente, a compra da matéria-prima. Esse dinheiro deve ser aproveitado da melhor forma possível, e para isso além do processo rigoroso de homologação e controle do fornecimento, um canal eficiente de comunicação entre as partes é o que possibilita que as entregas sejam feitas de acordo com o padrão de qualidade da empresa;
  • Ter um canal desenvolvido para confirmar entregas, discutir mudanças, ordenar o fornecimento de produtos novos é um diferencial que facilita o trabalho de franqueados. Além disso, é através da comunicação que a empresa cria uma relação de confiança com os profissionais contratados. Tudo isso é uma maneira preventiva, para que não existam gastos excessivos, que podem envolver desde matéria-prima de má qualidade, como falta de suporte e entregas não feitas.

Entende mais sobre a importância da prática de comunicação com fornecedores em franquias? Então entre em contato conosco e saiba mais sobre a nossa plataforma. Temos certeza que ela facilitará e muito a gestão da sua rede. Se quiser conversar mais sobre a sua empresa, estamos disponíveis a todo momento!

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