Como oferecer um bom atendimento em sua franquia? 7 dicas para melhorar a experiência com a sua marca

A dúvida de como conseguir ter um bom atendimento em sua franquia é muito comum entre aqueles que decidiram investir em uma marca já posicionada no mercado. 

Afinal, sabemos que gerir uma franquia pode ser uma tarefa difícil e que requer uma série de cuidados a respeito da comunicação e do atendimento. 

Contar apenas com o suporte fornecido pela própria rede de franquia nem sempre é a melhor saída. Afinal, é preciso que você contribua para um bom posicionamento da marca e também consiga garantir uma padronização de atendimento

Pensando nisso, criamos este post para te ajudar a ter um bom vínculo com os seus clientes e manter a boa imagem de sua franquia. Continue lendo! 

Veja as dicas que você vai encontrar neste conteúdo:

Qual a importância de um bom atendimento?

Independentemente do seu ramo de atuação, é essencial ter um bom atendimento. 

Isso porque além de satisfazer o seu cliente, é possível gerar diversos benefícios para a sua empresa.

Vamos supor que você possui uma franquia de plano odonto empresa

Ao começar a investir no relacionamento, seu negócio consegue usufruir de vantagens como: 

  • Aumento da fidelização;
  • Ganho de destaque no mercado;
  • Maior credibilidade;
  • Melhor avaliação. 

Dessa forma, será possível manter a qualidade da franquia e, consequentemente, começar a ter um lucro maior. 

Afinal, como oferecer um bom atendimento?

Agora que você já sabe quais são os benefícios que um atendimento de qualidade pode gerar para sua franquia, chegou o momento de descobrir como colocar em prática. 

Separamos alguns passos essenciais para alavancar sua franquia. Veja abaixo! 

1 – Invista no desenvolvimento de sua equipe

Ter uma boa equipe é fundamental para que qualquer negócio consiga permanecer ativo. 

Um time bem estruturado e capacitado consegue atender as necessidades dos clientes de forma mais ágil e eficiente. 

Além de ter pessoas com um bom perfil, é preciso investir em treinamentos, afinal, todo colaborador precisa estar apto a atender os consumidores da melhor forma possível.

Imagine que você deseja adquirir um plano dental empresarial para a sua empresa por meio de uma franquia de uma rede de convênios de qualidade. 

Contudo, ao começar a fazer algumas perguntas, o colaborador começa a demonstrar que não sabe qual é a resposta correta.

Certamente você não se sentirá confortável em fechar negócio em uma empresa que não consegue responder suas dúvidas, não é mesmo? 

Afinal, fechar contrato com um plano odontologico pessoa juridica é muito mais do que apenas assinar um papel. É preciso ter cautela em todas as informações para sanar os problemas e atender suas necessidades.

2 – Conheça o perfil do seu público

Sem conhecer o seu público-alvo é impossível planejar ações assertivas, por isso, conhecer e entender as características de dos clientes é muito importante. 

Saber os hábitos e as necessidades dos seus consumidores e potenciais consumidores é essencial!

3 – Esteja alinhado(a) com o padrão da franqueadora

Toda franquia possui políticas e posicionamentos próprios. 

Assim, quando um empreendedor realiza a compra de uma delas, ele não deve alterar o padrão da loja. 

Afinal, a cultura e a forma em que a empresa se posiciona não deve ser alterada de acordo com cada dono de franquia, pois a marca tem suas características próprias.

Isso também é válido para a qualidade do produto e do atendimento. 

Esse exemplo pode ser facilmente visto em redes de fast food. Muitas pessoas acabam preferindo algumas franquias específicas porque conseguem perceber a diferença de atendimento e, até mesmo, de como a sua comida é preparada.

Entretanto, é fundamental que a qualidade seja unificada, independentemente de qual franquia o cliente esteja fazendo uso. 

Uma rede de plano odontológico, por exemplo, precisa que todas as franquias trabalhem no mesmo ritmo e com o mesmo propósito. 

4 – Fique de olho nos resultados

Acompanhar os resultados de uma estratégia de comunicação e relacionamento com o cliente é fundamental para saber se está no lugar certo ou não. 

Fazer a análise de dados como taxa de conversão, alcance e relevância de suas páginas e sites é fundamental para saber se a sua franquia está gerando resultados. 

Pesquisas de satisfação enviadas via email também pode ser uma ótima maneira de entender como a sua empresa está sendo vista no mercado. 

Entretanto, vale lembrar que além do dado obtido, é preciso ter, de fato, um plano de ação

Por isso, utilize os dados obtidos para servir como uma bússola sobre quais serão as próximas estratégias utilizadas. 

5 – Invista no atendimento digital

Não é segredo que a maioria das pessoas estão conectadas hoje em dia, certo? Além de usar a internet para entretenimento, elas também utilizam este meio para buscar soluções

Sendo assim, utilizar a internet para atender o seu público, esclarecendo dúvidas e/ou passar orientações é uma ótima maneira de otimizar o seu atendimento e trazer diversos benefícios para ambos os lados.

A implantação de sistemas de conversa em tempo real (os chats), tem sido um ótimo exemplo de atendimento eficaz e vantajoso. 

6 – Foque na experiência do consumidor

Não basta oferecer um produto ou serviço de qualidade, a franquia deve oferecer também uma experiência para quem a escolhe entre tantos concorrentes. 

Condição de pagamento e estrutura física fazem toda a diferença, mas valor de marca e identificação com o produto são essenciais!

7 – Crie ações de relacionamento

Sabe aquelas campanhas que não são necessariamente comerciais mas que podem levar o público a interagir com a marca e até mesmo entrar na loja? Elas são as ações de relacionamento!

Por exemplo, uma franquia de sorvetes pode promover um dia de sorvete de graça, assim, é possível atrair pessoas que já conhecem a marca e, principalmente, as que não conhecem. 

Considerações finais

Muitos acreditam que ter uma franquia quer dizer que não é preciso criar estratégias de desempenho e alcance. 

Entretanto, existem maneiras de alavancar os seus resultados e utilizar a marca de sua franquia como um trampolim para o seu sucesso. 

Comece agora mesmo a utilizar essas dicas que demos neste artigo e aos poucos você poderá usufruir de um bom atendimento! 

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