Como divulgar sua franquia e atrair franqueados para sua rede

Indo na contra-mão do cenário econômico abalado de 2020, o mercado de franquias se mostra resiliente. Segundo reportagem do jornal catarinense ND Notícias, nos meses de abril, maio e junho, notou-se um aumento de 14% no número de franquias em Santa Catarina, comparado ao mesmo período de 2019. A reportagem destaca ainda, os setores onde houve maior crescimento de novos franqueados: serviços 56,4%, saúde 32,9% e limpeza 29,9%.

Com o mercado aquecido, e o aparente interesse na obtenção de franquias, o próximo passo é entender quais são as possibilidades para divulgar sua rede e atrair leads. É sobre isso que falaremos neste post.

Confira o que você irá encontrar no conteúdo:

Como e onde divulgar sua franquia?

Primeiramente é preciso conhecer seu público, partindo desde os dados demográficos (como faixa etária) até comportamentos e interesses. Uma vez que tenha esses dados bem estruturados, será fácil identificar os melhores canais de comunicação e veículos para atração de leads.

Uma forma de fazer isso é definindo as personas da sua rede. Ou seja, criando o cliente ideal da sua marca: características demográficas, principais dores, soluções que busca, etc. Ou seja, tudo o que pode indicar uma possível conexão do cliente com sua marca.

Em relação aos canais, os mais mais utilizados no marketing digital em franquias são:

  • Site institucional;
  • Blog;
  • Portal;
  • Redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube e outros);
  • Anúncios (Facebook Ads, Google Ads, LinkedIn Ads e outros).

Sendo assim, iremos falar sobre quais estratégias são necessárias para divulgar sua franquia de forma efetiva. Confira nossas dicas abaixo e adapte à sua rede.

1 – Fortaleça sua marca com assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa envolve um conjunto de ações com o objetivo de criar relacionamento entre marcas e os veículos de comunicação, a fim de conquistar espaço na mídia e emplacar pautas jornalísticas de interesse da empresa. 

Com um bom serviço de assessoria sua rede aumenta a autoridade da marca e ganha uma ótima visibilidade. Além disso, no público de veículos de comunicação mais tradicionais costuma ter empreendedores que consomem esse conteúdo, de forma que ao ver sua marca nesses canais pode se interessar em investir e gerar um negócio com sua rede. 

2 – Aumente sua visibilidade no mercado com um divulgador de notícias

Construir uma marca de destaque na mídia não é fácil e requer planejamento. Porém, o uso de um divulgador de notícias facilita este processo, uma vez que garante a publicação de matérias jornalísticas nos portais contratados. Agências de Notícias Corporativas são um bom exemplo, e atuam publicando notícias de diversas empresas em veículos de relevância. 

Como resultado, essas empresas ganham imensa visibilidade, constroem autoridade e a divulgação da marca é maximizada. Consequentemente, pode haver um maior interesse por franquias da sua rede, gerando mais oportunidades para expandir e inaugurar novas unidades. 

3 – Atinja um público qualificado com um Portal de Franquias

Divulgar uma marca franqueada por meio de um Portal de Franquias é apostar em atingir um público qualificado e que busca justamente por oportunidades de negócio. Isso aumenta as chances de gerar mais leads e, consequentemente, oportunidades para expandir sua franquia. 

Os portais de franquias costumam expor informações de investimento das redes, servindo como uma vitrine para essas marcas, com sua identidade visual marcada e informações que os empreendedores buscam. Além disso, esse canal é otimizado para geração de leads, fornecendo formulários para que o investidor possa entrar em contato com a rede para gerar uma oportunidade de negócio. 

Expor sua marca em um portal para franquias pode ser uma das melhores estratégias de divulgação da sua rede. Além de alcançar uma boa visibilidade, sua rede atrai visitantes que buscam oportunidades de investimento e otimiza o processo de captação de leads de uma forma que já facilita e agiliza a qualificação desses contatos.

4 – Invista em marketing de influência

Os influenciadores digitais estão cada dia mais populares e, segundo pesquisa da Altimeter, divulgada pelo Propmark, estes profissionais chegam a atingir uma taxa de engajamento de 203% maior do que as marcas obtêm em seus perfis próprios. 

Isso representa a oportunidade de uso de um canal adicional de comunicação para apresentar sua franquia a novos públicos com interesse específico em sua área de atuação.

Uma grande vantagem em relação ao uso de influenciadores na estratégia é o custo-benefício, uma vez que as negociações neste mercado ainda são livres de regulamentação e, assim, pode-se acordar, por exemplo, o pagamento em permuta de produtos e serviços.

5 – Marque presença online e crie relacionamento com seus leads

É preciso manter os canais digitais citados anteriormente ativos. Manter a caixa de entrada limpa, respondendo dúvidas dos seus leads é de extrema importância para guiá-los até a conversão. Além disso, executar ações de relacionamento com a base é crucial para a tomada de decisão do lead. Quanto mais próxima sua rede estiver, mais chances terá de ser escolhida.

6 – Divulgue cases dos seus franqueados

A divulgação de cases de sucesso é uma das melhores formas de atrair leads qualificados e acelerar o momento de decisão. Faça uma pesquisa entre seus franqueados e reúna as melhores histórias. Apresente-as no site, em uma aba de depoimentos, compartilhe nas redes sociais, conte a história na íntegra dentro do seu blog… enfim, são diversas possibilidades.

Além de atrair novos investidores com cases de sucesso, você satisfaz os franqueados da sua rede, dando destaque para suas histórias e, consequentemente, fortalecendo a relação da rede. Sendo assim, apostar no gatilho da prova social pode ser uma ótima estratégia, tanto na hora de divulgar sua franquia quanto para fortalecer e estreitar o relacionamento com seus franqueados. 

Se você quer continuar aprendendo sobre como fortalecer sua marca no franchising e aumentar o seu alcance, confira nosso conteúdo de plano de comunicação para franquias e continue aprendendo conosco.

Divulgue sua rede em um canal qualificado e especializado em franquias. Conheça