5 estratégias para aumentar as vendas da sua franquia na prática

Conhecer o mercado é entender suas oportunidades. O empreendedor que sabe sobre o funcionamento, as tendências e armadilhas do campo no qual está inserido consegue levar a sua empresa para o melhor caminho e assim, aumentar vendas e atingir mais sucesso. Entretanto, respeitar limites também é uma característica do bom gestor.

Observar o fluxo financeiro da rede, bem como sua capacidade operacional e monitorar lucros e atividade no mercado é indispensável para buscar o crescimento de vendas. É por isso que, para que você tenha um crescimento contínuo, você deve se basear em dois pilares: a participação da empresa no mercado e a realidade dos produtos e serviços oferecidos pela marca nos últimos meses.

Confira as estratégias que você vai encontrar neste artigo:

1. Comparação é a palavra-chave: entenda a participação da sua rede no mercado

Observe o mercado e coloque sua rede de franquias em comparação. O quanto ele cresceu no último ano? Se a porcentagem de crescimento da sua empresa for menor do que a do mercado, más notícias. Apesar de ter vendido mais do que no ano anterior, você perdeu espaço e a concorrência avançou.

Antes de tomar alguma atitude para buscar o crescimento de vendas, entenda o que não está funcionando de forma adequada. Conheça a concorrência e encontre brechas. Saiba do que o público precisa e o entenda seus gostos. Pesquise sobre as tendências do segmento. Assim, você consegue estabelecer uma meta de taxa de crescimento realista e que não vá causar expectativas falsas.

Para que você descubra a origem de resultados ruins, corra atrás de informação. Às vezes, a culpa não é sua, mas sim, de problemas do mercado. Conhecer a concorrência e conversar com outros empreendedores da região, compartilhando experiências, serve para criar comparações: minha empresa está acima ou abaixo do padrão de mercado?

Talvez mudar a estratégia de vendas não seja exatamente a solução. Muitas vezes, o mercado passa por altos e baixos – e suas tendências só são descobertas com pesquisa, especialmente de campo. Antes de dar um passo em falso, preste atenção nisso. Domine o jogo antes de arriscar.

2. Limites e diferenciais: conheça realidade da sua marca

Acreditar que você possui um diferencial e algo a mais para entregar a um público-alvo é uma das chaves do sucesso. Mas, aceite: toda empresa tem limites. Sejam eles financeiros ou operacionais, eles devem ser levados em consideração sempre que alguma mudança esteja eminente. Para isso, a análise é essencial.

Monitore o desempenho das vendas da sua rede, utilizando indicadores de faturamento, volume de vendas, desempenho do vendedor e formato de venda. É claro, o monitoramento irá depender do estilo do empreendimento e do seu perfil como gestor, mas ele deve acontecer com uma frequência estabelecida, para que você enxergue os potenciais e as limitações do seu serviço em meio ao mercado. Essas informações são importantes não apenas para retratar a situação atual, mas também, para planejar novos períodos de vendas e ter o crescimento contínuo.

Conhecer os limites da empresa é também entender que às vezes, aumentar as vendas não é necessariamente um bom negócio, pois isso não significa lucratividade garantida. Isso porque um negócio é feito de diversas partes e departamentos interdependentes, que só funcionam em sincronia. Tal sincronia depende de investimento financeiro e capacidade de operação.

É por isso que o planejamento de vendas deve analisar: será que já temos força o suficiente para atender uma demanda maior? Será que a equipe de vendas e o fornecedor acompanham o ritmo das vendas? Querer vender mais, mas começar a atrasar entregas, por exemplo, é um tiro no pé, pois é uma limitação a ser resolvida.

Você não quer afetar a credibilidade da sua marca, que estará exposta a um público maior. E importantíssimo: evite ao máximo recorrer a empréstimos bancários. Lembre-se que os juros são altíssimos e que um dia, você deverá pagá-los.

Agora a parte boa: você sim, tem diferenciais. Basta saber como explorá-los. Lançar produtos exclusivos, através de ações promocionais, por exemplo, atraem muitos clientes – que inclusive, pagam a mais pela exclusividade. Saiba no que a sua marca pode agregar na rotina e afetar no emocional do consumidor, que não busca por um simples produto, mas sim, pela experiência de fazer seu usufruto.

Posicione-se no mercado com firmeza. Utilize da publicidade e de ações de marketing para isso. Conquiste seu espaço antes de atingir mais pessoas.

3. Capacite sua equipe de vendas

Para que você tenha sucesso nas suas vendas é essencial que você tenha profissionais capacitados e motivados. Proporcionar treinamentos e cursos que mantenham os vendedores atualizados no mercado é fundamental para que sua rede consiga aumentar as vendas.

Um fator que é muito importante para que a equipe esteja alinhada é a aproximação entre os vendedores. Cada profissional possui suas habilidades em destaque em cada área. Assim como habilidades, há dificuldades. Como, por exemplo, dificuldades em fechar um negócio, mas facilidade para gerar novas oportunidades.

A aproximação da equipe faz com que haja troca de experiências e os profissionais possam fortalecer os pontos fracos de cada um e compartilhar conhecimento. Isto aumenta o engajamento do seu time de vendas e, consequentemente, gera um bom ambiente para aumentar as vendas da sua rede.

Além disso, sua equipe de vendas precisa ter conhecimento de outras áreas além da que atua. Ter um fluxo de informações entre a área de vendas com outros setores, como o de marketing, pode trazer insights e técnicas que funcionam para ambas. Um exemplo são os gatilhos mentais, com as técnicas de persuasão que capacitam os vendedores na hora de convencer um prospect a se tornar um cliente.

Sendo assim, é fundamental que você preze por manter os vendedores da sua rede capacitados, proporcionando um ambiente propício para aprendizado e crescimento. Afinal, à medida que você têm maior qualidade e conhecimento no seu time de vendas, a tendência natural é aumentar suas vendas.

4. Invista na geração de leads

Leads são classificados como interessados em algum produto ou serviço que sua rede oferece e que fornecem suas informações de contato através de formulários. Estes leads são potenciais clientes para sua rede, e por este motivo, investir na geração dos mesmos é tão importante.

Para receber essas informações, sua rede pode oferecer materiais educativos sobre o mercado que atua, cupons de desconto, benefícios para compras de seus produtos e etc. Este tipo de estratégia gera uma lista de contatos que servem para campanhas de marketing e para criar estratégias para guiar os leads na jornada de compra.

Investir em espaços otimizados para captura de leads – como landing pages – anúncios pagos, blogposts, entre outros canais de divulgação, é uma ótima estratégia para aumentar vendas. Afinal, quando sua rede mantém um bom processo de geração de leads, você está aumentando as chances de atrair clientes.

Sendo assim, além de gerar, o processo de qualificar estes leads para se tornarem clientes é indispensável. Muitas vezes um lead pode não entender muito bem o seu produto ou serviço e, para isso, serve o processo de qualificação.

Portanto, invista na geração de leads. Quanto mais interessados no que sua rede oferece você tiver, mais chances de aumentar suas vendas você terá. Os canais digitais são grandes facilitadores para o aumento de vendas, afinal é muito mais prático chegar aos consumidores através da internet. Por isso, aposte na geração de leads. Eles podem ser seus clientes fiéis futuramente.

5. Crie campanhas direcionadas para aumentas suas vendas

O marketing é uma das principais ferramentas utilizadas para aumentar vendas nas empresas. Diversas estratégias dentro deste setor influenciam diretamente no processo de compra dos consumidores. É através do marketing que as marcas promovem seus produtos e alcançam o seu público-alvo.

Portanto, se você busca aumentar suas vendas, sua rede precisa criar boas campanhas de marketing. Isto pode ser feito para promover um novo produto em específico, alguma novidade na rede ou qualquer ação que você deseja que alcance os consumidores.

Existem diversos meios para aplicar uma campanha. Pode ser feito através de e-mail marketing, redes sociais ou anúncios pagos. Para que sua campanha seja efetiva, é preciso que toda a comunicação da sua rede esteja alinhada com o objetivo da campanha. Se sua campanha deseja promover um certo produto, todos os canais de comunicação da sua rede devem promover conteúdos sobre este produto e o que o envolve.

As campanhas também podem anunciar ofertas e descontos na sua rede, o que atrai muitos consumidores. Este tipo de campanha costuma ser menor e explorar gatilhos como a escassez, por exemplo, onde você oferece seu produto com condições de que irá acabar em breve. Isto também serve para produtos exclusivos.

Últimas orientações

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