O mercado de franquias vem crescendo ano após ano no Brasil. Portanto, se você decidiu transformar sua empresa em uma rede: parabéns! As suas chances de obter resultados positivos são enormes. Mas para isso, você precisa enfrentar alguns desafios. Neste conteúdo, nós iremos dar algumas dicas para lhe ajudar com uma importante missão: atrair franqueados. Confira!
Este artigo faz parte de uma série de conteúdos sobre expansão de franquias. Confira nosso guia sobre expansão e aprenda todos os processos necessários para realizar o processo da melhor forma. Clique aqui para acessar o guia profissional para expansão de franquias.
Fortalecer a imagem da marca junto aos consumidores
Uma das melhores formas de atrair franqueados para uma rede é oferecendo produtos e serviços de qualidade aos consumidores. Isso por que, ao proporcionar experiências inovadoras aos clientes, você estará fortalecendo a imagem da marca.
Todo investidor deseja fazer parte de uma organização forte e a melhor forma de mensurar a qualidade uma empresa é a partir do feedback dos clientes. Além disso, quando vai bem, o negócio atrai naturalmente os olhares de investidores interessados.
Outra ocorrência muito comum no franchising é o caso dos clientes que se tornam fiéis a uma marca e, quando decidem investir em algo próprio, acabam procurando a empresa para se tornar franqueados. Portanto, jamais deixe de investir no fortalecimento da imagem da sua rede.
Conhecer o perfil do franqueado desejado
O mercado de franchising conta com diversos segmentos. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) classifica-os em onze grupos distintos. No entanto, até mesmo negócios classificados na mesma categoria possuem diferenças entre si.
Existem alguns conhecimentos, habilidades e atitudes que são desejáveis em todos os aspirantes a franqueadores. No entanto, cada ramo de atuação subentende uma aptidão específica distinta dos demais.
O perfil de um empreendedor que irá operar uma franquia de serviços automotivos não é o mesmo de alguém vai estar a frente de uma rede de moda. Estabelecer uma persona é uma ótima forma de otimizar ações e evitar desperdício de tempo.
As características do perfil do franqueado desejado podem estar relacionados a:
- formação: ele tem que ter nível superior, ser pós graduado, falar outros idiomas?
- objetivos: o investidor quer obter retornos a curto prazo mesmo que para isso tenha que correr riscos? Se a resposta foi positiva, ele não será o parceiro de negócios ideal;
- inovador: o franchising funciona a base da padronização. Se o investidor gosta de estar sempre experimentando coisas novas, você não deve selecioná-lo;
- experiência: você está procurando um parceiro que já tenha gerenciado uma empresa ou está aberto a marinheiros de primeira viagem? Lembre-se de que quanto menor a experiência do franqueado maior deverá ser a atenção e o suporte fornecido a ele;
- afinidade: como mencionamos anteriormente, é indispensável que ele tenha afinidade com o segmento ao qual está adentrando.
Marketing
O trabalho de marketing talvez seja o mais efetivo para quem quer atrair franqueados para uma rede. É por meio dele que você vai se tornar conhecido e comunicar o valor do seu negócio para potenciais parceiros.
As informações precisam estar baseadas na realidade da empresa e de forma alguma devem ser maquiadas ou inventadas. Para um marketing de sucesso, você sempre tem que entregar aquilo que promete. Caso contrário, irá afastar aqueles que gostaria de atrair.
-
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma das formas mais efetivas de trabalhar o relacionamento de longo prazo com potenciais franqueados. A estratégia consiste em produzir conteúdos sobre o seu negócio com informações que sejam relevantes para o público-alvo.
Vamos usar o exemplo de uma franquia que vende chocolates. Para atrair franqueados, a rede pode organizar um blog com conteúdos que falem sobre o seu mercado de atuação. O site pode trazer informações sobre os consumidores, dicas de como gerenciar uma franquia da área, etc.
Se o conteúdo for de qualidade (com bons textos e imagens, em um site otimizado para aparelhos móveis), os potenciais investidores certamente irão acompanhar o blog. A partir desta referência, a chance deles entrarem em contato com o franqueador é bem maior.
No entanto, é importante que o gestor tenha paciência com esse tipo de abordagem. Afinal de contas, o processo de conquista não ocorre de forma imediata.
-
Marketing Digital
O Marketing Digital é outro aliado na busca por franqueados. E as possibilidades que ele oferece são inúmeras. Você pode trabalhar com as redes sociais da sua franquia, tais como:
- Facebook;
- Instagram;
- Linkedin;
- Youtube;
- Twitter.
Outra possibilidade é a disponibilização de e-books sobre assuntos relacionados ao seu negócio. O material pode ser fornecido em seu site mediante cadastro em um formulário. Também é possível produzir uma newsletter semanal ou mensal com notícias e dicas sobre mundo do franchising para enviar para sua lista de contatos e clientes que sejam cadastrados em seu site.
Posicionamento no Google
De nada adianta ter bons conteúdos se eles não são encontrados pelo Google. Hoje, a ferramentas de busca é a porta de entrada para quem procura por qualquer produto ou serviço. E o mesmo vale para quem está procurando por uma franquia para investir.
Existem três formas de fazer sua franquia aparecer no Google:
- Google Ads: ferramenta paga. Anunciando pelo Google Ads, sua empresa aparece nas primeiras colocações sempre que alguém pesquisar algo relacionado ao seu campo de atuação (nome marca, de concorrentes, produtos/serviços);
- Busca Orgânica: resultado que é mostrado sempre alguém pesquisa algo no Google, sem necessidade de qualquer tipo de pagamento. Existem técnicas de otimização para melhorar a posição do seu site no ranking dos resultados orgânicos do Google. No entanto, o trabalho é complexo e só gera resultados no médio e longo prazo;
- Google Meu Negócio: ferramenta gratuita na qual você pode cadastrar a sua empresa para que ela apareça nas buscas do Google.
Na imagem abaixo, você pode conferir os resultados do Google para pesquisa com a palavra-chave “Central do Franqueado”. No quadro imediatamente inferior à caixa de pesquisa está o resultado obtido por meio do Google Ads; logo abaixo, está o resultado orgânico; à direita, o resultado do Google Meu Negócio.
Atrair franqueados em Feiras e Eventos
O objetivo das feiras de franquia é abrir um espaço para que as empresas possam apresentar seus modelos de negócio a potenciais investidores. Nos eventos, os interessados podem conhecer melhor as redes franqueadoras e seus modelos operacionais.
Algumas redes, inclusive, permitem que os interessados desfrutem de experiências que só administradores e franqueados têm acesso. Eles também têm a possibilidade de conhecer, em primeira mão, novas tecnologias, canais de distribuição e plataformas de pagamento que costumam ser lançadas pelas marcas durante as feiras.
A presença na feira e o contato com as marcas dá mais confiança à tomada de decisão. Entendendo exatamente qual será seu papel à frente da franquia, o interessado passa a dar mais credibilidade à empresa. Além disso, os eventos costumam atrair um número expressivo de interessados e contam com um ótimo índice de retorno.
O software de gestão da Central do Franqueado também pode ser um ótimo auxílio para quem está expandindo uma rede. Quer saber mais? Então clique aqui e conheça um pouco mais sobre a nossa ferramenta.
Para iniciar o processo de negociação com novos franqueados é preciso planejar bem como será a expansão da rede. Sendo assim, preparamos um conteúdo falando sobre os principais pontos a observar antes de expandir sua rede. Confira e garanta sucesso na sua expansão.
Após ter as estratégias definidas de como atrair franqueados, é preciso continuar buscando ferramentas e formas de gerar oportunidades para expansão da sua rede. Sendo assim, confira nosso conteúdo sobre geração de oportunidades por meio de leads clicando neste link e saiba como utilizar em sua rede.