Como atrair clientes para a sua franquia

Confira nossas 10 dicas sobre como atrair clientes para a sua franquia.

A cada dia que passa, se torna mais difícil fidelizar um público consumidor. Isso por que as opções de produtos e serviços de qualidade no mercado são inúmeras. Em meio a este cenário de muita concorrência, investir no mercado de franquias tem suas vantagens.

Ao ingressar no franchising, você obtém o direito de explorar uma marca reconhecida cujo modelo de negócio comprovadamente deu certo. Além disso, você não vai precisar desenvolver os produtos que serão comercializados. Ao contrário, todos eles já foram testados e aprovados pelo público.

A rede irá proporcionar todo o suporte e transmissão de know-how para que os serviços prestados aos consumidores sejam os melhores possíveis.

Já deu para ver que despertar o interesse de investidores para o mercado de franquias não é uma tarefa muito difícil. O processo de atrair clientes, entretanto, é bem mais complicado. Afinal de contas, como mencionamos no início deste conteúdo, o mercado atual proporciona muitas possibilidades para o público.

No entanto, é importante ressaltar que a tarefa de atrair clientes está longe de ser algo impossível de ser realizado. Está duvidando? Então confira as 10 dicas que a Central do Franqueado preparou para ajudar você com essa importante missão.

1) Atrair clientes: Conheça o perfil do público

Essa etapa é essencial. Sem conhecer o público-alvo e os clientes, não há como fazer ações assertivas para impactar os consumidores. Tenha em mãos o passado das vendas da franquia, entenda o ciclo de vida do consumidor na sua loja, saiba quais são os hábitos e as necessidades das pessoas para quem sua loja vende.

2) Atrair clientes: Excelência no atendimento

De nada adianta passar o know-how para a franquia, escolher o melhor ponto comercial e ter fornecedores qualificados se os atendentes estão tratando mal os clientes nas unidades. Se o cliente não é bem recebido em um estabelecimento, além de não voltar mais. Além disso, ele vai contar a todos sobre a experiência ruim.

Philip Kotler, grande nome do marketing, afirma que se o cliente insatisfeito contar sobre a experiência ruim para 10 pessoas, elas ainda vão falar a história para mais 5 outras pessoas. No final, o prejuízo é alto.

Em 2015, as empresas brasileiras perderam cerca de 217 bilhões de dólares devido ao mal atendimento. O montante é a soma dos valores que os clientes insatisfeitos com os serviços prestados gastaram após migrar para a concorrência.

O cálculo foi feito pela Accenture. Os dados foram colhidos em uma pesquisa que ouviu 24 mil pessoas em 33 países – 1,3 mil delas no Brasil. De acordo com o estudo, 86% dos consumidores brasileiros trocaram uma marca pela concorrente. Se bem atendidos, em 92% dos casos, os clientes teriam permanecido fiéis à empresa.

3) Atrair clientes: Escute as demandas dos clientes

Explore campanhas que incentivem seus clientes a exporem suas opiniões sobre a marca. Valorize os elogios, sugestões e comentários e trate todos com respeito.

Para tornar o diálogo mais eficiente, deixe à mostra os canais de comunicação para o cliente, como pesquisas de satisfação e caixinha de sugestões. Vale até dar um brinde para incentivar o cliente a fornecer sua opinião.

Há alguns anos, a SubWay – quinta maior rede franquias do Brasil – ofereceu um cookie grátis na próxima compra para os clientes que respondessem a um questionário no site.

4) Atrair clientes: Invista no atendimento digital

Além de identificar o problema do mal atendimento, a Accenture perguntou aos clientes também sobre maneiras de corrigir a questão. Foi possível perceber problemas principalmente no atendimento online. Há cada vez mais demanda por atendimento digital, mas a oferta não acompanha esse crescimento.

Entre as tendências das marcas mais eficientes foi possível perceber a implantação de sistemas de conversa em tempo real (os chats) operados por atendentes. Outra alternativa é o gerenciamento do fluxo de informações disponíveis na internet, o crowdsourcing.

5) Atrair clientes: Foque na experiência do consumidor

Mais do que oferecer um produto ou serviço de qualidade, a franquia precisa dar ao cliente uma experiência completa. Ela precisa contemplar aspectos racionais, como condição de pagamento e estrutura física, mas também os emocionais, como valor de marca e identificação com o produto.

6) Atrair clientes: Faça ações e campanhas regionalizadas

Cada região do país possui uma peculiaridade própria. Explore os públicos por nicho e estimule suas unidades a realizarem campanhas de marketing focadas nas regiões em que atuam.

7) Atrair clientes: Explore as redes sociais

Você provavelmente já ouviu aquela frase que diz: se o Facebook fosse um país, ele seria o mais populoso do mundo. Cada vez mais os brasileiros estão entrando nas redes sociais. De acordo com pesquisa divulgada pela consultoria comScore, os brasileiros são líderes em tempo gasto nas redes sociais: são 650 horas por mês em média.

Não tem jeito, sua empresa precisa estar onde o público está. Por isso, é preciso criar perfis para o seu negócio nas redes sociais mais, manter a página atualizada e fazer ações para interagir com o público.

Esse é, inclusive, mais um importante canal de comunicação com o seu cliente. Trata-se de um espaço onde ele vai se sentir mais livre para compartilhar sua opinião e dar sugestões à marca.

8) Atrair clientes: Ações de relacionamento com o público

Ações de relacionamento são aquelas campanhas que não são necessariamente comerciais, mas que levam o público a interagir com a marca e entrar na loja. Por exemplo, uma franquia de alimentação saudável pode promover na unidade um espaço fit. Uma boa sugestão é oferecer cursos gratuitos de receitas saudáveis.

9) Atrair clientes: Melhoria contínua dos seus produtos

Mostre que você conhece e escuta seu público. Esteja sempre em constante aprimoramento das opções oferecidas pela sua franquia. Aqui vale também contar com a experiência dos franqueados. São eles que estão no cotidiano da loja e vão saber melhor do que ninguém o que vai emplacar ou não com os clientes.

10) Atrair clientes: Procure marcas parceiras

É possível fazer ações mais robustas quando há mais de uma marca envolvida. Pesquise no mercado marcas que sejam complementares à sua, que ofereçam produtos que não competem com os seus. A parceria pode ser institucional e estratégica, para troca de opiniões como também de marketing e promocional, promovendo eventos das duas marcas, por exemplo.

E aí, gostou do conteúdo? Então entre no nosso blog e confira diversas outras dicas sobre o mercado de franchising.

Vale Ler:  Guia básico de como se preparar para transformar o seu negócio em franquia em 2019