Como abrir uma franquia de sucesso: 8 passos

O mercado de franquias está aquecido no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o franchising faturou R$ 174,8 bilhões apenas em 2018, um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior. Neste conteúdo, nós separamos 8 dicas para ajudar você a abrir uma franquia de sucesso. Confira!

O modelo de franquias é ideal para quem quer investir em um negócio próprio mas pretende contar com o respaldo de uma marca conhecida no mercado e com o know-how de quem conhece o negócio. Mas como abrir uma franquia de sucesso? Elaboramos um passo a passo para você saber como inaugurar a sua própria unidade.

Passo a passo de como abrir uma franquia de sucesso

1) Conheça seu perfil empreendedor

Pesquise bastante sobre o sistema de franquias e avalie se o modelo se enquadra com a sua visão de negócio. Leia sobre o tema e tenha em mente que você vai trabalhar muito.

2) Pesquise as marcas

Você já viu que quer mesmo investir em uma franquia. Agora é preciso definir o setor de trabalho. Com qual ramo de negócio você se identifica? Comércio, serviço, alimentação?

Busque marcas no mercado e avalie uma que você conheça, admira e que caiba no seu bolso. É muito importante avaliar o orçamento.

Sites para pesquisar novas marcas:

3) Entre em contato

Depois de avaliar as franquias que mais combinam com você, faça um contato simples com a rede franqueadora. Normalmente é necessário o preenchimento de uma ficha que ajuda o franqueador a conhecer o candidato.

É importante que você busque informações da rede além das que são oferecidas por ela própria. Vale pesquisar na web e também conversar com franqueados, para saber referências e conhecer melhor a empresa.

4) Converse com o franqueador ou com um consultor

Depois do contato inicial, o candidato deve fazer uma primeira reunião com o franqueador ou com um consultor da marca. Neste primeiro encontro, é feita uma apresentação mais detalhada, com informações sobre a rede, sobre o contrato e sobre como funciona o negócio.

Aproveite para entender como é o suporte oferecido pela franqueadora. A transmissão de know-how é feita de maneira sistematizada? A empresa oferece um sistema para gestão da rede e suporte aos franqueados? Como vai funcionar a comunicação?

5) Reunião de entrevista

Após uma reunião inicial, acontece geralmente uma reunião de entrevista, em que os candidatos pré-selecionados devem prestar contas para a marca, demonstrando a origem do capital usado como investimento.

É comum também que seja feita uma análise mais detalhada do perfil do candidato, para avaliar qual o formato mais adequado para esse possível franqueador.

6) Circular de Oferta de Franquias – COF

O candidato a franqueado deve receber uma cópia da Circular de Oferta de Franquia. A COF trata-se de um instrumento jurídico no qual constam todos os serviços oferecidos pelas marcas, valores, taxas e obrigações da franqueadora e do franqueado. É essencial analisar com muito cuidado esse documento.

7) Teste

É comum as franqueadoras oferecerem um período de teste para os candidatos a franqueado, com alguns dias de apresentação das operações da franquia. Muitas marcas fazem com que o candidato exerça a função de gerente em outra unidade, para conferir a rotina da loja.

8) Reunião final

Após todas as etapas, se as duas partes estiverem de acordo, é feita uma reunião final – normalmente com a presença de diretores da franquia –  para assinatura do contrato.

Dica da CENTRAL DO FRANQUEADO para quem quer atrair franqueados

Afirmamos com todas as letras: as plataformas online de gestão de franquias vieram para ajudar seu negócio a crescer de forma mais sustentável e segura. Ao automatizar processos, simplificar o suporte e centralizar a comunicação, o empreendedor em franquias otimiza seu tempo, esforço e dinheiro.

Se bem utilizados, os sistemas de gestão em rede aproximam a relação profissional entre franqueador e franqueados. Isso é de essencial para o bem-estar de uma rede.

É reconhecendo todos os benefícios da plataforma online de gestão que apresentamos a Central do Franqueado, um software completo, integrado e funcional para redes de franquias de todos os portes.

Através dos módulosCentral de Atendimento ao Franqueado (CAF)’ e ‘Operacional’, o contato entre o franqueador e os franqueados é centralizado em um único local, que proporciona ferramentas intuitivas e práticas de prestação de suporte e de envio de arquivos.

Também pensando na importância do controle da padronização em rede, o módulo ‘Qualidade’ dispõe de checklists, auditorias e planos de ação para os franqueados, a fim de trabalharem pelo padrão oferecido pela empresa.

Não paramos por aí. Além das ferramentas de gestão operacional, a Central do Franqueado oferece um espaço voltado para as negociações de vendas de unidades a novos franqueados.

O módulo ‘Expansão’ facilita a visualização de contatos e não deixa nenhuma negociação passar batida. Ter controle sobre o plano de expansão é uma necessidade de todo franqueador que quer fazer sua rede crescer.

Para saber mais sobre a ferramenta, entre em contato conosco! Teremos o prazer de tirar todas as dúvidas sobre a plataforma, explicando sua funcionalidade em relação às demandas que sua rede precisa suprir.

E aí, gostou das nossas dicas sobre gestão de franquias? Então confira o nosso blog e tenha acesso a diversos outros conteúdos relacionados ao franchising.

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