A importância do Check List em franquias de alimentação

Apesar de simples, o Check List pode ser um poderoso instrumento de padronização de processos em uma franquia. Em segmentos que exigem um controle rígido de qualidade dos produtos, o seu uso acaba se tornando fundamental. Para ajudá-lo a entender tudo sobre a ferramenta, a Central do Franqueado preparou este material inédito. Confira os detalhes sobre o Check List em franquias de alimentação e saiba como aplicá-lo em sua rede de franchising.

Considerada a ferramenta de gestão da qualidade mais difundida no mundo corporativo, o Check List é uma técnica desenvolvida para garantir a observação de parâmetros mínimos de qualidade durante a realização dos mais variados tipos de procedimento.

As funções do Check List são diversas, assim como os benefícios proporcionados para o aprimoramento dos processos da empresa.

O instrumento também pode ser considerado uma espécie de antídoto contra eventuais falhas de natureza humana. O seu principal objetivo é certificar que a operação siga, de forma integral, o roteiro previamente traçado.

A técnica é tão difundida que já extrapolou até mesmo o âmbito dos negócios. Atualmente, é utilizada inclusive para a conferência de tarefas cotidianas – a lista de supermercado é um exemplo. Mas a melhor parte é que ela pode ser elaborada por qualquer pessoa e seu custo é praticamente zero.

Abaixo, ALGUMAS dicas de como o Check List pode ser utilizado nas redes de alimentação. Confira!

Check List em franquias de Alimentação

O segmento com maior participação no mercado brasileiro de franchising é também um dos mais sensíveis no que diz respeito ao produto entregue aos clientes. Afinal de contas, além de se tratar de uma necessidade básica, a alimentação interfere diretamente na saúde das pessoas.

Ao comprar um bem de consumo qualquer, o consumidor corre o risco de adquirir um objeto defeituoso.

Existem marcas mundialmente reconhecidas pela qualidade de seus produtos. Porém, ainda não surgiu uma empresa que tenha conseguido eliminar completamente as falhas de sua linha de produção. O eventuais erros de fabricação, portanto, são um risco enfrentado pelos clientes toda vez que realizam uma compra.

No entanto, se ao adquirir um smartphone ou uma roupa, por exemplo, o consumidor pode acabar criando um pequeno transtorno, quando se fala em alimentação, o que está em jogo é sua própria saúde.

Por este e outros motivos, o setor de alimentação deve receber atenção redobrada nos quesitos de controle de qualidade.

Os Check List em franquias de alimentação devem abranger os seguintes tópicos:

  • Estado de conservação dos insumos e matérias primas;
  • Rotulagem correta dos produtos;
  • Limpeza do ambiente;
  • Vestimentas adequadas por parte dos colaboradores;
  • Controle de pragas;
  • Qualidade, higiene e conservação dos equipamentos e mobiliários;
  • Avaliação das instalações hidrossanitárias;
  • Descarte adequado de resíduos;

Em 2002, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária lançou a Resolução nº275, estabelecendo uma série de normas sobre o assunto. O documento trouxe algumas regras que devem ser verificadas nos Check Lists das empresas de preparo e industrialização de alimentos. Você pode verificá-lo neste link.

A Central do Franqueado tem um conteúdo completo com dicas de elaboração de Check Lists para outros segmentos. Clique aqui para acessar.

Como fazer Check Lists com a Central do Franqueado?

Como gestor, é fundamental que você organize ao máximo a administração da sua rede. Nós sabemos muito bem que essa não é uma tarefa fácil. Por isso, na nossa plataforma de gestão, desenvolvemos um módulo voltado especialmente para o controle de qualidade das unidades.

Nele, é possível realizar Check Lists online e analisá-los de forma fácil e prática.

Também oferecemos a possibilidade de criação de formulários personalizados. Eles podem podem abranger as questões mais específicas da sua empresa.

Nosso Módulo Qualidade auxilia você a manter o padrão de qualidade de sua rede de franquias em todo lugar. Desta forma, você poderá oferecer o melhor do seu produto ou serviço em todas as unidades de atuação.

A ferramenta pode ser acessada a qualquer hora e de qualquer lugar. Portanto, caso você ainda não tenha adotado a prática dos Check Lists, não perca mais tempo. Ficou interessado? Então clique aqui e saiba mais.

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