Descubra como valorizar o capital humano em franquias!

O que é um bom funcionário para uma empresa? Aquele que apenas faz sua tarefa, ou aquele que além de cumprir sua função também agrega conhecimentos a mais para uma equipe? Segundo os empresários, a segunda alternativa é a melhor! E é por isso que profissionais vistos como capital humano são tão valorizados.

O que você verá neste artigo?

  • O que é capital humano?
  • Por que valorizar o capital humano?
  • Dicas de como valorizar seu capital humano
  • Capital humano no franchising

O que é Capital Humano?

Dentro de um negócio algo muito valorizado é o capital humano, que significa um conjunto de qualidades e habilidades de um indivíduo ou grupo. É ele que possibilita que um colaborar cumpra suas tarefas, as execute e as agregue efetivamente dentro de uma empresa. 

Não é à toa o pensamento que o capital humano é mais valioso que o financeiro é bastante afirmado no ramo empresarial.  Isso acontece por ele ser um grande benefício para uma instituição, possibilitando aprendizagem organizacional. Dentre os motivos, está o fato do capital humano ser o responsável pelo funcionamento da mesma.

De forma clara, é preciso entender que, o capital humano de um negócio, são os colaboradores que atuam em um instituição. São eles que irão “tocar” o negócio no dia a dia. É importante valorizar os mesmos, possibilitando um ambiente de trabalho tranquilo e com oportunidades, já que isso afetará diretamente o sua produtividade

No entanto, não são todos os funcionários que contam como capital humano. Para ser visto desta forma, é preciso contar com alguns atributos, como, experiências obtidas em outros empregos, conhecimentos avançados sobre alguma área, educação e trabalho em equipe. Quem possui tais habilidades, acaba se destacando dentro de uma empresa, pois a mesma pode usufruir melhor destes colaboradores.

Por que valorizar o Capital Humano?

Ao perceber um capital humano em sua equipe, é inteligente investir no mesmo e possibilitar seu desenvolvimento dentro da instituição. Para assim não correr risco de perdê-lo. Oferecer benefícios aos seus colaboradores é sempre algo que ajuda a manter uma equipe com produtividade elevada. Podendo ser avaliado o desempenho do mesmo através da meritocracia.

Um dos motivos para se prestar atenção e valorizar o colaborador que possui este atributo é porque ele afeta diretamente os resultados de um negócio. Um profissional com grande conhecimento e bom domínio de algo é sempre precioso para o mercado. Além que, grande parte da equipe acaba aprendendo com ele, agregando diretamente a aprendizagem organizacional. 

Normalmente, esses profissionais possuem experiência no mercado, e com isso buscam sempre aplicar conhecimentos obtidos em outras situações. Isso pode ocasionar na melhora do ambiente profissional e no companheirismo entre os membros de uma equipe. Diminuindo o estresse, brigas, intrigas, e demais problemas corriqueiros entre funcionários, gerando uma boa comunicação interna.

A valorização também auxilia beneficamente em diversos aspectos, como, acontecimento de menos erros. Quando bem estimulados, os profissionais são mais dedicados e buscam aplicar mais qualidade ao seu trabalho, causando menos erros e mais produtividade.

Também é apontado como um dos motivos para ficar atento a situação desses colaboradores é a retenção de talentos. Garantir eles no seu negócio fará grande diferença, já que, apesar de contarem com um rico conhecimento, irão focar mais nas suas tarefas ao serem incentivados a crescer. Manter funcionários por longo período é extremamente benefício e evita uma taxa de rotatividade alta.

Dicas de como valorizar seu Capital Humano

Como já afirmado, é bastante importante mostrar apreço pelo trabalho feito pelos seus colaboradores, ainda mais os que são considerados capital humano, por isso, é recomendado incentivar, valorizar e oferecer promoções a eles. Só assim para garantir que eles não abandonem sua empresa em busca de melhores oportunidades.

Existem diversas formas para fazer com que o funcionário sinta-se importante e agregante a uma instituição. Por isso listamos abaixo algumas 5 dicas interessantes para você garantir funcionários empenhados e fiéis ao seu negócio.

Disponibilize um plano carreira

Visto como a melhor forma de propiciar a valorização de um empregado, estipular um plano de carreira é algo extremamente recomendado para qualquer empresa. Com ele é possível evidenciar a seus colaboradores as diretrizes que eles podem conseguir se esforçarem nas suas funções.

Dê confia a ele

É preciso dar um pouco de autonomia ao seu colaborador, caso contrário, ele pode se sentir preso a suas funções. O que pode pode afetar sua motivação para desempenhar um papel a mais na sua empresa. Com isso, será possível criar um laço de confiança entre gestores e colaboradores, assim otimizando todo o ambiente profissional.

Permita sua participação

Um capital humano precisa ter um bom engajamento com a equipe, pois esse é um de seus diferenciais. É preciso fazer com que ele se sinta importante diante da empresa, percebendo que seu papel dentro dela é valorizado através de sua participação.

Ofereça treinamentos

Mesmo que seu colaborador conte com grandes experiências, conhecimento nunca é demais. É preciso investir nos seus funcionários para garantir uma melhor produção, e ao possibilitar treinamentos, eles se sentiram mais interessados em relação às suas atividades. Além que, uma equipe precisa estar sempre consciente sobre o que está em alta no mercado.

Conte com um líder

De nada adianta uma equipe com capital humano se não houver alguém para prestar atenção a sua produtividade. Possuir um cargo de confiança, qual será responsável por analisar como está sendo executado o trabalho de todos é essencial para um melhor desenvolvimento. Ainda mais em casos que sejam ofertadas bonificações aos funcionários, pois o líder será o avaliador.

Capital Humano no Franchising

Então, utilizando de todas essas dicas e conhecimentos fica mais fácil compreender, saber a função e como valorizar o capital humano de sua franquia. Principalmente por saber o quanto é importante seu papel dentro do mercado.

Dentro do Franchising, o capital humano também é presente e valorizado, principalmente através de treinamentos e passagem de conhecimentos pelo método Know-How. Então, vale a pena sempre ficar atento a sua equipe e prestar atenção em funcionários com habilidades a mais.

Gostou do conteúdo e pretende continuar lendo? Acesse então nosso conteúdo sobre Gestão Empresarial.

Resumo

💬 Qual significado de capital humano?

Significa um conjunto de qualidades e habilidades de um indivíduo ou grupo. É ele que possibilita que um colaborar cumpra suas tarefas, as execute e as agregue efetivamente dentro de uma empresa.

✔️ O que é investir no capital humano?

Um dos motivos para se prestar atenção e valorizar o colaborador que possui este atributo é porque ele afeta diretamente os resultados de um negócio. Um profissional com grande conhecimento e bom domínio de algo é sempre precioso para o mercado. Além que, grande parte da equipe acaba aprendendo com ele, agregando diretamente a aprendizagem organizacional.

📝 Como valorizar o capital humano?

Dentre as melhores formas para valorizar o capital humano em empresas estão:

  • Disponibilizar um plano carreira
  • Dar confia a ele
  • Permitir sua participação
  • Oferecer treinamentos
  • Contar com um líder
Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!