Que o franchising é um mercado promissor, você já deve saber. Mas para que você possa obter resultados positivos, é importante ter um modelo de negócio com uma estrutura clara. Para ajudar você a planejar estratégia de sua rede de franquia de uma forma muito mais fácil e prática, a Central do Franqueado criou um guia completo com todos os detalhes sobre o funcionamento da ferramenta Business Model Canvas. Confira!
Ao criar um modelo de franquias ou estabelecer uma rede a partir de uma marca já existente, o empreendedor enfrenta uma série de desafios. Já neste momento inicial, é recomendado que ele se faça algumas perguntas:
- Qual a minha proposta de valor para o mercado? Ela está clara e alinhada com os objetivos do meu negócio?
- Qual o melhor caminho para atingir meus clientes?
- Quais desejos e necessidades eu busco atender?
- Quais produtos ou serviços eu ofereço ou irei oferecer?
- Quais recursos físicos, humanos e intelectuais são necessários para o funcionamento do negócio?
- Quem são os meus parceiros estratégicos de negócio?
- Quais são os meus custos e como irei gerar receitas?
Até pouco tempo atrás, achava-se que só o plano de negócio — um documento altamente detalhado com todas informações operacionais e mercadológicas a respeito da empresa — conseguiria auxiliar o empreendedor a responder a essas perguntas.
Apesar de toda a complexidade envolvida na sua elaboração, na prática, muitas vezes o documento acabava se tornando uma mera figura decorativa. Consequentemente, com o passar do tempo, era comum que acabasse sem utilização, principalmente por possuir um viés pouco prático.
Para ajudar empreendedores a descreverem seus modelos de negócio de uma maneira simples e visual, respondendo a todas as perguntas citadas e muitas outras, o consultor suíço Alexander Osterwalder criou o Business Model Canvas (Quadro de Modelo de Negócios).
O que é Canvas e como eu posso utilizá-lo?
A palavra Canvas significa quadro e é justamente isso que a ferramenta se propõe a ser: um quadro no qual o empreendedor pode traçar a essência do negócio, além de todos os elementos necessários para o seu funcionamento. Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta de gerenciamento estratégico em forma de mapa visual que permite criar esboços para negócios novos ou já existentes.
A ferramenta é composta por nove blocos que se relacionam entre si e precisam estar em harmonia. Assim como o nosso cérebro, ela é dividida em duas partes. A direita representa os aspectos mais emocionais do negócio, como a proposta de valor e o relacionamento com os clientes. O lado esquerdo, por sua vez, é composto pelas questões racionais, bastante ligadas às operacionalidades da empresa.
Passo a passo para utilizar a ferramenta Canvas em seu negócio
É fundamental que a elaboração seja realizada com base em uma ordem lógica. Confira o passo passo de como preencher, de forma ordenada, todos os nove blocos:
- Proposta de Valor
- Segmento de Clientes
- Canais
- Relacionamento com o Cliente
- Receitas
- Recursos Principais
- Atividades Principais
- Parcerias Principais
- Estrutura de Custos
Consiste no valor que você deseja entregar aos clientes. Mas atenção: determinar valor vai muito além de definir produtos ou serviços. Trata-se de estabelecer as razões pelas quais os clientes irão adquiri-los de você.
Para alcançar respostas mais certeiras, você pode se fazer os seguintes questionamentos:
- Qual a necessidade que eu atendo, o problema que eu resolvo ou a situação que eu melhoro com o meu negócio?
- Como posso me diferenciar da concorrência?
- Quais valores eu entrego para os meus clientes?
- Quais problemas de cada cliente eu estou ajudando a resolver ?
- Que necessidades dos clientes estão sendo satisfeitas?
- Que produtos e serviços ofereço para cada segmento?
Nele você irá definir quais públicos deseja atender. No entanto, tenha cuidado: quem deseja resolver os problemas de todo mundo acaba perdendo o foco e não agradando ninguém.
É importante que você segmente este grupo, definindo um ou alguns perfis específicos a serem atendidos. Uma boa dica é tentar responder às seguintes perguntas:
- Para quem eu estou criando valor?
- Quem são os meus principais clientes?
- Posso agrupá-los e diferenciá-los entre si?
Este ponto diz respeito às formas como os seus produtos ou serviços chegarão até os clientes. Eles podem ocorrer:
- Por meio de terceiros (distribuidores ou atacado);
- Mediante venda direta (pela internet ou em lojas físicas);
- Lembre-se: quanto mais curto o caminho que o cliente precisar percorrer até chegar a você, melhor.
4º Relacionamento com o Cliente
Aqui você irá definir estratégias para obter mais clientes. Quais as melhores formas de conquistá-los e estabelecer uma boa relação, tornando-os fiéis ao negócio? Procure entender quais as necessidades e hábitos dos seus clientes e pense em estratégias que se adequem a eles.
Com base nos quatro blocos preenchidos, você irá poder definir quais as suas fontes de receita. Este tópico trata, basicamente, de como irá ocorrer a entrada de dinheiro no seu negócio. Ou seja, quanto e como os clientes pagarão pelo que você oferece. Para o preenchimento, reflita sobre as seguintes perguntas:
- Qual valor meus clientes estão realmente dispostos a pagar pelos meus produtos ou serviços?
- Pelo que eles pagam atualmente?
- Como eles preferem fazer o pagamento?
Concluído o preenchimento do lado direito, que diz respeito aos aspectos emocionais do seu negócio, é hora de partir para questões racionais e práticas. A primeira delas é retratada no bloco Recursos Principais. Trata-se de todos os recursos que são necessários para que você possa entregar ao cliente a proposta de valor. Resumindo, é tudo que você precisa fazer para o negócio funcionar.
Aqui, você deverá listar quatro tipos diferentes de recursos:
- Recursos físicos: máquinas, móveis, equipamentos e local;
- Recursos intelectuais: conhecimentos que você e seus colaboradores precisam ter para desenvolver a proposta de valor;
- Recursos humanos: equipe necessária para executar as atividades;
- Recursos financeiros: dinheiro que você precisa ter para fazer o negócio funcionar.
Estes recursos podem vir de financiamento de capital próprio ou até mesmo por meio de empréstimos obtidos junto a bancos.
Constitui todas as ações importantes e indispensáveis para o funcionamento do seu negócio. Elas vão desde às relacionadas diretamente à produção ou prestação do serviço, até às tarefas administrativas.
Não esqueça de levar em consideração todas as definições anteriores antes de definir as Atividades Principais.
Com todos estes blocos preenchidos, é natural que você esteja pensando em como irá dar conta de tudo. A parte boa é que o ferramenta tem um bloco para auxiliá-lo com isso: as Parcerias Principais. Nele, você irá citar fornecedores e parceiros que irão apoiá-lo no funcionamento do negócio.
Por fim, é hora de ir para o último bloco.
Nele você irá identificar todos os custos envolvidos na operação do negócio para que a proposta de valor possa ser entregue aos seus clientes.
Terminando o preenchimento, é hora de passar para uma etapa muito importante do processo. Neste momento, você deverá observar se todos os blocos estão em harmonia, fazendo a si mesmo as seguintes perguntas:
- Minha proposta de valor atende ao segmento de clientes?
- Os canais escolhidos são capazes de entregar as propostas de valor?
- Tenhos fornecedores e parceiros capazes de me entregar os recursos e atividades necessárias para o funcionamento do negócio?
- As receitas do negócio serão suficientes para cobrir os meus custos?
FrontStage
Também classificado de linha de frente do negócio, o frontstage abrange as operações descritas entre os blocos dois e cinco. Aqui, a empresa irá tratar diretamente com o mercado, cuidando da relação com os clientes e os canais de entrega, além de abordar a geração de resultado por meio da proposta de valor.
BackStage
No backstage, por sua vez, a empresa irá tratar sobre a estrutura a nível operacional, orquestrando atividades, recursos e parceiros chave, além de toda a estrutura de custos para, por meio da proposta de valor, entregar resultados ao mercado, clientes e demais stakehouders.
Caso ache alguma coisa que não está se encaixando no seu Canvas, não se desespere: você terá a ótima oportunidade para refletir e chegar a uma solução criativa. É justamente a partir destas lacunas que você poderá trazer inovação para o seu negócio.
Para finalizar, temos algumas outras dicas para o preenchimento:
- Utilize a ferramenta mesmo que suas ideias não estejam completamente estruturada. Afinal, ela serve, justamente, para ajudá-lo neste processo;
- Não é necessário preenchê-lo de uma única vez;
- Esteja sempre de olho no seu Canvas e não esqueça: ele é um “elemento vivo”. Atualize-o sempre que puder, afinal, as mudanças são essenciais no processo de empreender.
Entende agora de quais formas a metodologia Canvas pode auxiliar você, franqueador ou franqueado, a planejar a operação da sua franquia? Pois saiba que o seu negócio pode ser ainda mais eficiente com um software de gestão – como a Central do Franqueado – para deixar tudo organizado, planejado e estruturado. Conheça mais os nossos módulos e alie nossa plataforma ao suporte da sua franquia.
Continue navegando pelo nosso blog e acesse diversos outros conteúdos sobre o franchising. Acesse, também, nosso conteúdo para saber mais sobre planejamento estratégico.