Conheça o método BSC e melhore a gestão do seu negócio

Sabemos que, hoje, uma das maiores dificuldades das empresas é conseguir alcançar os objetivos traçados no planejamento estratégico de forma alinhada. Milhares de executivos no mundo todo têm utilizado a metodologia Balanced Scorecard (BSC ) para organizar as ações e atingir os objetivos. Saiba mais no artigo a seguir. 

Balanced Scorecard (BSC): o que é?

O Balanced Scorecard, também conhecido pela sigla BSC, significa Indicadores Balanceados de Desempenho. O método foi criado por dois renomados professores de Harvard, nos Estados Unidos, David Norton e Robert Kaplan, com o objetivo de apresentar um modelo de gestão estratégica diferenciado.

Uma pesquisa feita pela organização voltada para o aprimoramento das técnicas BSC, a 2GC, concluiu que 76% das empresas usam o BSC para o planejamento estratégico.

Assim, a ideia dos estudiosos era que a medição de resultados e definição dos objetivos fugisse do tradicional uso de indicadores financeiros, de faturamento e mercado. A metodologia foi criada para melhorar os resultados da empresa e ajudar a colocar o planejamento estratégico em prática de forma simples.

As características de monitoramento da execução, medição e direcionamento das ações permite a melhoria contínua da qualidade e do desempenho. Para isso, os professores acrescentaram outras métricas empresariais, além das já existentes.

O Balanced Scorecard permite descrever a estratégia de forma clara, através de 4 perspectivas: 

  • Financeira;
  • Mercadológica;
  • Processos internos;
  • Aprendizado e crescimento. 

Além disso, o BSC promove o alinhamento dos objetivos estratégicos com indicadores de desempenho, metas e planos de ação.

Aliás, tudo isso é possível através de uma visão integrada e balanceada da empresa. A partir da Missão e Visão da organização, são definidos os caminhos para atingir os objetivos.

Como funciona o BSC?

O BSC funciona focado nas perspectivas que citamos anteriormente. Aliás, cada uma delas influencia as outras em uma escala de dependência interna. 

Em síntese, o financeiro é voltado para a rentabilidade do que foi investido. Por outro lado, o setor de clientes tem o objetivo de criar novos valores para os consumidores e focar no desenvolvimento de segmentos.

Do mesmo modo, a área dos processos internos atua com foco na satisfação do cliente e no alcance dos objetivos financeiros. Entretanto, o aprendizado desenvolve a estrutura necessária para crescer e manter-se em longo prazo.

Como aplicar o Balanced Scorecard (BSC)?

O Balanced Scorecard é muito utilizado entre os gestores que precisam tomar vários tipos de decisões, tanto na parte operacional quanto no cumprimento de metas, análise dos produtos e clientes. A aplicação da metodologia passa por alguns processos que falaremos a seguir.

Perspectivas

Para definir cada uma das perspectivas, precisamos antes, responder uma pergunta específica para cada caso:

  1. Perspectiva de Mercado: que necessidades de nossos clientes devemos atender para atingir os objetivos financeiros da empresa?
  2. Perspectiva Financeira: quais objetivos financeiros devemos seguir para satisfazer nossos acionistas?
  3. Perspectiva de Processos Internos: em quais processos internos devemos ser excelentes para satisfazer nossos clientes e acionistas?
  4. Perspectiva de aprendizado e crescimento: como a organização deve aprender e inovar para atingir nossas metas?

Objetivos 

Para que a metodologia Balanced Scorecard seja um sucesso e traga reais resultados para a empresa, é fundamental que os objetivos sejam definidos. Cada área que corresponde às perspectivas deve ter seu foco traçado e definido para que a meta seja atingida.

Indicadores 

Será necessário criar indicadores de desempenho coerentes para cada uma das quatro perspectivas mencionadas acima. Essas métricas podem variar de acordo com a cultura organizacional da empresa.  O importante é que a escolha seja feita da forma mais adequada ao contexto do negócio. 

Metas 

Certamente, com os objetivos traçados, é importante que as metas sejam desdobradas de forma individual e coletiva. Deste modo todos os colaboradores são envolvidos no processo.  Como resultado, o desempenho de alcance das metas é acompanhado de perto e ajustado de modo a aumentar as chances de sucesso.

Ações estratégicas 

Para atingir os objetivos serão necessárias algumas ações estratégicas. Deste modo, é importante definir qual ação será desenvolvida para atingir cada meta estipulada. Por exemplo, se um software for necessário para dar agilidade aos processos e melhorar os resultados, deve estar alinhado com as ações planejadas. 

Mapa estratégico

Por fim, para que todo o planejamento esteja claro e visível para todos, é fundamental criar um mapa estratégico. Aliás, esse é o princípio da metodologia Balanced Scorecard. Nele devem constar a missão e objetivos da empresa

Em resumo, a metodologia tem o objetivo de explanar de forma mais clara e sucinta tudo o que foi traçado no plano. Com isso, juntam-se as metas em curto prazo com as metas a longo prazo. Portanto, a Missão e Visão do negócio fica muito mais fácil de ser atingida.

→ Saiba como implementar o BSC na empresa como uma forma de desdobrar e facilitar o cumprimento das metas no blog do Scopi.

Este artigo foi desenvolvido pelo Scopi: o software para criar e executar o seu planejamento estratégico, uma empresa de tecnologia B2B cuja solução reúne canvas de modelo de negócios, diagnósticos, definição de objetivos, gestão de indicadores, projetos, processos e outras funcionalidades em um só lugar.

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!