Descubra como se tornar franqueado do Boticário

A Central do Franqueado vai falar um pouco sobre a maior rede de franquias do Brasil e uma das maiores empresas de perfumaria do mundo. Conheça um pouco mais a rede O Boticário e descubra os valores de investimento, a média de lucratividade e os segredos pro trás de todo o seu sucesso.

Tópicos:

Saúde, Beleza e Bem Estar

Sentir-se bem consigo mesmo é um desejo de todos, independentemente do gênero, idade ou classe social. Em decorrência disso, a procura do público por serviços relacionados a cuidados estéticos tem sido uma crescente no mercado. Pelo menos é isso que os números vêm mostrando ano após ano.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), apenas em 2018, o segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar movimentou cerca de R$ 32 bilhões no Brasil. Dentre os onze segmentos existentes no franchising, apenas o ramo de Alimentação movimentou valores mais elevados .

O crescimento em relação a 2017 também foi positivo. Importante destacar mais uma vez que essa cifra diz respeito apenas ao mercado de franquias. 

*em bilhões de reais

SEGMENTO FATURAMENTO 2018* FATURAMENTO 2017* CRESCIMENTO
Alimentação 45,827 42,816 7%
Saúde, Beleza e Bem Estar 31,907 30,021 6,3%
Serviços e Outros Negócios 24,924 22,921 8,7%
Moda 22,931 21,868 4,9%
Hotelaria e Turismo 12,632 11,251 12,3%
Serviços Educacionais 11,400 10,839 5,2%
Casa e Construção 10,020 9,228 8,6%
Serviços Automotivos 5,894 5,756 2,4%
Comunicação, Informática e Eletrônicos 5,485 5,103 7,5%
Entretenimento e Lazer 2,437 2,162 12,7%
Limpeza e Conservação 1,386 1,354 2,4%

O Boticário: maior rede de franquias do Brasil

Atuando há mais de 40 anos neste mercado altamente promissor dos cosméticos, o Boticário se tornou a maior rede de franquias do Brasil, líder absoluto em número de pontos de venda – muito a frente de qualquer concorrente do segmento. Atualmente, a rede conta com cerca de 3,8 mil unidades espalhadas por mais de 1.700 municípios brasileiros, além de mais 170 lojas no exterior.

Segundo o Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo (Ibevar), o Boticário é a oitava maior empresa varejista do país no quesito faturamento, ficando a frente de algumas gigantes do franchising, como o McDonalds e o Subway. No ano passado, as cifras movimentadas pela rede superaram a marca de R$ 11 bilhões.

Empresa Faturamento em 2018
1º Grupo Carrefour 
R$ 52,4 bi 
2º GPA  R$ 48,4 bi
3º Via Varejo  R$ 29,1 bi
4º Walmart Br R$  28,2 bi
5º Lojas Americanas  R$ 20 bi
6º Raia Drogasil  R$ 13,8 bi
7º Magazine Luiza  R$ 13,6 bi
8º G. Boticário  R$ 11,2 bi
9º Renner  R$ 9,6 bi
10º Drogarias DPSP  R$ 92 bi

Boticário: vale a pena investir?

Conforme mencionamos anteriormente, o Boticário é a maior rede de franquias do Brasil, líder absoluta no setor de perfumaria, empresa consolidada e referência até mesmo fora do país. Mas esses não são os seus únicos atrativos.

Os artigos comercializados pela marca possuem alto giro no mercado e são objeto de desejo pelos mais variados perfis de público. Ao todo, são centenas de opções que vão desde perfumes e colônias até maquiagens, protetores solares e produtos para o cabelo, corpo e banho. 

Algumas das marcas produzidas pela rede já se tornaram clássicos  nacionais, como é o caso das linhas Quasar, Malbec e Nativa Spa.

Marketing agressivo

Para se manter sempre consolidada entre o público, o Boticário é uma das empresas brasileiras que mais investem em marketing e propaganda. Em 2017, uma pesquisa realizada pelas agências YouGov BrandIndex e Pointlogic classificou a rede como a líder do ranking das marcas mais bem faladas e comentadas do Brasil. Pelo terceiro ano consecutivo, a marca ficou a frente de empresas queridinhas do público, como o Netflix e o Google.

Curiosidade: O Boticário foi a primeira empresa brasileira a realizar uma inserção de marketing no enredo de uma telenovela. A ação ocorreu em 1985, no romance A Gata Comeu, do autor Ivani Ribeiro, que era exibido na faixa das 18h pela Rede Globo. Na história, a personagem Lenita Penteado, interpretada pela atriz Deborah Evelyn, era proprietária de uma loja de perfumaria e cosméticos cujos principais produtos eram a linha de sais relaxantes Phyto-Relax.

Quanto custa uma franquia do Boticário?

Dados da franquia O Boticário

  • Investimento
    • Quiosque: R$ 90 mil
    • Loja: R$ 500 mil
  • Sede: Paraná
  • Unidades: 3.974 (170 no exterior);
  • Fundação: 1977
  • Franchising: 1980
  • ABF: 1992
  • ROI: 18 a 36 meses

Vamos falar agora sobre um dos pontos mais importantes para quem está pensando em abrir um negócio: os valores. Segundo informações da ABF, com a partir de R$ 90 mil de investimento, é possível tornar-se franqueado do Boticário, abrindo uma unidade no formato quiosque.

para abrir uma loja, o capital necessário é bem mais alto, chegando a passar dos R$ 500 mil. Os valores não estão discriminados no site da empresa, de forma que é difícil indicar a cifra exata. 

Independentemente da modalidade escolhida pelo investidor, é indicado que ele guarde algum dinheiro para usar como capital de giro. Algo em torno de R$ 50 mil é mais do que o suficiente.

Qual o lucro da franquia O boticário?

O faturamento médio mensal de uma loja do Boticário vai de R$ 70 mil a R$ 100 mil, dependendo da época do ano. O percentual de lucro em cima desta cifra chega a 10%.

A marca não cobra royalties das lojas. Em contrapartida, o franqueado precisa fazer uma compra mínima todo o mês. Na modalidade quiosque, não se tem informação sobre o faturamento médio mensal. A taxa de contribuição para a marca é de 38%, calculado sobre as compras.

Em ambos os formatos de negócio, o ROI – tempo médio que o investidor demora para recuperar o investimento realizado – vai de 18 a 36 meses.

Perfil do Franqueado

As principais características que o franqueado do Boticário deve possuir é:

  • Identificação com o segmento de cosméticos;
  • Dedicação integral e exclusiva à franquia;
  • Experiência de pelo menos 12 meses no varejo;
  • Graduação concluída na área de gestão de negócios e similares.

A realização de pós-graduação ou de especialização em Gestão de Negócios ou Marketing também é um diferencial para quem quer ingressar no negócio.

Como se tornar revendedor do Boticário

Além da modalidade franquia, a empresa também oferece uma ótima alternativa para quem pretende atuar com vendendo os produtos da marca mas não tem muito dinheiro para investir.

Se tornando revendedor do Boticário, você pode complementar a sua renda e conquistar a independência financeira. Para ingressar no negócio, é necessário cumprir alguns passos:

  • Ser maior de 18 anos ou emancipado por casamento ou juízo;
  • Documentação completa e comprovante de residência recente;
  • Aguardar o contato do supervisor e recebê-lo para assinatura do contrato;

Kit inicial de mostruário

Após assinar o contrato, é só adquirir o kit inicial de mostruário e partir para as vendas. O valor é de R$ 199,00 e dá direito aos seguintes produtos:

  • Loção hidratante de Ameixa Nativa SPA 400ml;
  • Perfume Malbec 100ml;
  • Batom Make B 3,6mg;
  • 2 Sabonetes em barra Cuide-se Bem 80g;
  • Amostras de perfumes e colônias variados feminino e masculino;
  • Provadores de Batom;
  • Mini bases Intense Make B;
  • Bolsa exclusiva;
  • Fita Olfativa;
  • Bloco de pedidos;
  • Catálogo dos produtos.

História do Boticário

O Boticário foi fundado em 1977, pelo farmacêutico e bioquímico recém formado Miguel Krigsner. Nascido na Bolívia e de origem judaica, o jovem havia migrado para o Brasil 16 anos antes, junto com sua família. 

Após concluir o curso pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), ele decide inaugurar sua própria farmácia de manipulação, em Curitiba. O nome O Boticário foi uma homenagem aos antigos alquimistas, que preparavam as receitas de forma artesanal.

Batedeira

Inicialmente, o foco da empresa era os medicamentos dermatológicos. No entanto, ao perceber que a maioria dos clientes do sexo feminino, o empresário resolveu diversificar o negócio. A partir de então, ele passou a criar cremes faciais à base de algas marinhas e colágeno

A parte inusitada fica por conta do apetrecho que era utilizado para fabricar os cosméticos: uma batedeira de bolo. O sucesso da fórmula foi tanta que acabou mudando por radicalmente o rumo do negócio..

Silvio Santos vem aí!

Dois anos depois, surge um novo divisor de águas na história da rede O Boticário. Desta vez, a trajetória da rede cruza com a de um empresário conhecido dos brasileiros: o comunicador Sílvio Santos.

Alguns meses antes, o “homem do Baú” havia planejado abrir uma marca de perfumaria no Brasil. O projeto acabou não saindo conforme o esperado, fazendo com que ele desistisse do projeto. No entanto, haviam sobrado 60 mil frascos em forma de ânfora.

Sílvio Santos ofereceu os recipientes para Krigsner, mas a oferta era levar tudo ou nada. Mesmo sem ter todo o dinheiro e um local adequado para guardar as embalagens, o farmacêutico aceitou a proposta.

Magnum Opus

Apesar de todos os desafios superados nos primeiros anos do negócio, provavelmente a empresa não teria o reconhecimento e o tamanho que tem hoje não fosse a criação daquele que talvez seja o maior clássico do Boticário: a fragrância feminina Acqua Fresca.

A colônia foi idealizada para combinar com o clima do Brasil e com o jeito único de ser da mulher brasileira, mas sem perder a personalidade. O sucesso foi tanto que, pouco tempo após o seu lançamento, o perfume, embalado no icônico frasco de ânfora, se tornou a segunda fragrância mais vendida do mundo.

Daí pra frente, a história do Boticário dispensa maiores apresentações. 

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