Bom negócio: como ganhar dinheiro em São Paulo

Está pensando em se tornar dono do próprio negócio e gostaria de receber algumas sugestões de caminhos para seguir? Se você mora em São Paulo, preste atenção nas nossas dicas e saiba como ganhar dinheiro apostando em um bom negócio.

Todo o empreendedor reconhece que São Paulo é a cidade brasileira mais atraente para quem quer fazer um bom negócio. E não é para menos. Considerada o centro econômico, financeiro e corporativo do Brasil, a capital paulista é cidade mais populosa do país, e reúne, sozinha, cerca de 11% do PIB nacional, segundo o IBGE.

Abaixo, nós reunimos algumas sugestões de investimento para você fazer um bom negócio. Confira!

Energia Solar

Segundo o atlas Energia Solar Paulista de 2013, o estado de São Paulo recebe diariamente índices de incidência e de radiação solar semelhantes aos encontrados em grandes áreas do nordeste brasileiro. Apesar dos números, a geração de energia solar é praticamente nula. 

No Brasil não é diferente. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), menos de 1% da eletricidade consumida nacionalmente, em 2018, foi produzida por meio de painéis solares fotovoltaicos.

Com uma população de mais de R$ 12 milhões de habitantes e inúmeros prédios comerciais e residenciais, a cidade de São Paulo é considerada um mercado extremamente promissor para quem pretende atuar com a venda e instalação de painéis solares.

Além de ter um custo baixíssimo de produção – o único gasto significativo é com a instalação dos painéis -, a energia solar vai ao encontro da pauta ambiental, uma vez que é limpa, renovável e não polui o meio ambiente.

Pintura hidrográfica

Desde o lançamento do primeiro filme da franquia Velozes e Furiosos (The Fast and Furious), em 2001, a tarefa de trazer inovações estéticas para os veículos de passeio deixou de ser um monopólio dos designers e engenheiros automobilísticos.

Há muito mais tempo, o carro deixou de ser apenas um meio de transporte particular e passou a ser visto pelo público como uma meio de expressão. Mas se até algumas décadas atrás, a única forma de demonstrar personalidade era gastando uma pequena fortuna em um veículo de uma montadora famosa, de uns anos pra cá, surgiram diversas alternativas para se diferenciar da “concorrência”.

Uma das mais acessíveis e carregadas de possibilidades é a pintura hidrográfica. O processo é uma forma de impressão que utiliza a água para transferir imagens a objetos tridimensionais. Mas não é só no interior e parte externa dos automóveis que a técnica pode ser utilizada, ela é aplicável em diversos objetos de metal, plástico, vidro e madeira.

Foodtrucks

Como dito anteriormente, a cidade de São Paulo possui mais de 12 milhões de habitantes. A demanda por alimentação na cidade é enorme diariamente, independentemente de ocasiões especiais. O número elevado de pessoas permite também que os empreendedores apostem em nichos específicos, como alimentação natural, fitness, vegana, etc.

Não bastasse isso, São Paulo recebe centenas de atrações culturais anualmente. Além dos incontáveis shows, festivais e eventos ao ar livre, a capital paulista também possui diversos parques. Aos domingos, algumas ruas são fechadas aos carros e servem como opção de lazer para moradores e turistas, como é o caso da Avenida Paulista.

Diante de todo o agito paulistano, trabalhar vendendo opções rápidas de comida é uma ótima alternativa para quem quer fazer um bom negócio. A parte boa de ter um foodtruck, é que você pode atuar em mais de um local, dependendo da demanda. Aqui no blog da Central do Franqueado, nós já falamos sobre as opções de investimento para quem optou por um foodtruck.

Bom negócio: franquias

O maior empecilho para quem quer empreender é, sem sombra de dúvida, a falta de capital para investir. Infelizmente, no Brasil, o custo para abrir um bom negócio costuma ser bem alto. Dependendo da área de atuação, o ato de empreender pode envolver uma série de burocracias.

No entanto, para que um empreendimento se transforme em um bom negócio, não basta apenas dinheiro e disposição. Também é necessário que o empreendedor tenha conhecimento em gestão. Caso contrário, é bem provável que a empresa acabe indo à falência.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, um terço das empresas abertas no Brasil acaba fechando as portas com menos de dois anos de funcionamento. Os dados mostram que, além de investimento, é necessário preparação por parte do empreendedor.

Diante destas informações, o frachising acaba se tornando uma ótima alternativa para quem está afim de ingressar se tornar o próprio patrão mas não tem muita experiência. E, como dissemos no início deste conteúdo, existem opções de negócios para todos os perfis e bolsos.

“Mas afinal de contas, quais são todos estes benefícios do franchising?”. Calma que a gente já explica!

O que é franquia?

De uma uma forma simples e resumida, o franchising consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (franqueador) a um investidor (franqueado) para que ele possa replicar um modelo de negócio que vem dando certo. A principal característica das franquias é a padronização de processos e de produtos.

Um exemplo que provavelmente você já viu, mesmo sem se dar conta, são as lojas de shoppings centers. Percebeu que a maioria delas podem ser encontradas em outros centros comerciais e até mesmo cidades? Pois aí está o franchising mais uma vez.

Franquias: mercado brasileiro

Mesmo em meio a toda desconfiança do mercado, o franchising continua crescendo a todo vapor no Brasil. Só no primeiro semestre deste ano, o setor aumentou seu faturamento mais de 6,4% no comparativo com os seis primeiros meses de 2018, atingindo os R$ 84,586 bilhões.

No entanto, engana-se quem acha que 2019 está sendo um ano atípico para o setor. Ao contrário, devido à segurança fornecida pelo modelo de negócio, os índices vêm avançando continuamente, ano após ano, mesmo em meio a crises.

Franchising: dicas de investimento

Abaixo, nós iremos falar sobre redes de franquias que podem ser um bom negócio para quem quer investir no Rio de Janeiro. Os valores de investimento para se tornar franqueado são bem maiores que as dicas fornecidas anteriormente. Mas nós também temos um conteúdo com sugestões de franquias baratas.

Big x Picanha

  • Segmento de Atuação: Alimentação
  • Formato de atuação: Varejo
  • Valor do Investimento: R$ 230.000,00
  • Estado sede: SP
  • Nº de Unidades: 38
  • Inauguração da Empresa: 2000
  • Ingresso no Franchising: 2007
  • Filiada à ABF

Lanchão & Cia

  • Segmento de Atuação: Alimentação
  • Formato de atuação: Varejo
  • Valor do Investimento: R$ 260.000,00
  • Estado sede: SP
  • Nº de Unidades: 37
  • Inauguração da Empresa: 2006
  • Ingresso no Franchising: 2006
  • Filiada à ABF

Los Mex Cocina Mexicana

  • Segmento de Atuação: Alimentação
  • Formato de atuação: Varejo
  • Valor do Investimento: R$ 75.000,00 (Não incluído o valor do veículo)
  • Estado sede: SP
  • Nº de Unidades: 18
  • Inauguração da Empresa: 2010
  • Ingresso no Franchising: 2014
  • Filiada à ABF

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então entre no nosso blog e confira diversas outras informações relacionadas ao universo do franchising. Aproveite para dar uma lida no nosso conteúdo sobre as franquias de sucesso que foram premiada em 2019.

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!