Conheça a certificação de qualidade e os benefícios dela para a padronização da sua franquia

O número de empresas que têm buscado certificação por meio de selo de qualidade para seus processos produtivos, produtos e serviços está crescendo exponencialmente. Devido ao fato de que o mercado consumidor vem se tornando cada vez mais exigente. Essas certificações contribuem para demonstrar que as companhias em questão possuem preocupação com questões como a busca da excelência e sustentabilidade.

O que você verá nesse conteúdo:

O que é Certificação de Qualidade?

Certificações de qualidade são um verdadeiro atestado de competência técnica e gerencial para sua empresa. Além disso, hoje em dia os consumidores estão cada vez mais ávidos por informações. Referentes a procedência e qualidade dos produtos e serviços que utiliza no seu dia a dia. Por isso, além da qualidade, segurança ou desempenho das mercadorias, eles querem ter certeza que a empresa que fornece as produtos é ética e cumpre normas ambientais e de responsabilidade social.

Neste contexto, certificações de qualidade abrangem um leque mais amplo. As mais comuns no Brasil são:

ISO 9001: Certificado referente aos sistemas de gestão da qualidade

ISO 14001: Certificado de qualidade da gestão ambiental

Conheça as principais normas da ISO

A ISO 9000 é uma série de cinco normas internacionais relacionadas a gerenciamento e garantia da qualidade da empresa. Nesta família estão contidas as seguintes ISO´s: 9000, 9002, 9003 e 9004. A mais abrangente é a ISO 9001 que incorpora todos os 20 elementos de qualidade da norma.

No que tange a normatização relacionada às questões ambientais está a família ISO 14000. Ela especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a organização desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis. A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.

Como obter a certificação ISO em minha franquia?

      • Diagnóstico: 

Processo para identificar qual é a situação da empresa em relação aos requisitos da norma desejada. Com o Diagnóstico é possível avaliar quais serão as ações que deverão ser tomadas para implementar o sistema de gestão. A expertise de uma empresa de consultoria nessa fase garante mais agilidade ao processo de avaliação da organização e das necessidades de adequação.

      • Planejamento:

Planejar e organizar tudo que deve ser feito para a implementação total do sistema de gestão que seguirá os requisitos da norma. Nesta etapa, leva-se em consideração a complexidade das ações, a data pretendida de certificação, a disponibilidade interna e a necessidade da organização.

      • Implementação:

Esse é o momento em que se coloca a mão na massa. É na implementação que serão criados procedimentos e manuais, identificados aspectos da empresa e desenvolvidas as atividades necessárias para adequação aos requisitos da norma.

      • Auditoria:

Após toda a implementação do sistema de gestão compatível com a norma desejada (ISO 9001, ISO 14001 ou outras), a empresa tem que passar por uma Auditoria Externa. Realizada por um Órgão Certificador para receber o certificado.

Em todas as etapas citadas acima, recomenda-se a presença de uma empresa em consultoria para garantir ao processo agilidade e efetividade.

3 principais passos para obter a certificação de qualidade em sua rede

Conheça as normas

Não há como conseguir seu certificado de qualidade sem ter ciência do conteúdo prescrito em cada norma e como devem ser seguidas.

Para isso, você deve acessar o site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), adquirir a norma desejada e baixar o arquivo completo com tudo que precisa para que sua empresa seja certificada.

O site é de fácil consulta e apresenta um catálogo digital com as normas, além de cursos e publicações, informações técnicas e institucionais.

Implante as normas em sua empresa

Agora que você tem conhecimento das normas é preciso pô-las em prática. Esta é a etapa mais desafiadora e, possivelmente, a mais demorada.

Note que as normas indicam o que deve ser feito e será exigido de sua empresa para obter a certificação de qualidade, mas não diz como fazer. Isto fica a cargo do gestor da empresa e de sua equipe.

É por esse motivo que muitas empresas contratam consultorias especializadas para auxiliá-las nesse processo. Isso pode ser especialmente benéfico em pequenas e médias empresa que não tem como retirar alguém ou um grupo de funcionários de suas atividades diárias. Para se concentrarem unicamente nos projetos de certificações de qualidade.

Ao analisarmos estas alternativas, podemos ressaltar que um processo de BPM pode ajudar em muito na implementação das normas. Mais ainda se este processo contar com softwares específicos que facilitarão tarefas como modelagem, monitoramento, fluxo de processos, tomada de decisão e melhoria contínua.

A central do franqueado criou uma ferramenta que vale a pena conhecer! 

Contrate um órgão certificador

Depois de sua empresa estar operando dentro das normas estipuladas, com os processos adequados e procedimentos corretos é preciso que um órgão independente ateste e certifique sua empresa.

O processo de certificação da qualidade exige que a empresa demonstre e garanta, por meio de documentos, que seus processos produtivos e de gestão estão em conformidade com as normas. E que os produtos também atendem a esses requisitos. Isso se dá por meio de auditorias, coletas de amostras e ensaios.

Conheça os benefícios que a certificação de qualidade traz para a sua franquia

Segundo a própria Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) existem diversas vantagens em se obter um certificado de qualidade:

      • A organização se tornar mais competitiva com produtos em conformidade com as normas técnicas.
      • Leva as equipes ao comprometimento com a qualidade
      • Permite medir eficazmente a melhoria contínua do seu negócio
      • Leva a inovação e ao desenvolvimento de novas marcas e produtos
      • Leva a eficiência e eficácia dos processos
      • Reduz perdas
      • Melhora a gestão e tomada de decisão
      • Combate a concorrência desleal
      • Melhorar a imagem institucional da empresa
      • Assegura que produtos, serviços ou sistemas estão dentro das normas

Como você viu, a certificação da qualidade é um processo empresarial como qualquer outro. Com a vantagem de estar muito bem estruturado e contar com órgãos e instituições competentes para auxiliá-los a conseguir os certificados desejados.

Gostou do conteúdo? Continue navegando pelo nosso blog e conhecendo diversos assuntos do mundo do franshising! 

Resumo

O que é Certificação de Qualidade?

Certificações de qualidade são um verdadeiro atestado de competência técnica e gerencial para sua empresa.

Quais são as principais normas da ISO?

A ISO 9000 é uma série de cinco normas internacionais relacionadas a gerenciamento e garantia da qualidade da empresa. Nesta família estão contidas as seguintes ISO´s: 9000, 9002, 9003 e 9004. A mais abrangente é a ISO 9001 que incorpora todos os 20 elementos de qualidade da norma.

Como obter a Certificação ISO?

Diagnóstico: Processo para identificar qual é a situação da empresa em relação aos requisitos da norma desejada.

Planejamento: Planejar e organizar tudo que deve ser feito para a implementação total do sistema de gestão que seguirá os requisitos da norma.

Implementação: Esse é o momento em que se coloca a mão na massa.

Auditoria: Após toda a implementação do sistema de gestão compatível com a norma desejada (ISO 9001, ISO 14001 ou outras), a empresa tem que passar por uma Auditoria Externa. Realizada por um Órgão Certificador para receber o certificado.

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