Avaliação 360 graus: A importância de receber um feedback em franquias

Seja na vida privada, no meio acadêmico ou profissional, é sempre relevante saber o que as pessoas a sua volta pensam sobre você. E é para isso que serve a Avaliação 360º. Sendo uma metodologia de avaliação, que possibilita a opinião de diversos colaboradores sobre um profissional. Expressando que um bom feedback pode auxiliar de grande impulso para melhoria no desenvolvimento de um profissional. 

O que você verá neste artigo:

O que é Avaliação 360º?

Com a função de obter um feedback sobre um funcionário de maneira anônima, a avaliação é 360º utilizada para diversos aspectos. Deste modo, essa metodologia não é considerada uma avaliação típica.

Ela possibilita um retorno anônimo de uma pessoa, vindo principalmente de quem trabalha com mais proximidade dela. No entanto, por ser 360º, ela permite um feedback de diversas outras pessoas, sobre diversas perspectivas de um único indivíduo.

Este modelo não cobra necessariamente uma avaliação apenas do sobre o desenvolvimento do papel do profissional em sua função. E sim, em um sentido amplo de perspectivas. Podendo ser expressado elogios sobre o comportamento da pessoa, suas habilidades, que ela representa dentro da equipe, entre outros fatores.

As vantagens com essa metodologia oferecem uma melhor capacitação do indivíduo, tanto na sua comunicação, sua função, e também no seu relacionamento com os demais funcionários.

Pelo fato da mesma ser feita de maneira anônima, ela permite em uma segurança sobre o que será dito, sem medo de criar problemas entre a equipe. Assim deixando todos à vontade para expressarem suas opiniões. 

Outro fator positivo, é o profissional avaliado também poder se autoavaliar. Fazendo com que ele mesmo aponte seus erros e seus benefícios.  

O impacto causado no funcionário ao receber esse tipo de feedback, apresenta ser eficaz. Já que em curto período ele busca mudar seu comportamento sobre aquilo que foi avaliado.

Um dos cuidados ao se fazer essa avaliação é evitar que as opiniões contenham insultos ou ofendam alguém. Cabendo assim ao responsável pela obtenção de feedbacks explicar aos participantes.

Como fazer uma Avaliação 360º?

O passo a passo para se produzir uma avaliação neste modelo é bem simples. Porém precisa ser feito com responsabilidade de planejamento. Por isso criamos um modelo do que é necessário a ser abordado para tal feito em uma empresa.

Garanta a participação de todos

É importante que diversos setores de uma empresa participem e tenham noção da prática e metodologia. Todos devem estar consciente do quanto a avaliação 360º pode ser benéfica para a instituição.

Aponte o que deve ser avaliado

Não se deve apenas escrever o que se pensa sobre o outro. Então é crucial haver um planejamento sobre o que está sendo avaliado, deixando claro o que é relevante em ser dito.

Montagem do questionário

Depois de definir o que será avaliado aos participantes da avaliação 360º, é necessário elaborar o questionário. Quanto mais clara sua elaboração, melhor. Podendo ele ser feito com perguntas objetivas ou escalas.

Conte com apoio 

A obtenção de apoio de gerentes para a produção da avaliação será necessária. Pois ele será o responsável por aplicar a avaliação e informação do feedback ao colaborador. Além de tomar nota sobre as ações do funcionário.

Faça uma estratégia de comunicação

Tente ao máximo criar conversas sobre a importância da avaliação, antes dela ser feita. É importante para todos os conhecimentos sobre ela. Se caso for necessário, deve-se usar materiais como Guias e Vídeos explicativos, para compreensão e como aplicar o método.

Conte com o suporte de software

Quando a instituição contar com um grande número de pessoas é considerável a utilização de ferramentas para fazer a avaliação. Deste modo, será mais fácil um controle das respostas.

Faça uma análise dos resultados

Faça um levantamento de todos os resultados e quais são os mais relevantes, analisando os por cargos e funções. Ao final deve ser decidido quais serão apresentados ao funcionários como feedback.

A importância de uma avaliação de funcionários

Fazer uma avaliação de desempenho de funcionários, auxilia de diversas formas o desenvolvimento de uma empresa e principalmente de seus colaboradores. Por isso uma avaliação 360º pode ser uma boa alternativa para ser utilizada.

Se bem executada, essa tática pode ocasionar em benefícios para a empresa. Pois uma das vantagens desta metodologia está na motivação por mudança de comportamentos e hábitos que o feedback pode ocasionar. 

A longo prazo esse processo auxilia em uma equipe bem motivada, o que é algo extremamente importante e necessário para o crescimento de um negócio. Essa prática pode ser aplicada em diversas empresas, sendo ela bastante comum entre as franquias.

No franchising, a valorização do bem estar de seus funcionários também se faz presente. Pois uma equipe precisa contar com uma boa sincronia para um crescimento satisfatório. 

Gostou do assunto e ficou interessado? Então leia sobre como treinar uma equipe de sucessos.

 

Resumo

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!