Auditorias em PDV: mantendo o padrão de qualidade na rede

Descubra como monitorar os pontos de venda da sua rede de franquias por meio das auditorias em PDV (pontos de venda).

Imagine uma rede de franquias multinacional, com centenas – às vezes milhares – de lojas espalhadas pelo mundo, bastante requisitada pelo público e que mantenha contato direto com o consumidor no seu atendimento. Empresas como o McDonalds e o Subway se encaixam perfeitamente no cenário descrito.  Em comum, elas têm um fator determinante: a padronização.

Uniformizar a fachada de todas as lojas, suas arquiteturas internas, os produtos oferecidos aos consumidores e até mesmo o atendimento dos funcionários,  obviamente, não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, ao se dirigir às unidades de algumas dessas marcas, o cliente espera usufruir da mesma experiência com a qual está acostumado, independentemente do local em que elas se encontrem.

A padronização, portanto, é o que permite que as redes de franchising mantenham essa coesão. Porém, até mesmo em marcas conhecidas, é comum haver reclamações por parte dos consumidores relacionadas à qualidade de determinadas lojas.

Para evitar falhas, reduzir perdas e melhorar a padronização na rede, os gestores contam com diversos recursos. Um deles são as auditorias em PDV (pontos de venda). Mas afinal de contas, o que são elas?

Auditorias em PDV: o que são?

As auditorias em PDV são procedimentos de certificação realizados pela franqueadora. Elas servem para assegurar que todas as regras da empresa estão sendo corretamente seguidas pelos operadores da marca nas suas respectivas unidades (pontos de venda). Em outras palavras, é o processo que garante a padronização da rede de franquias.

As auditorias costumam ser efetuadas por consultores de campo, profissionais contratados exclusivamente para exercerem essa função. Em algumas redes, vem se tornando comum a realização de consultorias por parte de franqueados mais antigos. Afinal de contas, ninguém melhor para inspecionar a rede do que alguém que está acostumado com o seu dia a dia.

No entanto, independentemente de quem for encarregado pela função, é importante que o profissional seja devidamente capacitado. Só assim será possível obter resultados seguros para realização de ações efetivas.

Auditorias em PDV: como fazer?

Já falamos diversas vezes, mas é sempre bom lembrar: para manter a qualidade da rede, é necessário ter padronização. Portanto, antes de partir para as auditorias nos PDVs, é importante que os responsáveis organizem um formato padrão de avaliação.

O procedimento precisa envolver os aspectos essenciais das lojas:

  • aspecto visual do PDV;
  • apresentação e qualidade dos produtos;
  • processos produtivos;
  • atendimento aos clientes,
  • comportamento dos colaboradores.

É fundamental que o mesmo programa de auditorias seja realizado em todas as unidades. Geralmente, cada profissional é encarregado por uma determinada região. Designar localidades específicas aos responsáveis pela avaliação diminui custos e tempo.

As auditorias também devem ocorrer com uma periodicidade definida e, além disso, de forma preventiva. Cabe ao franqueado definir a frequência – o intervalo vai variar conforme a natureza do negócio. Desta forma, é possível observar a evolução das unidades e de conferir se os problemas persistem.

Após o processo, todas as informações devem ser repassadas aos gestores da rede, que farão o diagnóstico de possíveis problemas. As auditorias, juntamente com as reuniões entre consultores e franqueadores, acabam sendo uma forma de não apenas manter a padronização como também de evitar futuras complicações e crises.

CENTRAL DO FRANQUEADO

Você sabia que é possível fazer auditorias de forma muito mais fácil, prática e segura, utilizando a Central do Franqueado?

Caso você ainda não conheça, a Central do Franqueado é uma plataforma online criada para facilitar a gestão da sua rede de franquias. Com ela, é possível aumentar o engajamento dos franqueados com a rede de forma centralizada, organizada e flexível, e com foco na qualidade e na agilidade do atendimento.

A plataforma é dividida em cinco módulos:

  • CAF (Central de Atendimento ao Franqueado): é possível marcar reuniões, enviar comunicados e prestar todo o suporte aos franqueados;
  • Operacional: para a disponibilização de manuais, treinamentos e arquivos com o objetivo de facilitar a transferência de know-how aos franqueados;
  • Compras: uma central de compras com fornecedores e produtos homologados pelo franqueador, possibilitando ao franqueado o envio de ordens de compra diretamente pela plataforma;
  • Qualidade: é possível fazer todo o controle de qualidade da plataforma através de checklists, aplicação de auditorias e implementação de planos de ação;
  • Expansão: o franqueador pode organizar e acompanhar todo o fluxo de negociações com interessados em adquirir uma unidade da franquia.

Auditorias em PDV com a CENTRAL DO FRANQUEADO

O módulo de Qualidade irá lhe ajudar a manter um dos patrimônios mais importantes da sua franquia: a padronização. Por meio dessa poderosa funcionalidade, você disponibilizará checklists, auditorias e planos de ação para seus franqueados, mantendo o padrão da marca e oferecendo o mais alto nível de qualidade ao consumidor final.

  • Criação e edição de checklists para conferências em unidades franqueadas;
  • Aplicação de auditorias, estabeleça planos de ação e melhorias para sua rede;
  • Permite a inserção de fotos, comentários e anotações para registro interno de informações;
  • Relatórios, Rankings e acompanhamento do Padrão das Unidades.

Gostou do conteúdo? Então confira o nosso blog e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado de franquias.

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