Auditorias em franquias: confiando o trabalho de vistoria a terceiros

As auditorias em franquias são avaliações periódicas realizadas em todas as unidades da rede para evitar perdas e promover a melhorias dos processos. Conheça tudo sobre esse importante mecanismo de controle qualidade utilizado no franchising.

Controle de qualidade e padronização: importância

Imagine o seguinte cenário: uma rede de franquias multinacional, com centenas de lojas espalhadas pelo mundo, que possui uma marca consolidada no mercado e é bastante requisitada pelo público. Empresas como o McDonalds e o Subway encaixam-se perfeitamente nesse panorama.

Para se manterem como referência no mercado, elas precisam garantir o controle de qualidade e a padronização. A fachada e a decoração das lojas, o atendimento por parte dos colaboradores, a qualidade dos produto. Como em uma orquestra, tudo precisa estar em perfeita sintonia. Afinal de contas, o cliente dessas marcas espera consumir o mesmo produto, independentemente do local em que esteja.

É a padronização que permite que as redes de franquias atinjam esse nível de maturidade no mercado. Porém, as reclamações dos consumidores em relação a algumas unidades são muito mais comuns do que você imagina. As falhas no controle de qualidade ainda são frequentes, sobretudo em redes que ainda estão consolidando seus processos.

Para evitar falhas e reduzir as perdas, diversos mecanismos podem ser utilizados. Um dos mais eficazes são as auditorias em franquias, que nada mais são do que vistorias periódicas realizadas em todas as unidades de uma rede. Essas avaliações tem o objetivo de encontrar eventuais falhas e apontar possíveis melhorias.

O trabalho é feito por consultores de campo, profissionais especializados que são contratados pelo franqueador.

Auditorias em franquias: por que organizar avaliações periódicas de unidades?

Para manter a qualidade, é necessário promover a padronização. Por isso, é fundamental que o franqueador, juntamente aos consultores de campo, organize um formato padrão de realização de auditorias. A avaliação precisa envolver os aspectos essenciais das lojas: produção, atendimento aos clientes, relacionamento com os colaboradores, condições físicas.

É fundamental que o mesmo programa de auditorias seja realizado em todas as unidades. Os consultores são contratados pelo franqueador de acordo com a necessidade da empresa. Quanto maior a rede, mais trabalho eles terão. 

Redes maiores consumam designar profissionais responsáveis por regiões específicas. Além de permitir que eles estejam mais ambientados com as particularidades do local, é uma forma de reduzir os custos com o procedimento.

Também é indispensável que as auditorias aconteçam com periodicidade. Cabe ao franqueado definir a frequência – o intervalo vai variar conforme a natureza do negócio. Desta forma, é possível observar a evolução das unidades e de conferir se os problemas foram solucionados.

As auditorias são de extrema importância para a evolução da rede, mas um controle de qualidade eficaz não requer apenas isso. Após a visita dos consultores, é essencial que a rede continue acompanhando as unidades e prestando o suporte necessário.

Todas as informações devem ser repassadas aos gestores da rede, que farão o diagnóstico de possíveis problemas. As auditorias, juntamente com as reuniões entre consultores e franqueadores, acabam sendo uma forma de não apenas manter a padronização de uma companhia como também de evitar futuras complicações e crises.

Checklists: facilitando auditorias com a CENTRAL DO FRANQUEADO

Uma ferramenta bastante utilizada no franchising para a realização de auditorias é a elaboração de checklists. Elas nada mais são do que listas com itens a serem conferidos. Nesses itens, encontram-se os pontos de análise das lojas.

As checklists normalmente são organizadas por segmentos (“Atendimento ao cliente”, “Estrutura da loja”) e são bastante práticas e de fácil visualização.

Por mais que a produção manual de checklists funcione, os riscos são maiores. Dados podem ser perdidos. Além disso, o franqueador não tem acesso instantâneo às planilhas dos consultores. Esse é mais um dos casos que pode ser auxiliado pelo uso da tecnologia. Hoje, alguns sistemas facilitam a produção e o compartilhamento de informações em empresas.

Já pensou em possibilitar o acesso de checklists a qualquer lugar, para toda uma rede de franquias que funciona em diferentes cidades?

A plataforma da Central do Franqueado busca auxiliar todo franqueador e franqueado a manter a qualidade de sua rede no módulo ‘Qualidade’, o qual possibilita a criação de checklists e a organização de arquivos de auditoria.

Gostou do conteúdo? Então acesse nosso blog e confira diversos outros materiais sobre o universo do franchising.

Software para Franquias - Peça sua Demonstração agora!