Como utilizar o melhor de uma assessoria de imprensa na sua franquia

Uma das partes mais de difíceis de cuidar e prestar atenção dentro de uma empresa, é a comunicação. Por isso, inúmeras instituições utilizam de uma assessoria de imprensa. Deste modo, utilizando de bons profissionais da área, é buscado melhorar a comunicação, tanto interna quanto externa de um negócio.

O que você irá encontrar neste conteúdo:

O que é assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa é uma pessoa, equipe ou setor existente dentro de uma empresa corporativa, que possui a função de otimizar o relacionamento entre a empresa e veículos de comunicação. A estratégia desta função é, garantir de forma espontânea relações amigáveis com outros meios de comunicação. No entanto, este cargo não é presente apenas em empresas, sendo comum em diversos ramos, ganhando destaque na política.

A relevância de uma assessoria de imprensa é indiscutível, já que, além de seus benefícios, ela também pode auxiliar em momentos complicados, tirando a empresa de conflitos e limpando sua imagem.  Normalmente o papel de um assessor de imprensa é ocupado por um jornalista ou relações públicas. O motivo é a necessidade de um profissional com grande conhecimento para assumir essa responsabilidade. 

Resumidamente, um assessor irá colher informações de seu assessorado, irá elaborar um conteúdo com qualidade e irá enviar para as mídias, na tentativa de sua publicação ou divulgação.  

Tal profissional não garante que o conteúdo irá realmente aparecer na mídia, pois diferente da publicidade, ele não compra o espaço em jornal, televisão, rádio, entre outros. A assessoria é marcada pela conquista sem utilizar dinheiro para pagamentos, por isso seu intuito é criar relações baseadas em laços amistosos.

As funções de uma assessoria de imprensa

Atualmente, muitas empresas não nomeiam tal atividade como assessoria de imprensa, e sim como equipe/setor “Ascom” (Assessoria de comunicação). Além que, com o passar dos anos, a função passou a desencadear outras atividades, fazendo publicação em redes sociais e produzindo conteúdo para as plataformas digitais.

Para se ter uma assessoria de qualidade é necessário que o assessor de imprensa conheça seu cliente. Ele precisa saber todos seus aspectos, como, as fraquezas, pontos fortes, como está o mercado para seu produto, entre demais itens. Só assim será possível criar uma estratégia de comunicação e desencadear seu papel, que será atribuído as seguintes funções:

Estratégias de comunicação

Primeiro de tudo é necessário ser elaborado um planejamento, que irá analisar e definir quais são as mídias que são pretendidas como veículos-alvo e quais assuntos são relevantes para serem encaminhados para elas.

Release

Normalmente é um texto ou áudio com informações sobre a instituição ou produto que pretende ser divulgado, qual será enviado para as mídias de interesse. Por exemplo, uma franquia está inovando em algo dentro do mercado, a mídia ao receber o release pode decidir se a informação é agravante ou não. Caso veja vantagens em publicar, o anúncio irá gerar uma divulgação sem custos.

Auxílio em entrevistas

Um assessor de imprensa estará presente em entrevistas, caso seu assessora participe delas. Dando auxílio antes, durante e após a ação, já que, irá estar junto para a elaboração de perguntas ou criação de possíveis respostas, analisando como cada fala poderá ter uma ação. Durante a entrevista também pode a interromper ao perceber seu assessorado em situação delicada. E após, analisando o impacto de cada resposta ou pergunta.

Follow up

Entre as estratégias de um assessor está a prática de ligar para editores, com a finalidade de oferecer conteúdos sobre a empresa. Também é feito para questionar o recebimento do material por e-mail e manter contato.

Gerenciamento de crises

Em um momento de crise, uma assessoria de imprensa pode auxiliar de grande ajuda para a melhora da situação, pois ela pode moderar críticas externas e otimizar processos de comunicação.

A relevância de uma assessoria

Desde sempre a imagem de uma empresa é vista como um fator a ser levado em conta para a comercialização de um produto. Tanto que existem diversas metodologias para tal feito, como a proposta de valor. No entanto, a assessoria de imprensa, é apontada como valiosa para o lançamento de produtos. 

Por exemplo: Uma franquia de sandálias como a Havaianas está lançando um novo modelo, que é mais confortável, tendo como público-alvo os jovens. O assessor pode então tentar em contato com blog, rádios e jornais, encaminhando textos e materiais. Também poderá tentar uma comunicação com mídias mais especialidades sobre o assunto, como revistas e blogs juvenis. 

É nítida a exclusividade oferecida pelas assessorias de imprensa, principalmente ao mandar um conteúdo exclusivo para as mídias. Isso resulta em grande exposição de um novo produto. No caso do exemplo da franquia de sandálias, em um dia ela seria lançada e no outro estaria presente em diversas mídias.

Uma das vantagens que o torna relevante é o fato da função ser vista com credibilidade dentro do mercado. Muitas empresas de comunicação gostam de receber estes materiais enviados e acabam utilizando eles diversas vezes. O que resulta muitas vezes em uma economia grande em anúncios.

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