Aprendizagem organizacional: obtendo conhecimento dentro de franquias

Contar com uma equipe de colaboradores capacitados e atualizados é essencial para a melhor produtividade de uma empresa. Por isso, é muito recomendado possibilitar dentro de uma instituição uma “aprendizagem organizacional”, que irá acarretar diretamente no lucro de seus funcionários em relação ao trabalho.

Você verá neste artigo:

O que é Aprendizagem Organizacional?

 A própria definição do termo “aprendizagem organizacional”, já diz tudo sobre a prática. Ela é um modelo utilizado para se aprender dentro um negócio. Utilizando dele é possível desenvolver novas habilidades e com isso melhorar suas habilidades profissionais. 

No passado, aplicar uma aprendizagem organizacional em uma empresa, era algo opcional, sendo feito por poucas instituições. Entretanto, atualmente, além dos aspectos como formação necessária para uma função, as empresas também buscam aplicar uma aprendizagem sobre o negócio, pois tal tática se mostrou eficiente.

A proliferação deste modelo aconteceu por um motivo principal: ensinar os profissionais a saírem da teoria e obterem sucesso aplicando seus conhecimentos na prática. Sendo levado em conta, que muitas pessoas saem de instituições de ensino sem grandes conhecimentos aplicados.

No entanto, passar aprendizados organizacionais não é apenas para novos contratados de uma empresa. O tempo dentro do mercado também não interfere sobre isso. Podendo e devendo ser feito esse aprendizado conforme necessário, já que, otimiza o desenvolvimento de seus colaboradores.

Não existe uma fórmula padrão para aplicação deste modelo, então cada empresa possui uma forma de aplicá-lo. Podendo assim, focar no que realmente a instituição necessita, e oferecendo algo específico.  

Podemos resumir a aprendizagem organizacional sendo conhecimentos tanto aplicados por técnicas e métodos. Assim como também conhecimentos formais e informais obtidos dentro de um ambiente de trabalho, como experiências, exemplos e troca de informações.

Porém, para que realmente aconteça uma aprendizagem, é preciso que seus gestores fiquem atentos a três pontos importantes.

  1. Observar como está o ambiente e suas relações;
  2. A estrutura organizacional da empresa;
  3. Como acontecem as políticas e ações gerenciais.

5 tipos de aprendizagem organizacional

Existem diversos tipos de possíveis aprendizados que podem ser tirado de dentro de uma organização. Porém, alguns e realmente são importantes e proveitosos para um profissional. Por conta disso, separamos os mais relevantes.

  1. Através de experiências profissionais

Um conhecimento válido pode ser obtido por meio de experiências vividas no trabalho, podendo ser elas negativas ou positivas. Além da troca de informações entre os colaboradores. Isso auxilia em um planejamento mais elaborado para próximas ações.

  1. Observando seus líderes e suas decisões

Utilizar de seus superiores como um exemplo a ser seguido é uma rica fonte de conhecimento. Analisando suas ações e decisões é possível seguir os passos  que os colocaram em um alto patamar empresarial. Podendo esse ser coletado por meio de conversas ou indicação de apontamentos e materiais profissionalizantes.

  1. Cultura organizacional

Buscando ter conhecimento de como funciona a organização na qual se está trabalhando. Assim será possível saber quais seus objetivos, valores, público e o que se espera dos colaboradores. Esse aprendizado acontece no cotidiano e é importante sempre ser reforçado.

  1. Aprenda através da prática

Aplicar seus conhecimentos teóricos na prática é um grande aprendizado. Isso irá gerar além de domínio intelectual sobre algo, a técnica sobre ele. Sendo este um desenvolvimento que será trabalhado a longo prazo.

  1. Divida seus conhecimentos

Compartilhar seus conhecimentos com seus colegas é uma ótima forma de os auxiliar a desenvolver aprendizados. Além que, desta forma, eles acabaram compartilhando o que sabem com você. Desta forma, todos irão obter aprendizados educacionais.

 Aprendizagem em franquias

Como toda empresa oferece inúmeros aprendizados organizacionais, as franquias também possibilita uma rica troca de conhecimentos. Dos 5 tipos citados acima, todos são presentes dentro de uma unidade franqueada.

O relacionamento entre franqueador e franqueado é uma das melhores formas de troca de experiência. Principalmente, pelos conselhos que ele irá passar para o melhor funcionamento de sua loja. Assim você irá aprender sobre o seu negócio, e também colherá benefícios baseado em informações de alguém que realmente compreende sobre o assunto.

Será possível também, observar como é feita a gestão dos demais franqueados e franqueadores. Tornando-se mais compreender sobre as ações que devem ser tomadas para o melhor funcionamento de sua franquia.

Algo relevante nesse ramo, é o treinamento que será aplicado para as equipes com o sistema know-how. Com ele serão transmitidos diversos conhecimentos para uma boa gestão. 

Gostou do assunto e gostaria de saber outra dica em relação a profissionais para sua franquia? Então acesse nosso conteúdo sobre gestão participativa.

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!