ABF Franchising Expo: saiba mais sobre a maior feira de franquias do Brasil

Descubra tudo o que você precisa saber para chegar preparado na ABF Franchising Expo 2019.

Entre os dias 26 e 29 de junho, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) estará realizando o maior evento de franquias do Brasil. Em 2018, a feira atraiu mais de 60 mil pessoas que, ao longo de quatro dias, tiveram a oportunidade de conhecer os estandes de 407 marcas.

Para este ano, o objetivo é aumentar ainda mais o número de redes participantes e de público presente. Para isso, a feira já confirmou diversas atrações. Ao todo, serão mais de 90 horas de palestras e workshops sobre tudo o que está acontecendo no mundo das franquias.

A Central do Franqueado preparou algumas sugestões para você obter os melhores resultados na ABF Franchising Expo. Confira as nossas dicas para franqueadores e candidatos a franqueados.

Neste conteúdo você irá conferir os seguintes tópicos

Fraqueadores: 3 dicas para se preparar para a ABF Franchising Expo

Como dissemos anteriormente, a exemplo do que ocorreu em 2018, a ABF Franchising Expo deste ano prevê a presença de mais de 60 mil pessoas nos pavilhões azul e branco da Expo Center Norte, em São Paulo, durante os quatro dias de evento. Sem sombra de dúvida, a feira é uma ótima oportunidade para as redes atraírem investidores.

1) Capriche no estande

Um dos pontos cruciais para sua marca fazer sucesso em qualquer feira de franquias diz respeito ao estande. Lembre-se: ele é o primeiro e mais importante ponto de contato com o público.

Apesar de clichê, é sempre bom lembrar que, no mundo dos negócios, a primeira impressão é a que fica. Ou seja, a forma como um potencial parceiro de negócio conhece a sua marca será determinante no momento em que ele for decidir sobre um possível investimento.

2) Forneça experiências inovadoras

Infelizmente, você nunca terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão. Portanto, lembre-se: durante a feira, você terá que ser criativo e transmitir uma experiência positiva e inovadora aos visitantes.

Não basta apenas atraí-los para dentro do seu estande. É preciso fazer com eles se sintam seduzidos pela sua proposta de negócio. Criar experiências únicas pode trazer resultados surpreendentes para a sua franquia. Na maioria das vezes, são as ideias simples que fazem a diferença e criam conexões memoráveis entre a marca e os participantes.

3) Defina estratégias de venda

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Uma boa estratégia para as feiras é utilizar o sistema de captura de leads. No entanto, é sempre bom lembrar que, embora alguns negócios possam ser firmados no decorrer do próprio evento, a maioria dos resultados serão efetivados apenas com o desenrolar do tempo.

Alguns interessados terão que passar por um período de amadurecimento para se preparar para o processo de compra. Por isso, é necessário criar formas para rastrear cada um dos leads gerados.

ABF Franchising Expo: informações aos investidores

A ABF Franchising Expo também oferece ótimas oportunidades de negócio para os investidores interessados em ingressar no franchising. Obviamente, saem na frente aqueles que estão por dentro das últimas informações a respeito do mercado de franquias.

A Central do Franqueado reuniu algumas informações para ajudá-lo a compreender melhor as tendências do franchising brasileiro. Também separamos algumas dicas de estandes que vale a pena visitar.

Segmentos que mais crescem

Segundo a ABF, os cinco segmentos que mais viram os seus faturamentos aumentarem no primeiro trimestre de 2019 foram:

Apesar de não liderar a lista, o destaque fica por conta do segmento de serviços automotivos. Durante o ano passado inteiro, o setor acumulou um aumento de apenas 2,4%, bem abaixo da média geral do franchising, que ficou de 7,1%.

Neste ano, no entanto, o segmento já começou em forte alta. E se engana quem acha que os números são decorrentes de alguma sazonalidade. Afinal de contas, o crescimento no primeiro trimestre de 2018 também esteve longe do desempenho atual, ficando em 3,8%.

Ao que tudo indica, os números do franchising são reflexo das vendas na indústria automobilística, que cresceram 11,4% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018. O aumento da utilização de serviços de transporte particular de passageiros – Uber, 99 Pop, Cabify – também é um indicativo.

Para quem cogita em trabalhar no ramo do serviços para automóveis, a dica é visitar o estande da Acquazero.

Acquazero

A empresa que oferece soluções para limpeza, conservação e restauração de veículos. Com baixo impacto ambiental, a marca utiliza apenas 300 ml de água para a limpeza completa de um carro. Fundada em 2009, a Acquazero rede conta com 93 unidades franqueadas. O investimento mínimo para se tornar franqueado da rede é de R$ 13 mil.

Distribuição física

Apesar de serem maioria (61,3%), os estabelecimentos de rua vêm diminuindo cada vez mais sua participação no franchising. No primeiro trimestre deste ano, o decréscimo foi de 6%. Em contrapartida, as franquias instaladas em shoppings aumentaram 16%. Atualmente, elas representam um quarto das unidades no Brasil.

Mas em se tratando de distribuição física, o maior crescimento ocorreu por conta das franquias home office. Atualmente, elas representam 6,7% das unidades em operação no Brasil. Há um ano atrás, elas eram 4,9%, o que significa que obtiveram um crescimento na ordem de 37% em apenas um ano.

Geralmente, essa modalidade de franquias oferece opções de investimento bem menores que os demais formatos. Já pensou em se tornar franqueado e trabalhar diretamente da sua casa? Então não deixe de visitar o estande da Acqio.

Acqio

A Acqio é uma empresa brasileira que trabalha com a venda de maquininhas para pagamento por meio de cartão de crédito. No mercado há seis anos – quatro deles como franquia – atualmente, a rede conta com mais de 1,3 mil unidades espalhadas por todo o país. O investimento mínimo para se tornar franqueado é de R$ 7,9 mil;

Novos formatos

As lojas são o principal formato de estabelecimento utilizado no franchising. No entanto, nos últimos anos, outras modalidades vêm obtendo um crescimento bem acentuado. É o caso dos quiosques.

Atualmente, eles representam quase 9% das unidades de franquias existentes no Brasil. Com opções de investimento mais acessíveis, somente no último ano, os quiosques aumentaram a sua participação em um terço.

  • Lojas: 80,6%
  • Quiosques: 8,6%
  • Home-Based: 6%
  • Atendimento a domicílio: 2%

Cacau Show

Se você está atrás de um investimento seguro e gostou da ideia de gerir um quiosque, não deixe de conferir o estande da Cacau Show. A empresa é a maior rede de chocolates finos do mundo e quarta maior rede de franquias brasileira.

Idealizado para atendimento em 360 graus, os quiosques da Cacau Show são opções perfeitas para a instalação em galerias e hipermercados. Eles oferecem itens de consumo do dia a dia e presentes. O valor mínimo para quem está pensando em investir no negócio é R$ 125 mil.

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