Saiba quais os 7 pecados capitais que podem afetar a sua franquia

Todo mundo peca e isso é extremamente normal, entretanto, o errado é persistir no pecado! E no mundo dos negócios existem diversos pecados que podem destruir um negócio, principalmente os 7 pecados capitais!

O que você verá neste artigo:

  • O que são os 7 Pecados Capitais
  • Como os 7 Pecados Capitais afetam os negócios
  • Os 7 Pecados de uma franquia 

O que são os 7 Pecados Capitais

Indiferente de crença ou religião, todo mundo conhece sobre os 7 pecados capitais. Talvez nem todas as pessoas saibam todos de cabeça, mas, ainda sim, sabe os mais populares. Simplificadamente, eles representam 7 pecados comuns, que são os mais prováveis a serem cometidos.

 O motivo é o fato deles serem ligados a sentimentos negativos que somos mais possíveis de sentir, assim como maneira de agir. São eles: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Todos eles são contrários a valores para ser uma boa pessoa, como ser humilde, generoso, justo, empático, entre outros.

Seu surgimento e sua propagação aconteceram através da Igreja Católica durante a Idade Média, pelo século VI. Mas apesar disso, eles já eram cometidos pelos seres humanos a muito tempo. São sentimentos comuns, que podem ser sentidos por qualquer pessoa em qualquer momento, podendo afetar muito a vida de um indivíduo, tanto a pessoal, quanto a profissional se sentidos em excesso.

Não é difícil encontrar pessoas com esses pecados dentro de empresas, principalmente pelo ambiente profissional muitas vezes estimular uma competição. É preciso ficar atento a tais comportamentos, tanto por parte dos chefes, quanto de colaboradores. Pois se os 7 pecados se mostrarem presentes, eles podem trazer riscos para sua franquia.

Como os 7 Pecados Capitais podem afetar seu negócio

Avareza

Visto como o pecado do dinheiro e da ganância, ele é um dos mais comuns nas empresas. Ele pode afetar muito uma instituição, já que, um colaborador ou chefe assim, não pensa no bem estar dos outros e fará o que for preciso para conseguir dinheiro. Será desesperado e irá tentar crescer de todo o jeito, nem que seja trapaceando.

Gula

Apesar de muito interpretado como o pecado da fome, também pode ser visto com outros olhos, referindo ao desejo de sempre querer algo em excesso. 

No mundo dos negócios, pode afetar pelo egoísmo, já que, a pessoa vai tentar sempre conseguir mais coisas que os demais. Seja para ganhar benefícios ou não, apenas por quer abraçar tudo para si.

Inveja

Sentir um pouco de inveja é até normal, mas quando em excesso pode destruir uma equipe de trabalho. Uma pessoa invejosa irá cobiçar tudo que é dos outros, e para saciar esse sentimento, irá tentar atingir seus colegas. 

Ira

Conhecido como o pecado da raiva, pode gerar um ambiente de trabalho hostil. Onde colaboradores podem estourar e criar confusões por coisas mínimas a qualquer momento. Além disso, pode ocasionar diversos desentendimentos, causando dor de cabeça a todos.

Luxúria

O pecado da carne, do sexo e do desejo. Pode não parecer, mas ele é mais comum do que se parece dentro dos negócios. Acontecendo em situações que podem ser consideradas assédio sexual

Preguiça

Esse pecado existe em todos os lugares e em todas as pessoas, porém, é preciso tomar cuidado. Uma pessoa preguiçosa dentro de um negócio pode afetar diretamente uma equipe e sua produção, já que sempre deixará as coisas para depois, assim acumulando tarefas. Vale ressaltar, que tanto preguiça emocional quanto física afetam da mesma forma.

Soberba

É bom ter orgulho, entretanto, em excesso ele é muito maléfico. Um funcionário soberbo não aceita críticas e acredita sempre estar com razão, também não vai aceitar ajuda, optando por trabalhar sozinho. Diferente da gula, ele não quer tudo para si, e sim, acredita que é melhor que os demais e não precisa de ajuda.

Os 7 Pecados que você pode estar cometendo na sua franquia

Como você pode ver os 7 pecados capitais podem trazer diversos riscos a sua empresa, por isso é importante ficar atento a eles. Entretanto, se seu negócio for uma franquia, você pode estar sujeito a outros 7 pecados que podem influenciar seu bom desempenho, sendo eles:

1 – Não contar com um Módulo CAF

Possuir uma Central de Atendimento ao Franqueado é essencial para sua franquia, e não contar com é um grande pecado para sua empresa. Com ele é possível organizar, agilizar e melhor o suporte à rede. Sendo bastante recomendado por sua praticidade.

2 – Não contar com um Módulo Operacional

Para ter um melhor controle de sua franquia é muito recomendado contar com um Módulo Operacional. Já que, será mais acessar arquivos do seu negócio, aplicar treinamentos e também garantir a segurança de informações.

3 – Não contar com um Módulo de Compras

Possuir um Módulo Compras irá lhe garantir um controle das compras feitas pelos demais franqueadores. Além de afetar positivamente o processo de compras, obtendo dados por meio de gráficos e relatórios.

4 – Não contar com um Módulo Qualidade

Com um Módulo de Qualidade é deixar padronizado, deixando as informações organizadas de maneira simples e fácil acesso. Também é possível com ele criar checklists e analisar como estão as demais unidades.

5 – Não contar com um Módulo Expansão

Para se ter controle de com está suas vendas, e principalmente como está seu funil de vendas e o tempo levado para cada negociação, é ótimo ter um Módulo Expansão. Com ele se torna mais fácil analisar problemas encontrados nas vendas, além de permitir o contato com interessados na sua franquia.

6 – Não contar com um Módulo Projetos

Possuir um Módulo Projetos na sua franquia é essencial! Ele irá auxiliar muito para o seu planejamento, sendo mais fácil cumprir prazos com sua ajuda. Também se torna mais simples saber o quanto está sendo gasto com cada projeto.

7 – Não contar com a plataforma da Central do Franqueado

Acredito que esse seja o maior pecado que você pode estar cometendo na sua franquia, que é ainda não utilizar a plataforma de suporte para franquias da Central do Franqueado. Com ela, é possível evitar os outros 6 pecados anteriores, pois conta com inúmeros benefícios! Então, não continue pecando e veja mais sobre o software.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o mundo das franquias? Então veja nosso conteúdo sobre gerenciamento de riscos.

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!