7 dicas definitivas para o treinamento dos seus franqueados

   Oferecer um treinamento do qualidade aos seus franqueados e às suas equipes é um dos primeiros passos para alcançar o sucesso com a rede. Sem o treinamento correto, a marca perde o padrão de qualidade e o franqueado fica perdido em meio a tantos processos.

   Para gerenciar corretamente a unidade, o franqueado precisa ser inserido no universo da empresa, aprendendo todos os processos de gestão e funcionamento da sua nova loja. Foi para isso que ele investiu na sua marca, certo? Para não ter que trilhar todo o caminho sozinho. É justamente na fase de treinamentos que o franqueado vai começar a entender como é a organização da sua empresa. Por isso, capriche!

   Selecionamos sete dicas definitivas para que o treinamento da sua rede seja impecável. Confira:

#1 Tenha uma equipe preparada e qualificada para elaborar os treinamentos e para ministrá-los aos franqueados

Sua rede precisa ter materiais claros, didáticos e objetivos para facilitar a aprendizagem de todos os conteúdos referentes à marca. Uma equipe preparada vai saber identificar dificuldades, sanar dúvidas cabeludas e lidar com adversidades que possam aparecer durante o treinamento.

#2 Revise todos os manuais da marca nos treinamentos

Nos treinamentos iniciais, e também nos de atualização, é importante que os manuais sejam explorados. São esses materiais que contêm a essência da marca, e os franqueados precisam sabê-los de cor!

#3 Deixe os materiais sempre disponíveis para o franqueado

Se o material estiver disponível, o franqueado pode acessar novamente sempre que tiver alguma dúvida ou precisar se lembrar de algum processo. Uma dica é gravar os treinamentos e transformá-los em vídeos no Youtube. 

#4 Invista em uma plataforma online para os seus manuais e treinamentos

Imagine que você formatou e elaborou materiais incríveis sobre a sua rede e enviou tudo por e-mail para todos os franqueados. Porém, alguns meses depois, a mensagem foi esquecida no meio de tantos e-mails diários que todos recebem em suas caixas. Seu esforço foi perdido, porque seus franqueados não estão encontrando e acessando o material. Além disso, toda vez que fizer alguma alteração, vai precisar enviar tudo novamente.

Vale Ler:  Vale a pena expor em uma feira de franquias?

Isso não acontece se você investir em um software para franquias. Na Central do Franqueado, há um módulo especial, o módulo Operacional, para manuais e treinamentos da rede. Nessa seção, o franqueador faz upload dos manuais, treinamentos e arquivos, e disponibiliza para os franqueados, que poderão acessar o material sempre que desejarem.

Além disso, sempre que houver uma atualização ou mudança, os franqueados serão notificados. Dessa maneira, a rede fica permanentemente atualizada.

#5 Identifique os erros, por meio de auditorias, e crie treinamentos atualizados

Não adianta ficar repetindo sempre os mesmos treinamentos. Você precisa criar conteúdos para aqueles pontos que estão causando mais problemas dentro das franquias. Por isso, é importante fazer uma auditoria de qualidade, com um checklist certeiro e detalhado. Dessa maneira, você vai conseguir identificar o erro direitinho e vai saber onde atuar no novo treinamento.

Leia mais sobre a importância do checklist para franquias

#6 Não esqueça que, além dos franqueados, o franqueador também precisa receber treinamento

É essencial que o gerente e o dono da marca estejam sempre atualizados sobre os novos modelos de negócio, regras jurídicas, economia, tendências, entre tantos outros assuntos.

Leia mais sobre dicas de como o franqueador para se manter atualizado

#7 Esteja sempre disponível para atender seu franqueado

Uma das principais dores dos franqueados hoje é a falta de suporte por parte de seus franqueadores. O dono ou gerente da rede precisam estar à disposição das franquias, para ouvir seus feedbacks, reconhecer acertos e melhorar o que ainda não está bom.