5 Porquês: como aplicar esse método na sua franquia

A técnica dos 5 Porquês é uma das ferramentas mais efetivas para a análise da causa raiz no arsenal da gestão Lean. Todo time enfrenta obstáculos no seu trabalho diário. No entanto, o uso dos 5 Porquês o ajudará a encontrar a raiz de qualquer problema e protegerá o processo contra erros e falhas recorrentes.

O que você verá neste conteúdo: 

O que são os 5 porquês?

Os cinco porquês é um método de explorar relações de causa e efeito. Essa técnica pode ser usada como parte de uma análise de causa raiz para descobrir formas de evitar incidentes futuros.

A técnica dos 5 porquês ajuda analistas a determinar a causa raiz de um problema causado repetidamente. “ Por quê?” Os analistas são alertados a usar dedução para se concentrar nos processos e não no comportamento, para evitar conclusões precipitadas. 

Exemplo de 5 porquês: 

Problema: As newsletter de atualização do sistema não foram enviadas no prazo correto.

  1. Por que as newsletter não foram enviadas a tempo?

           Porque as atualizações não foram implementadas até o prazo final.

  1.  Por que as atualizações não foram implementadas a tempo?

Porque os desenvolvedores ainda estavam trabalhando nos novos recursos.

  1. Por que os desenvolvedores ainda estavam trabalhando nos novos recursos?

Porque um dos desenvolvedores não conhecia os procedimentos.

  1. Por que o desenvolvedor não estava familiarizado com todos os procedimentos?

Porque ele não foi treinado adequadamente. 

  1. Porque ele não foi treinado adequadamente?

          Porque os responsáveis pelas contratações acreditam que os novos funcionários não precisam de um treinamento extensivo e devem aprender enquanto trabalham. 

Nessa situação notamos que a causa raiz do problema acabou sendo algo completamente fora do esperado.

Não é algo técnico, mas um problema de processo. Isso é algo típico, porque nós  tendemos a focar nas partes do produto relacionadas ao problema e negligenciar o fator humano. 

Portanto, a análise dos 5 porquês tem o propósito de inspecionar um certo problema a fundo, até que nos mostre a causa real. 

5 porquês na prática

A técnica dos 5 porquês pode ajudá-lo na melhoria contínua em qualquer nível na sua organização. Aqui estão alguns passos básicos que você deve seguir. 

  • Forme uma equipe 

Tente montar uma equipe de pessoas de diversos departamentos e eles deverão estar familiarizados com o processo que será investigado.

  • Defina o problema 

Discuta o problema com o time e faça uma afirmação clara sobre ele. Isto,        o ajudará a definir o escopo do problema que você terá que investigar. 

  • Pergunte Por quê 

Incentive uma pessoa a facilitar o processo. Esse líder fará as perguntas, as respostas devem ser baseada nos fatos reais. 

  • Tome Medidas

Depois do time detectar a causa raiz, terão que tomar algumas atitudes corretivas, todos devem discutir e encontrar a melhor forma solução.    

Como os 5 porquês pode ajudar na sua franquia

 É comum resolvermos problemas de acordo com seus sintomas, já que é difícil encontrar tempo e habilidade para resolvê-los. A ferramenta dos 5 porquês, torna-se mais fácil e prático obter resultados satisfatórios na solução do problema.

 Dessa forma a metodologia foca na causa dos ocorridos e evita que eles reapareçam em outras situações. Um truque simples e eficiente para eliminar falhas pequenas, porém constantes que atrapalham o desenvolvimento dos processos. 

Esse método faz com que a equipe reflita sobre os problemas de forma mais aprofundada, focando em chegar numa causa raiz. Os sintomas dos problemas se unem para mostrar o que realmente está causando a falha. Sendo assim, fica muito mais fácil chegar numa solução.  

Investir na análise do problema também faz com que a equipe se una, o que é essencial para o desenvolvimento das atividades. 

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre metodologias que podem ajudar em seu negócio, acesse nosso conteúdo sobre como utilizar a metodologia 5W2H em sua franquia!  

Resumo

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!