Saiba como se preparar antes de abrir uma franquia

Entrar para o franchising nem sempre é tão simples como parece. Estar disposto a enfrentar todos os processos de aprendizado de know-how, implantação, treinar funcionários, tudo é um processo longo e muitas vezes cansativo. Então, para não ser pego de surpresa na hora de ter o seu negócio no mercado de franquias, confira nossas dicas e saiba como se preparar antes de abrir uma franquia!

Investir no franchising é uma maneira fácil e menos arriscada de se tornar um empreendedor. Com o pagamento de uma taxa inicial e outras despesas fixas Рcomo os royalties Рvocê pode ter o seu próprio negócio se tornando operador de uma marca reconhecida.

Muitos empres√°rios s√£o atra√≠dos pelo franchising por considerarem uma maneira quase garantida de come√ßar um neg√≥cio e ter sucesso. Mas n√£o √© bem assim. As franquias tamb√©m podem envolver eventuais complica√ß√Ķes capazes de ¬†diminuir os lucros e causar insatisfa√ß√£o.

De acordo com Gustavo Garcia, fundador do portal de negócios meuBiZ, referência em vender empresas e franquias, abrir uma franquia pode não ser tão simples quanto parece à primeira vista.

O Departamento de Pequenas Empresas dos Estados Unidos (SBA) analisou uma série de dados de empréstimos realizados para empresários.  No estudo, descobriu-se que os franqueados estão entre os maiores inadimplentes.

Um dos motivos apontados é que os franqueados geralmente não fazem um planejamento adequado de todo o investimento que será necessário. Assim, precisam tomar empréstimos e não conseguem pagá-lo até que a franquia comece a render frutos. Isso quando o negócio é realmente um bom investimento. Mas nem sempre é isso que ocorre.

A Central do Franqueado preparou alguns passos que você deve seguir  para se preparar antes de abrir uma franquia.

1 ‚Äď Abrir uma franquia: invista no que voc√™ realmente gosta

De acordo com Gustavo, existem muitas franquias interessantes e rentáveis. Se você está buscando empreender, é muito provável que já tenha se interessado por diversos modelos e segmentos. Isso vai acontecer constantemente.

Por este motivo, o ponto mais importante é buscar uma franquia que vá te satisfazer. Procure trabalhar em algo em que você se irá se sentir realizado.

O retorno financeiro é fundamental para dar sustentabilidade ao negócio. Mas o que realmente vai te manter motivado é a sua paixão por operá-lo.

Com tantas franquias no mercado, a tentação de pular de galho em galho é grande. Portanto, pergunte-se: este é um negócio que eu quero operar? Como é o dia a dia dele? Esse é o modelo que me atrai como empreendedor?

2 ‚Äď Ao abrir uma franquia, pesquise¬† o mercado da sua cidade

Uma franquia pode ser um excelente negócio em uma cidade e um péssimo negócio em outra. Isso porque as características do mercado podem mudar de  região para região.

Gustavo conta que √© comum no mundo dos neg√≥cios ouvir que no Brasil, se uma empresa ‚Äúd√° certo‚ÄĚ em Minas Gerais, ela ‚Äúdar√° certo‚ÄĚ em qualquer lugar. Isso porque o mercado mineiro costuma ser mais conservador que no restante do pa√≠s, sendo um bom teste para empresas.

Essa simples reflexão mostra como é importante analisar o perfil do mercado onde você pretende atuar. Quais são as características do setor na localidade? Existem concorrentes? Quem são e pelo que eles se diferenciam? Quais são as características do seu potencial consumidor? Onde eles estão? A franquia é adequada a eles?

3 ‚ÄstConhe√ßa o neg√≥cio em que est√° ingressando

Após decidir que tipo de negócio você está disposto a operar e garantir que ele pode funcionar na sua cidade, é hora de conhecer a franquia que vai comprar.

Existem muitas franquias no estilo ‚Äúfogo de palha‚ÄĚ, que iniciam, promovem um furor e algum depois desaparecem. Isso √© mais comum do que voc√™ pensa. Geralmente, o problema ocorre porque nem todas as empresas est√£o preparadas para o processo de expans√£o.

Operar um negócio é diferente de expandi-lo. Portanto, nessa etapa você deve se certificar da preparação da franquia e do sucesso dela.

Faça uma visita à franqueadora, conheça seus processos. Entenda como se desenvolve a operação e que tipo de suporte é fornecido aos franqueados. Quantas unidades da marca existem atualmente? Quantas delas são próprias e quantas são franqueadas? Alguma franquia já foi revendida? Alguma fechou? Por quê?

√Č importante notar que, quanto mais tempo no mercado com o modelo de franquias, mais segura √© a empresa. Investir em uma rede com mais de 30 anos, mas s√≥ come√ßou a franquear h√° dois, tamb√©m pode ser arriscado. O tempo de franqueamento √© t√£o importante quanto o tempo de exist√™ncia da marca.

4 ‚ÄstConverse com outros franqueados e ex-franqueados

Se você conseguiu validar a segurança de investir na franquia sob a ótica do franqueador, é hora de enxergar pela ótica do franqueado.  Converse com pelo menos três, um em cada etapa:

  • em implementa√ß√£o;
  • implementada h√° poucos meses;
  • implementada h√° mais de um ano.

Se a franquia que você escolheu não possui três franqueados distintos, cogite pesquisar outras franquias disponíveis. O risco de investir em um negócio pouco explorado é exponencialmente maior.

Ao se ¬†encontrar com os franqueados, questione quanto eles gastaram para inaugurar a unidade, como foi a implementa√ß√£o, o suporte, como est√£o as vendas, quais os desafios enfrentados. Pergunte sobre o capital de giro necess√°rio. Nessa etapa, voc√™ vai obter muitas informa√ß√Ķes para os est√°gios seguintes (an√°lise de custos).

Fale também com ex-proprietários, caso haja algum. Aqui é mais provável que você se depare com as experiências negativas do franqueado. Pode ter havido pouca orientação e assistência em áreas vitais ou o pode ter havido falha por parte do operador. Lembre-se que ambas as partes podem errar.

5 ‚ÄstAnalise o investimento, os gastos e o retorno

Muitos empreendedores come√ßam a analisar uma franquia pelo investimento necess√°rio e pela sua previs√£o de lucros. O melhor √© criar um filtro inicial utilizando esse crit√©rio e tamb√©m fazer uma an√°lise criteriosa no final, depois de recolher todas as informa√ß√Ķes necess√°rias nas etapas anteriores.

Há franqueadores que exigem que seus franqueados comprem todos os equipamentos e estoques de determinados fornecedores ou da própria rede. Embora algumas compras centralizadas ofereçam preços mais baixos, há sempre a tentação de explorarem os preços para fazerem disso outra fonte de receita.

Caso a franquia escolhida atue neste modelo, é fundamental que o empreendedor compare todos os custos com os preços praticados no mercado antes de assinar qualquer contrato.

Nem sempre os lucros s√£o instant√Ęneos

Gustavo lembra que existem duas etapas de nas quais s√£o realizados gastos. A primeira √© o desembolso do investimento inicial, gasto com o pagamento da taxa de franquia, com a compra de equipamentos, ponto comercial, instala√ß√Ķes, com o primeiro estoque, a contrata√ß√£o de pessoal e tecnologia. Essa etapa finaliza quando o neg√≥cio est√° pronto para operar.

A partir daí inicia-se a segunda fase. Nela, o empreendedor precisa manter o negócio até que as suas receitas cubram as despesas. Nessa etapa, é preciso suportar financeiramente o capital de giro para pagar contas diárias, a manutenção do local, a variação do estoque e os salários, inclusive o pró-labore do empresário.

Coloque todos os dados em uma planilha e faça análises de cenário. Quando você começará a ter lucro considerando hipóteses negativas, positivas e regulares? Se o resultado valer o seu investimento, entre com tudo para vencer!

Esses cinco passos validarão a sua confiança na empresa, mas não podem garantir o retorno do  investimento, pois o sucesso de uma franquia depende tanto do franqueador quanto do franqueado. Portanto, esteja preparado!

Gostou do conte√ļdo? Ent√£o entre no nosso blog e confira diversas outras informa√ß√Ķes sobre o universo do franchising.

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