Como otimizar o site da franquia para atrair mais candidatos

Para muitas redes, o site da franquia é a principal vitrine e porta de entrada para candidatos a franqueados. Por isso, a forma de organizar a página pode tanto ser algo crucial para alavancar a expansão quanto pode custar oportunidades de negócio à franqueadora.

 

Na teoria, esse é o cenário ideal: o interessado entra no site diretamente ou por meio do Google, completa um cadastro e a equipe de expansão ganha um novo contato para negociar as vendas.

Porém, isso nem sempre acontece. Basta comparar métricas de número de acessos com o volume de leads gerados para perceber que muitos visitantes acessam o site da franquia e saem sem preencher o formulário.

Isso pode acontecer por diversos motivos e alguns deles podem ser resolvidos por algumas boas práticas no desenvolvimento do site. A seguir, você confere algumas dicas para otimizar o site da franquia e atrair mais candidatos.

Otimização para buscadores

Se você ainda não aplica práticas de SEO no seu site da franquia, esse é o primeiro passo para melhorar os resultados. SEO (Search Engine Optimization) diz respeito a um conjunto de estratégias que têm como objetivo melhorar a visibilidade de uma página em resultados de buscas do Google.

Pense como o seu potencial franqueado. Alguém interessado em abrir uma franquia de roupas, por exemplo, pode começar o processo pesquisando por opções no Google. Portanto, aparecer para essa pessoa já nesse primeiro momento é muito importante – e as técnicas de SEO podem te ajudar a chegar às primeiras posições orgânicas nos resultados.

Estratégias como produção de conteúdo relevante, bom uso de palavras-chaves, link building e otimização de imagens são algumas das ações de SEO possíveis. Saber como seus concorrentes se posicionam e monitorar o posicionamento da sua página constantemente também é fundamental para manter bons resultados no longo prazo.

Posicionando-se na primeira página de resultados em buscas por termos estratégicos para sua franquia você aumenta a visibilidade do site e potencializa o volume de visitas. E quanto mais visitantes, mais chances de converter novos leads.

Garanta uma boa navegação

Ninguém gosta de clicar em um link em busca de informações e se deparar com uma página confusa, de leitura difícil e navegação complicada. Chegar ao primeiro lugar em buscas do Google não vai trazer melhores resultados se o site da franquia não for amigável.

Aqui, é necessário pensar desde o desenvolvimento, com um bom uso de cores e fontes, por exemplo, até o tempo que a página leva para carregar, o uso de imagens, o posicionamento de menus e a organização de cada informação dentro da página.

Se o visitante demora muito para encontrar uma informação sobre a franquia, é mais provável que ele feche o site do que que ele preencha um formulário para saber mais. Não “sonegue” dados importantes no site: disponibilize informações completas sobre o modelo de franquia na página, contando com faixa de investimento, vantagens do negócio e depoimentos de franqueados, por exemplo.

Assim, o site da franquia passa mais segurança para quem está pesquisando sobre a marca, aumentando as chances de levar um novo lead para o formulário de cadastro.

Falando no formulário, é fundamental que a navegação também seja planejada para destacar a área de cadastro no site. Faça com que o formulário seja chamativo e fácil de encontrar, colocando-o em mais de um local, inclusive em pop-ups.

Construa um bom formulário

O visitante encontrou seu site no Google, navegou pelas páginas de informações e conseguiu localizar o formulário facilmente. Agora, será que ele vai preencher o cadastro?

Construir um bom formulário pode fazer uma grande diferença no número de cadastros.

Muitos formulários trazem uma dezena de campos para serem preenchidos, solicitando dados sensíveis – como capital para investimento, número do CPF e endereço, por exemplo – e terminam com um botão que diz algo como “quero ser um franqueado!”.

Pessoas que estão tendo um primeiro contato com a sua franquia provavelmente não estão prontas para entregar essas informações, nem para assumir esse compromisso neste momento.

É preciso saber encontrar um bom equilíbrio entre as informações essenciais que a sua equipe de expansão vai receber e que tipo de dados podem “espantar” um candidato na hora de preencher o formulário. O ideal é que, inicialmente, você disponibilize um formulário mais básico no site da franquia, para captar leads que têm interesse em receber mais informações. Depois, é possível aprofundar o conhecimento nesses leads entregando formulários de qualificação mais completos.

Dicas anotadas? Faça uma revisão no site da franquia e boa expansão!

 

Conteúdo produzido pela equipe do portal Guia Franquias de Sucesso.