3 erros para não cometer na divulgação da franquia

Propaganda é a alma do negócio. No mercado de franquias, essa máxima pode ser muito verdadeira, especialmente quando falamos em expansão. Afinal, não dá para esperar que candidatos a franqueados apareçam batendo na sua porta: a divulgação da franquia é fundamental para o crescimento da rede.

 

 

As possibilidades para divulgar uma franquia são diversas e fazem toda a diferença não só no número de candidatos interessados em abrir uma unidade da marca, mas também no perfil do empreendedor que vai entrar no negócio. Pensando em longo prazo, a criação de uma estratégia de divulgação vai refletir diretamente no sucesso da rede de franquias – seja na popularidade da marca, no número de unidades ou no faturamento da empresa como um todo.

Para te ajudar a definir ações de divulgação da franquia, elencamos alguns erros que devem ser evitados para que esse processo seja realmente eficaz. Confira!

1. Não otimizar o site da franquia

Vamos começar do básico: como está o site da sua franquia? O site da franquia é a principal vitrine da sua marca e, portanto, deve ser um espaço acolhedor.

Na prática, isso significa contar com informações objetivas, claras e facilidade na navegação. Ao entrar no seu site, os visitantes não podem ficar confusos ou continuar com dúvidas. É fundamental organizar a página de forma que os principais dados da franquia sejam fáceis de ser encontrados, além de criar um visual que passe segurança e profissionalismo aos usuários.

O formulário de cadastro e formas de contato com a empresa também devem estar evidentes. Capriche no posicionamento dessas ferramentas e utilize recursos como botões e call to action para melhorar as chances de conversão dos visitantes em leads.

Outro ponto importante na divulgação da franquia é otimizar o site para os mecanismos de buscas. Ações de SEO (Search Engine Optimization) ajudam a fazer com que sua marca apareça para pessoas que estão realmente interessadas no que você tem a oferecer – e a primeira parada de muitos interessados em franquias é uma pesquisa geral no Google.

De acordo com dados da Google, mais de 70% das pessoas buscando por assuntos relacionados a B2B começam a pesquisar por meio de termos genéricos. Assim, posicionar seu site em resultados para buscas como “franquias baratas” e “franquias de alimentação”, por exemplo, pode ser uma excelente forma de ganhar visibilidade.

 

2. Ter apenas uma forma de captar leads

Se a única forma de captação de leads para sua franquia é um formulário de cadastro no seu site, saiba que você está perdendo muitas oportunidades de negócios. Ainda que o site seja uma importante porta de entrada para candidatos, essa não é a única maneira de receber contatos.

Na hora de traçar as ações de divulgação da franquia é importante apostar em canais diversos. As opções são muitas: é possível investir em geração de leads por meio de campanhas de links patrocinados, mídias sociais, sites parceiros, entre outros.

Aqui, não basta apenas investir em diferentes plataformas para a divulgação, mas também pensar em quais recursos fazem mais sentido para o seu negócio e podem trazer leads qualificados. Portais especializados em franquias e feiras de franchising são ótimas oportunidades, uma vez que atraem um público mais interessado nesse universo.

3. Ter uma única estratégia para trabalhar com os leads

A divulgação da franquia não termina quando um lead entra para a sua base de cadastros: é preciso saber o que fazer com esses contatos para que, de fato, eles se transformem em franqueados.

Para trabalhar os leads de forma assertiva é importante ter em mente que do outro lado de cada endereço de e-mail ou número de telefone tem uma pessoa – e que as pessoas são diferentes. Enquanto alguns leads já estão mais preparados para tomar uma decisão e fechar negócio com você, outros podem estar ainda em uma fase mais inicial de pesquisa e apuração de informações.

Ou seja, tratar todos esses contatos da mesma forma pode não ser a melhor forma de gerar resultados.

Implementar técnicas de segmentação e qualificação de leads vai ajudar a visualizar os contatos conforme perfis específicos, o que permite trabalhar as abordagens mais adequadas a cada tipo de candidato. Leads mais qualificados estão prontos para receber uma ligação da sua equipe de vendas para uma conversa mais direta; já os leads em estágios mais iniciais podem entrar em ciclos de nutrição com e-mails que aprofundem o relacionamento deles com sua marca.

Aproveite as dicas e boa expansão!

Conteúdo produzido pela equipe do portal Guia Franquias de Sucesso.