Por que adotar uma ferramenta para gestão de equipes em redes de franquias?

Por mais que cada franqueado exerça seu papel como gestor de sua loja, é função da franqueadora encontrar os melhores meios para que a rede funcione adequadamente como um todo. Nisso, ferramentas de gestão de equipes são essenciais. Saiba os porquês

É com muita dedicação, comunicação, trabalho em equipe, que uma rede de franquias se mantém de pé. O próprio formato não existiria sem o engajamento inicial de franqueados, que anteriormente eram apenas investidores interessados na empresa. Ao passo que participam das entrevistas iniciais, assinam o Contrato de Franquia e se capacitam como franqueados, os novos operadores das unidades da rede se comprometem a seguir os padrões determinados pela marca.

Mas, não é apenas da responsabilidade dos franqueados que sobrevive uma rede. O franqueador, juntamente com sua equipe, têm diversos deveres a prestar à empresa e aos operadores de cada uma das unidades em operação. O trabalho começa no programa de treinamento, o qual além de capacitar os novos franqueados, serve como medida preventiva para eventuais problemas de gestão nas lojas. De qualquer forma, problemas podem aparecer em meio à rotina de uma unidade – e nesses momentos, as redes realmente bem estruturadas resolvem a crise, seja qual ela for. Prezar pela melhor estrutura da empresa, afinal, acaba sendo do trabalho da equipe da franqueadora.

 

 

Então, o que é ser uma rede de franquias bem estruturada? Em linhas gerais, a rede com uma estrutura firme é aquela que funciona em sinergia e em unidade, independentemente do seu número de lojas. Sinergia e unidade, em franquias, além de serem garantidas através do respeito às normas de padronização da rede, são mantidas pela fluidez na comunicação entre franqueador e franqueado. É na proximidade entre as partes que o franchising funciona. Como alcançar tal proximidade em uma rede que funciona em diversas e, muitas vezes, longínquas localidades?

Aí, entram as ferramentas de gestão de equipes. Ao funcionarem de forma online, são de uso fácil e acessível em qualquer contexto. Em redes de franquias, elas possuem diversas funções. Nest post, mostraremos os três principais motivos pelos quais todo franqueador deve considerar utilizar uma ferramenta de gestão – como, por exemplo, nossa própria plataforma, a Central do Franqueado. Vamos lá?

1. Para manter o controle de qualidade da rede

O maior princípio de uma empresa que funciona no formato de franchising deve ser, sem dúvida, sempre proporcionar a todos os seus consumidores a melhor qualidade em todas as suas lojas. Para isso, é fundamental que toda rede aplique com seus franqueados um programa completo de treinamento, que capacite ao máximo os operadores das unidades.

Porém, o controle de qualidade da empresa deve ser contínuo e não se dá apenas pelo treinamento. O acompanhamento das unidades é de suma importância para a garantia da padronização dos produtos e serviços da rede. Até porque, em momentos, existirão novos produtos, novas campanhas e novas políticas da empresa a serem exercidas nas lojas.

Ferramentas de gestão são uma maneira viável, principalmente no âmbito financeiro, para que a equipe da franqueadora mantenha os olhos sobre toda e qualquer unidade de franquia. Pela Internet, é possível conferir checklists de demandas e prestar suporte ao franqueado a qualquer momento, por exemplo. Realizar tal trabalho pessoalmente em todas as vezes, além de caro, não é nada prático.

Confira: faça checklists, relatórios e aplique auditorias no módulo ‘Qualidade’ da Central do Franqueado

2. Para tornar a comunicação entre as unidades mais prática, acessível e rápida

Supervisionar não é a única função da equipe da franqueadora. Mencionamos anteriormente a importância da proximidade entre franqueador e franqueado. A proximidade em questão se dá por uma relação profissional firme e direta, a qual começa no momento da contratação, perdura durante o treinamento e se mantém em toda a atividade do operador na franquia. Como representante da empresa, o franqueador deve tanto se mostrar disponível ao franqueado, quanto ir ao seu encontro para orientá-lo.

Se tem um benefício que a tecnologia atual proporciona para os usuários, é a possibilidade de comunicação entre indivíduos que estão em locais totalmente diferentes. Isso, através das ferramentas de gestão, se aplica em redes de franquias. Franqueadores podem, hoje, contatar franqueados com muito mais facilidade. Isso faz toda a diferença na solução de problemas, no alinhamento de interesses e na organização de uma rede de franquias como um todo.

Confira: no módulo CAF, a Central do Franqueado oferece um canal ágil de comunicação para a franquia

3. Para arquivar dados, arquivos e projetos de gestão na nuvem

Por último, trazemos uma grande vantagem da utilização de ferramentas online em franquias, a qual está começando a ser explorada pelas empresas. Está se tornando comum a utilização de servidores em nuvem – os quais, em palavras simples, são “depósitos online” para todo tipo de arquivo e informação. Para uma empresa que funciona em rede, isso é extremamente útil. Em uma plataforma online, manuais de operação podem ser oferecidos a todos os franqueados, por exemplo. Além disso, dados importantes sobre as dinâmicas da empresa podem ser explanados em um ambiente de consulta de informações. Na Internet, os arquivos e dados disponibilizados estarão disponíveis para consulta a qualquer momento, podendo ser usufruídos por todos os franqueados de uma rede.

Confira: a Central do Franqueado possibilita o envio de arquivos, mas o módulo de Expansão, por exemplo, é extremamente útil para recolher informações sobre potenciais novos franqueados

Se você é recém franqueador e ainda não faz uso de uma ferramenta de gestão de equipes, não perca tempo. O uso de plataformas, como a Central do Franqueado, pode evitar complicações desnecessárias, poupar seu tempo e, principalmente, seu dinheiro.

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