Sabemos que fidelizar clientes não é tarefa simples, há diversos empreendedores e profissionais que, assim como você, buscam pela preferência do consumidor, que está cada vez mais exigente e tem altas expectativas de compra ao se relacionarem com determinada empresa.

Neste contexto, o que fazer para que o consumidor recorra a você e não ao seu concorrente?

A resposta é simples, basta investir no RELACIONAMENTO com os consumidores e também com os que ainda não são consumidores, ou seja, seus potenciais clientes.

Atualmente, investir no relacionamento com os consumidores e potenciais clientes não significa apenas estar presente nas redes sociais ou disponibilizar multicanais de interação. Significa estar à disposição do consumidor, pronto para atendê-lo e sanar suas dúvidas, inclusive 24 horas, com personalização e atendimento profissional. Para entender mais sobre este novo perfil dos consumidores e suas expectativas de compra, recomendamos a leitura do e-book Como Atender às Necessidades do Consumidor 4.0.

Segundo dados da Bain & Co, os consumidores são quatro vezes mais propensos a comprar da concorrência, se houver um problema relacionado ao mau atendimento, do que especificamente ao preço ou produto/serviço.

Não precisa ir muito longe para entendermos esse comportamento. Basta tirarmos por nós mesmos enquanto consumidores. Muitas vezes priorizamos o atendimento e uma boa experiência em detrimento de preço. É até uma questão antropológica, comportamental, o ser humano vai sempre procurar ambientes (sejam físicos ou na web) em que se sintam bem, confortáveis, seguros. Portanto, oferecer ao cliente e ao que ainda não é cliente uma experiência diferenciada em atendimento certamente pode ser um fator decisivo para fidelizar!

Então, por que não começar a investir em um relacionamento que agregue valor a experiência ao consumidor?

O atendimento telefônico personalizado, embora seja um tradicional meio de comunicação, muitas vezes, é a porta de entrada para que potenciais clientes decidam se vão ou não se relacionar com o seu negócio. Afinal, a primeira impressão é a que fica e no atendimento telefônico isso não é diferente. Atender clientes e potenciais clientes de forma profissional e personalizada dá ao consumidor uma sensação de exclusividade e de credibilidade à empresa. Aqui damos diversas dicas de boas práticas para chegar à excelência na abordagem e atendimento telefônico. Afinal, nos dias atuais, qual consumidor não quer ser bem atendido e qual negócio não quer ter melhores resultados de vendas, não é mesmo?!

Em um mundo cada vez mais globalizado e acirrado pela concorrência, determinadas necessidades mercadológicas dão asas a inovações. Inovações estas que desencadeiam soluções afim de proporcionarem a empresas e empreendedores a redução de custos fixos relacionados ao atendimento telefônico personalizado.

Por exemplo, você pode contar com os serviços de atendimento telefônico personalizado por meio de Secretárias Virtuais que, basicamente, são atendentes humanas compartilhadas, disponíveis 24 horas por dia, se necessário, para realizarem o atendimento receptivo e ligações ativas, em nome da sua empresa ou negócio. Para saber mais sobre este serviço, recomendamos a leitura do post “Por que ter uma secretária virtual?”.

Além disso, você sabia que é possível reduzir a zero a necessidade de um call center, utilizando sua própria rede de franquias?

Pois é! Também por meio de Secretárias Virtuais Compartilhadas, seus clientes e potenciais clientes podem ligar para um número central, de preferência um número 0800 e, pelo uso da tecnologia de um sistema de Atendimento Distribuído, ou seja, geolocalizado, é possível fazer com que a ligação seja transferida imediatamente para a franquia (ou franqueado) mais próxima, aproveitando a mão de obra que sua empresa ou marca já tem disponível.

Para contar com esta funcionalidade, basta que o (potencial) cliente digite seu CEP, assim, sem perceber, ele será redirecionado automaticamente para a loja mais próxima de sua residência. Simples, não é mesmo?
O uso de geolocalização (pelo DDD ou CEP digitado pelo usuário) permite:

⦁ Atendimento telefônico personalizado, com encaminhamento de ligações diretamente para o representante ou consultor mais próximo.
⦁ Reduzir a zero a necessidade de grandes callcenters centralizados.
⦁ Diminuir filas e tempo de espera para atendimento, mantendo sua mão de obra disponível para outras atividades de forma mais assertiva.
⦁ Colocar o cliente em contato direto com o vendedor que mais tem interesse em atender bem.
⦁ Reduzir custos com infraestrutura ou recursos humanos para o atendimento de chamadas.

Caso queira saber mais sobre o atendimento telefônico personalizado, mais especificamente sobre atendimento geolocalizado para franquias e unidades franqueadas, fale com a gente, e um de nossos especialistas em atendimento e vendas irá te ajudar a encontrar as melhores soluções de atendimento.

Um abraço,

Guest post escrito pela equipe da Prestus, empresa líder em Secretárias Compartilhadas e Assistentes Virtuais. Saiba mais sobre como alavancar resultados na sua rede de franquias por meio do marketing digital auxiliado pelo atendimento telefônico personalizado de excelência.