Como a identidade de marca pode ajudar na abertura de franquias?

Assim como todo o cidadão, o seu negócio, e também a sua franquia, precisam de uma identidade.

Neste caso, estamos nos referindo a uma identidade de marca. Se bem feita, ela pode ajudar na abertura de franquias. Sabia?

Acompanhe o nosso artigo e fique sabendo mais!

O que é identidade de marca?

Antes de abrir a sua franquia, saiba mais a respeito do que é uma identidade de marca. Então vamos lá esclarecer este enigma.

Identidade de marca é o que define a missão e os valores do seu negócio. Os logotipos dele, designs de produtos e ética são todos parte da sua marca. Entendido?

O objetivo é usar todos esses elementos para dar uma impressão positiva nos clientes. Lembre-se que eles são, literalmente, a alma do seu negócio.

Além disso, a identidade de marca dá senso de originalidade nos produtos, mostra a clientela quem você é e como você resolve problemas.

Com a identidade de marca, você ainda mostra como quer que os consumidores se sintam quando usam o seu produto, seja lá qual ele for.

Sempre que usar um produto, você acaba gerando sua própria percepção sobre a sua marca.

E quando as percepções do cliente estão alinhadas bem próximo com uma identidade de marca, o estabelecimento está fazendo um bom trabalho de reconhecimento com a base de clientes.

Simplificando: a identidade de marca é a representação da reputação da sua franquia por meio de atributos, valores, objetivos e pontos fortes.

Como a identidade de marca pode ajudar na abertura de uma franquia?

Agora que você já sabe o que é uma identidade de marca, fica mais fácil saber como ela pode ajudar na abertura de uma franquia.

Se você criou uma marca e quer transformá-la em franquia, o processo é um pouco mais duro.
Para que você consiga expandir o seu negócio, a sua identidade de marca precisa ser bem forte. É necessário já ter uma boa reputação.

A identidade de marca pode ajudar na abertura de uma franquia como um grande passo para faturamentos maiores.

Além disso, vai ajudar a tornar o estabelecimento mais conhecido. Unir uma identidade de marca forte a um franquia bem administrada, renderá bons resultados.

Mesmo que a franquia seja derivada de uma marca já conhecida ou não, avalie se você terá o perfil de franqueado e se poderá arcar com a parte financeira.

Independente do segmento da franquia atue com espírito empreendedor.

Outro ponto importante que irá auxiliar em como a identidade de marca pode ajudar na abertura de uma franquia, é a disposição para seguir as normas da franqueadora.

Um franqueado deve saber que ele é um empreendedor com limitações, então precisa seguir regras e padrões.

Além disso, é possível que as redes façam exigências pontuais para os franqueados.

Formação em determinadas áreas, idade mínima, experiência, habilidades de comunicação e gestão de pessoas, por exemplo, podem aparecer como pré-requisitos.

Por isso, é bom se informar bem quando abrir a sua franquia para depois saber
como a identidade de marca pode ajudar na abertura de uma.

A identidade marca é o que torna você conhecido no mercado. Então, cuidar da estética dela e das suas respectivas estratégias, é muito importante.

Isso também irá chamar mais clientes. Trabalhe em um logotipo atraente, que chame o seu público-alvo. Capriche no atendimento e  nas condições do local.

Ofereça sempre o que há de melhor, pois é assim que a identidade de marca pode ajudar na abertura de uma franquia.

 

Por que a identidade de marca é importante?

Consumidores são visuais e querem marcas que estejam engajadas em suas causas.

Tenha em mente que um consumidor quer vestir a camisa desses valores e sentir que é representado por eles.

E isso só será feito com um trabalho realmente ativo no estabelecimento no sentido de construir e consolidar a sua própria identidade.

A identidade de marca é o que irá atrair a clientela pela semelhança. Se a identidade de marca da sua franquia atingir a empatia do cliente, ele irá voltar sempre!

Dicas de como criar uma identidade de marca para franquia

A identidade de marca de uma franquia, ou de qualquer outro tipo de negócio, inclui uma variedade de designs. Veja só:

Esquema de cores

Quando for escolher a melhor paleta de cores para criar a essência da sua marca, esteja ciente sobre como as cores afetam a percepção.

Se informe sobre isso. Tente não seguir o seu gosto pessoal, mas sim o que tornará a experiência do cliente melhor.

Nome da Empresa

Pense nos componentes de texto, como por exemplo,  o nome da marca e o slogan. O papel deles é importante, pois visam caracterizar o seu negócio de forma inteligente.

Esteja certo de que esses elementos contenham as informações essenciais sobre o seu negócio.

A fonte é outra coisa que você não vai querer errar. Pesquise sobre isso também. Escolha algo elegante, sem muitos detalhes, afinal se trata do seu estabelecimento.

Logo

Um logotipo é um gráfico ou um texto que constrói a imagem visual da marca. Ele será o principal elemento para chamar a atenção da clientela.

Além de conter informações diretas, ela irá vender a aparência do local. Este símbolo da sua franquia deve aparecer em todos os designs.

Conteúdo produzido pela equipe do portal da Saipos