Como aumentar a produtividade da sua equipe de vendas

O trabalho da equipe de vendas é uma peça chave na expansão de franquias. E, para fazer sua equipe vender mais franquias, não basta contratar as pessoas certas para seu time de colaboradores: é preciso, também, contar com estratégias que ajudem a impulsionar a produtividade da equipe.

Vender mais franquias é uma preocupação comum a marcas de qualquer segmento. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que as redes brasileiras têm, em média, 43 unidades. Nos Estados Unidos, esse número chega a 208 unidades por rede de franquia, o que mostra que ainda há muito potencial para crescer no franchising nacional.

Para conquistar mais franqueados e ampliar o número de unidades, contar com uma equipe de vendas qualificada é fundamental. Mas, seu trabalho não termina na contratação de um bom vendedor. A seguir, comentamos algumas ações e estratégias que podem te ajudar a alavancar sua expansão aumentando a produtividade da equipe de vendas. Confira!

Invista em treinamento

Um ingrediente super importante para vendas mais produtivas é o conhecimento do vendedor. Ou seja, sua equipe de vendas deve saber tudo sobre o seu sistema de franquias, falando com domínio sobre o negócio.

Isso não significa apenas saber quais são os principais dados de investimento e modelos de franquia da rede, mas também saber como é a rotina do negócio, o suporte prestado e como funciona a operação. É comum que os candidatos tenham dúvidas no processo e queiram esclarecer cada detalhe antes de resolverem se tornar franqueados – a sua equipe deve estar pronta para esclarecer essas questões, oferecendo um panorama completo da franquia.

Assim, vale a pena investir em treinamentos frequentes para a equipe de vendas, abordando todo o histórico da empresa e passando atualizações quanto a novidades e processos das franquias, além de otimizar metodologias e ferramentas.

Aposte em tecnologia

Contar com boas ferramentas em tecnologia pode fazer toda a diferença na produtividade da equipe. Plataformas que integrem e organizem processos ajudam a manter as atividades cotidianas mais claras, permitindo que todos saibam o que está sendo feito – assim você pode evitar, por exemplo, que dois vendedores diferentes acabem contatando o mesmo candidato.

Além disso, há recursos que permitem automatizar processos de nutrição de leads, reduzindo o contato manual dos vendedores, o que faz com que a equipe possa se concentrar nos candidatos com mais potencial.

Busque novas formas de prospecção

Quanto mais candidatos interessados na sua franquia, mais chances a sua equipe de vendas tem de fechar um negócio. Portanto, manter um fluxo constante de novos leads é indispensável para obter bons resultados de vendas.

Aqui, vale apostar em outras formas de captação de leads além do clássico formulário de cadastro no site da franquia. Campanhas de links patrocinados, ações em mídias sociais e anúncios em portais especializados em franquias são algumas das estratégias possíveis para diversificar os meios de entrada de novos contatos. Há também formas de prospectar candidatos offline, participando de feiras e eventos do setor, por exemplo.

Trabalhe com a qualificação de leads

Se suas estratégias de captação estão funcionando bem, é possível que sua base esteja cheia de novos contatos. Isso é ótimo! Porém, esperar de a equipe de vendas entre em contato pessoalmente com todas essas pessoas pode não ser a abordagem mais efetiva – afinal, muitos desses leads provavelmente ainda não estão prontos para tomar uma decisão e fechar negócio com a franquia.

Uma boa tática para entregar aos vendedores candidatos com mais potencial é trabalhar com a qualificação de leads. Por meios de ciclos de nutrição por email, por exemplo, você consegue ir preparando e filtrando os contatos, até identificar aqueles mais interessados e prontos para receber uma ligação de um vendedor. Com isso, a equipe concentra as energias nos contatos mais promissores, aumentando a conversão.

Dicas anotadas? Agora é só aplicar as estratégias na sua rotina e acompanhar de perto os resultados da sua equipe de vendas!

Conteúdo produzido pela equipe do portal Guia Franquias de Sucesso.