Ainda não usa o conteúdo como estratégia de expansão na sua franquia? É hora de repensar suas estratégias: 93% das empresas B2B consideram que o marketing de conteúdo gera mais leads que estratégias de marketing tradicionais, de acordo com dados da Marketo.

Quando falamos de franquias, essa também é uma estratégia poderosa – especialmente levando em conta a expansão da rede. Por meio de conteúdo você pode tornar sua marca mais conhecida no mercado, atrair candidatos, gerar leads e qualificar sua base de contatos para aumentar as chances de fechar negócios com novos franqueados.

Neste artigo, contamos como o conteúdo pode ajudar a impulsionar a expansão da sua franquia e compartilhamos algumas dicas para implementar essa estratégia. Olha só!

Mais leads para sua base

Você provavelmente já trabalha com formas tradicionais de captação de leads para sua franquia, usando, por exemplo, um formulário de cadastro no seu site e contatos feitos em eventos e feiras de franquias.

Investir em conteúdo é uma excelente alternativa para ampliar essa captação de leads. Antes de tomar qualquer decisão ou se engajar com alguma marca, é natural que investidores em potencial pesquisem (e muito!) sobre o mercado de franquias. Assim, se você tiver esse tipo de conteúdo para oferecer, pode começar um relacionamento com o contato desde o momento inicial do processo de compra.

Vale criar um blog e produzir materiais para download sobre o setor em que você atua, dar dicas sobre o universo do franchising, explicar como funciona o sistema de franquias e quais são as suas vantagens. É uma ótima chance de se posicionar como uma autoridade no assunto, ganhando credibilidade – além de, é claro, se posicionar bem no Google com boas técnicas de SEO para atrair visitantes.

Leads mais qualificados

Conteúdo também é uma maneira muito eficaz de qualificar os leads da sua base.

Ao receber um novo cadastro você pode estar lidando tanto com uma pessoa que está pronta para fechar negócio quanto com alguém que ainda precisa de um tempo para formar uma opinião final. No franchising, esse processo entre o cadastro e a venda pode demorar; afinal, essa é uma decisão que vai mudar a vida do investidor.

O conteúdo, então, ajuda o franqueador a manter um relacionamento ativo com os leads durante todo esse processo, preparando-os para o momento decisivo.

Aqui, vale criar um bom ciclo de nutrição por e-mail, enviando aos contatos aqueles materiais que você produziu sobre o setor, além de conteúdos que ajudem a aprofundar melhor os conhecimentos da pessoa na sua marca e passar segurança para o negócio. Apresentações, vídeos, cases de sucesso de franqueados e detalhes sobre os modelos de negócio são exemplos de boas apostas nesta fase.

Mais produtividade para a equipe de expansão

Aplicar marketing de conteúdo na atração e na qualificação de leads pode facilitar muito a rotina de trabalho da sua equipe de expansão.

Primeiro, porque os leads vão chegar até você já melhor informados. Assim, a comunicação direta da equipe com a pessoa fica muito mais clara: o lead já sabe todas as informações básicas, e é possível poupar tempo, partindo para uma conversa mais avançada.

Além disso, a sua equipe pode se concentrar apenas naqueles leads que realmente têm potencial. Depois de qualificar os leads com estratégias de conteúdo, seu pessoal pode telefonar para os contatos que mais se engajaram com os materiais, aumentando a produtividade e as oportunidades de fechar negócio.

Convencido? Então, prepare seu planejamento e comece a produzir conteúdo para fazer sua rede crescer!

Conteúdo produzido pela equipe do portal Guia Franquias de Sucesso.