Cumprir metas em franquias é mais difícil do que alcançar resultados em empresas convencionais: é o sucesso de muitas unidades que está em jogo. Felizmente, existem algumas formas para tornar mais possível a realização projetos de forma viável em redes. Conheça a metodologia 5W2H e entenda como ela pode ser aplicada no franchising.

São muitas as pessoas envolvidas em meio à gestão de uma rede de franquias. Além do trabalho do franqueador e do franqueado, existem equipes com funções distintas, que garantem a unidade da rede, sustentando-na no mercado. É pelo engajamento dos diversos gerentes da rede franqueadora que planos de ação são postos em prática. Mas, como encontrar a melhor forma para determinar metas a serem alcançadas através do trabalho de todos? A organização dos objetivos e as estratégias para cumpri-los devem estar bem estabelecidas, para que todas as partes da empresa trabalhem em conjunto, com o mesmo foco.

Existem algumas táticas que otimizam a organização das ações a serem feitas pelos profissionais de uma empresa. É o caso da metodologia 5W2H, fundamentada por uma sequência de questões que auxiliam no direcionamento de objetivos aos setores responsáveis, o que facilita o cumprimento das tarefas no melhor prazo. Esse formato pode ser utilizado em redes de franquias, sendo muito útil para a organização das demandas de diferentes setores.

O que é 5W2H? Como a metodologia traz resultados?

Como muitas das terminologias utilizadas no mundo dos negócios, a 5W2H é proveniente da língua inglesa. A sigla de cinco palavras que começam com a letra ‘W’ e duas que começam com ‘H’ é a junção das seguintes perguntas:

1 – What? (o quê?)

2 – Why? (por quê?)

3 – Where? (onde?)

4 – When? (quando?)

5 – Who? (quem?)

6 – How (como?)

7 – How much? (quanto?)

Falando de negócios, perguntas sempre exigem respostas. A formulação do 5W2H parte do princípio de um checklist, claro e objetivo, que deve ser resolvido. A ideia da metodologia é construir um mapa de atividades para dividir responsabilidades e tarefas, alcançando objetivos da melhor forma possível. Como assim?

1 – What? (o quê?): qual é o objetivo da ação? Quais serão as etapas a serem cumpridas?

2 – Why? (por quê?): por que a ação será feita? Quais os benefícios que ela trará para a empresa?

3 – Where? (onde?): onde serão executadas as tarefas para a continuidade do plano de ação?

4 – When? (quando?): qual o cronograma e os prazos para a realização da ação?

5 – Who? (quem?): quem será responsável pela realização da ação na empresa?

6 – How? (como?): quais serão os meios utilizados para a realização das ações?

7 – How much? (quanto?): quais serão os custos de implantação do plano de ação?

Como você pode perceber, a sequência de perguntas 5W2H é uma metodologia que visa a organização de um plano de ação dentro de uma empresa. A ideia parece simples demais, mas esse é justamente seu diferencial: a checklist simplifica a divisão de responsabilidades, o cumprimento de prazos e a visualização do que precisa ou não ser feito ainda. Logo, é um formato que traz resultados para a eficiência e clareza da gestão de negócios. É uma maneira bastante útil para controlar os processos que estão em andamento e de manter a produtividade do corpo de funcionários da empresa.

 

 

Aplicando o 5W2H em redes de franquias

Para entender melhor de como a metodologia pode ser aplicada, utilizamos o exemplo da gestão de franquias, a qual exige muita comunicação entre o franqueador, seus gerentes e o franqueado. São as mais diversas tarefas que podem ser organizadas em planos de ação estruturados com 5W2H: como a aplicação de programas de treinamento, a realização de auditorias nas unidades de franquias e a disseminação de campanhas promocionais nas lojas. Para ilustrar o 5W2H em franquias, vamos explanar a organização das auditorias nas unidades. Veja o exemplo:

1 – What? (o quê?): auditorias nas unidades da rede de franquias.

2 – Why? (por quê?): controle de qualidade das lojas e avaliação da padronização dos processos; ver o que está funcionando e o que não está.

3 – Where? (onde?): nas unidades da região metropolitana de Porto Alegre/RS.

4 – When? (quando?): de 01 de junho à 31 de julho de 2018.

5 – Who? (quem?): consultores de campo A, B e C (detalhar consultores).

6 – How? (como?): através da divisão de unidades a cada consultor, os quais irão visitar as unidades determinadas e realizar levantamento e análise pelo modelo de avaliação disponibilizado pelo franqueador.

7 – How much? (quanto?): custos de horas de trabalho dos consultores e de locomoção.

Possibilitando o acesso dos checklists em 5W2H aos gerentes, consultores, franqueados e a todo profissional envolvidos na gestão de uma empresa, é muito mais fácil unificar as demandas de uma grande rede. Felizmente, a tecnologia permite a comunicação entre todas as partes da empresa, bem como a consulta de informações de gestão de forma instantânea, em qualquer lugar. A plataforma online da Central do Franqueado, inclusive, oferece um módulo para a criação de checklists. Que tal aplicar a metodologia 5W2H em um sistema acessível, rápido e fluido que garante a comunicação entre franqueadores e franqueados? Entre em contato conosco para saber mais!