A padronização do visual do ponto de negócio em uma rede de franquias é indispensável para o reconhecimento e valor da marca. Saiba o que considerar a respeito

Uma preocupação presente em toda gestão de rede de franquias de sucesso é a respeito da imagem da marca. A identidade visual da empresa, então, é talvez a principal forma de apresentar tal imagem ao público, visto que é a forma mais imediata de diferenciar a marca de outras. Do logotipo ao design do interior das unidades da franquia: tudo deve ser pensado para fortalecer a representação da empresa no mercado. O apelo visual, afinal de contas, é uma forma de atrair aqueles consumidores que podem tanto estar em busca de produtos ou serviços oferecidos pela empresa, como simplesmente aqueles que estão passeando pela região onde a unidade está instalada, sem um rumo definido. Em ambos os casos, uma boa apresentação de uma loja chamará a sua atenção.

O primeiro contato que o consumidor em potencial terá com a unidade da empresa será a visualização de sua fachada. Quando pensamos em redes de franquias, é óbvio que tais fachadas devem respeitar uma padronização, para que a marca seja reconhecida em todas as suas unidades instaladas. Por isso, é importantíssimo que sua elaboração seja cuidadosamente projetada. Afinal, a fachada deve ser chamativa, agradável e convidativa para diferentes públicos – e em meio à padronização isso pode ser algo mais complicado. Preparamos este post para que você, empreendedor, tenha em mente o que considerar ao aprovar o projeto em questão que será aplicado em suas lojas.

Conhecendo os perfis dos públicos-alvo: o que pode ser chamativo para eles?

A imagem de uma marca deve ser o que seu público espera dela. É assim que se determinam conexões entre a empresa e seus consumidores, que identificam nos produtos e serviços oferecidos as suas necessidades e seus gostos. A identidade visual de uma marca é a “cara” dessa imagem. Sendo assim, para que seja elaborada, ela deve ser embasada no perfil de seu público – a fim de atrair o interesse do mesmo.

Quando o assunto são redes de franquias, construir uma identidade visual sólida e atraente é uma tarefa mais difícil. Não é à toa que muitas empresas fazem mudanças quando ingressam no universo do franchising. Isso porque mais públicos serão atingidos e diferentes perfis estarão dentre esses públicos. Portanto, para que o visual de uma marca de franquia seja interessante – e nisso estão inseridas as lojas e suas fachadas -, deve haver pesquisa e análise prévia dos públicos a serem atingidos. A partir desses dados, detalhes importantes podem fazer a diferença tanto na padronização da identidade visual da comunicação da marca, como na maneira como as lojas serão instaladas nos pontos escolhidos.

Escolhendo o time arquitetônico: valorizando a marca e o ponto do negócio

Colocar a mão na massa é confiar o trabalho a um time de profissionais especializados, contratados para que, juntamente com a empresa, projetem o melhor padrão visual para a rede. Afinal, a gestão de franquias envolve o trabalho de profissionais de diferentes segmentos. Nesse caso, o de arquitetos e designers de loja. É importante que os arquitetos e designers contratados tenham uma visão de mercado, pois estarão criando fachadas e lojas que possuem o viés de venda – ou seja, seu trabalho deve atrair a atenção de potenciais consumidores. A visão dos profissionais, juntamente à pesquisa prévia realizada pela empresa, devem ser considerados no projeto, para que a imagem da marca seja transmitida da melhor forma ao público.

É importante que, ao elaborar fachadas de uma rede de franquias, tanto a imagem da marca quanto o ponto de negócio escolhido sejam valorizados. Aí entra, acima de tudo, a visão dos arquitetos: como esta loja pode se destacar neste ponto comercial, em meio ao ambiente em questão? É neste momento que os projetos, por mais que sejam feitos em cima de um padrão de franquias, são adaptados. Uma unidade em um centro urbano é diferente de uma em uma área residencial, por exemplo.  

Lojas agradáveis: harmonizando o local e respeitando a legislação

É pensando nestas diferenças que entramos em um tópico importante – o quão agradáveis as lojas e suas fachadas são para o público no ponto no qual estão instaladas. Isso envolve principalmente a questão da poluição visual, muito presente nas grandes cidades. As fachadas devem estar em harmonia com a localidade, a fim de que a loja passe uma imagem organizada e adaptável a qualquer tipo de lugar. Afinal, uma rede de franquias pode atuar tanto em áreas totalmente comerciais, quanto em localidades voltadas para o lazer e moradia da população.

Nisso, também vem uma questão que não deve de forma alguma ser esquecida: a legislação relacionada à instalação de lojas em determinados locais. É importante que a empresa fique atenta a esses aspectos desde a escolha dos pontos para instalação de novas unidades, para que não se meta em complicações futuras com a justiça. Como bem sabemos, alguns locais são patrimônios inalteráveis.  

Customizações: trazendo diferenciais em meio à padronização

Entretanto, não é porque certos pontos são tombados pelo governo que determinados tipos de negócios não podem ser instalados no local. Respeitando as leis, podem entrar as customizações de fachadas e também do design de interior das lojas. Isso pode ser feito tanto nesses casos, como também quando existe o objetivo de instalação de uma loja temática ou loja conceito. Tais tipos de loja são uma estratégia utilizada por empresas para que seja proporcionada ao público uma experiência diferenciada de contato com a marca. Esta quebra da padronização é uma maneira de fazer com que a rede e seus consumidores saiam da rotina de venda e compra e redescubram a imagem da marca de outras formas.

A elaboração da identidade visual de uma rede de franquias é tarefa de muita pesquisa e visão de mercado. Entretanto, ela é fundamental para a maneira como o consumidor terá experiências com a empresa – e as lojas e suas fachadas estão diretamente relacionadas com a imagem que o cliente tem sobre a marca. Aproveite nossas dicas e veja ou reveja esse aspecto dentro do seu negócio. Fique ligado no nosso blog para mais!