Para ter um projeto de expansão ativo, é necessário ter bons métodos de captação de leads. Entenda como atrair candidatos para sua rede de franquias

Redes de franquias de todos os portes e segmentos enfrentam o mesmo desafio: manter o processo de expansão ativo e saudável. A busca por investidores interessados é constante, mas atrair novos candidatos para a franquia nem sempre é uma atividade simples.

A concorrência é alta. É preciso se lembrar de que a sua franquia deve se destacar em um mercado de quase 3 mil redes, como aponta a Associação Brasileira de Franchising (ABF), sendo que muitas delas atuam no mesmo segmento e na mesma faixa de investimento que a sua marca. Portanto, é importante lançar mão de diferentes estratégias para atração de candidatos – afinal, quanto mais candidatos, mais chances de fechar novos negócios.

Sua franquia conhecida no mercado

É natural que marcas mais conhecidas chamem mais a atenção dos candidatos a franqueados. Seja por inspirarem mais credibilidade ou apenas por serem as primeiras a surgirem na lembrança de investidores, as redes mais populares conseguem manter um interesse constante. Assim, o primeiro passo para atrair novos candidatos é tornar sua franquia conhecida no mercado.

Vale investir em estratégias em diferentes canais para atingir esse objetivo. Redes sociais, portais especializados em franquias e negócios, conteúdos bem posicionados nas buscas do Google e participações em feiras e eventos da área são bons caminhos para trabalhar a popularidade da sua franquia no mercado.

Estratégias de captação de leads

Como você está captando candidatos hoje? Se sua franquia conta com apenas uma forma de captação de leads, seus resultados certamente estão muito aquém do que poderiam estar com uma estratégia mais abrangente.

A principal forma de captar leads é, geralmente, por meio de um formulário de cadastro para interessados no site da franquia. Portanto, comece caprichando nesse formulário.

  1. Invista em botões chamativos que direcionem os visitantes ao formulário, aposte em pop-ups de captação e insira o formulário em um local bem visível. Lembre-se: ninguém vai preencher o formulário se não for possível encontrá-lo.
  2. Deixe claro o que vai acontecer depois que o formulário for preenchido. A equipe comercial vai entrar em contato? O interessado vai receber mais informações por e-mail? Vai ser possível baixar uma apresentação da rede?  Esclarecer essa informação pode deixar o visitante mais tranquilo quanto aos próximos passos.
  3. Não exagere na quantidade de dados a serem preenchidos nesse primeiro momento: pedir dados demais ou muito sensíveis (como documentos, por exemplo), pode afastar os leads. Segundo dados da BrightTALK, 79% dos especialistas de marketing B2B consideram que a quantidade ideal de campos em um formulário de cadastro online é de três a cinco; então, atenha-se às informações essenciais.


Além do formulário no seu próprio site, não deixe de investir em outros canais para a captação de leads. Aqui, vale apostar na prospecção de candidatos em feiras e eventos, firmar
parcerias com portais especializados que façam a captação de leads e bolar estratégias para as redes sociais.

Relacionamento com franqueados

Uma máxima do marketing é a de que clientes satisfeitos são a melhor propaganda. No franchising, o “boca a boca” também pode ser valioso. Procurar outros franqueados da marca para conversar sobre a franquia é um dos passos básicos dos investidores no processo de pesquisa, e a opinião desses franqueados sobre o negócio pode ser crucial na decisão do candidato.

Além disso, uma boa relação com a rede de franquias também pode render à franqueadora premiações que ajudam a marca a se destacar no mercado, como o Selo de Excelência em Franchising da ABF, concedido com base na opinião de franqueados.

Portanto, o relacionamento da franqueadora com os franqueados faz a diferença não só para manter esse investidor na rede, mas também para atrair a atenção de novos candidatos para a franquia. Ao pensar na expansão, não se esqueça de assegurar um bom suporte e uma boa comunicação interna.

Agora, é só colocar a mão na massa e preparar sua rede de franquias para crescer!

Conteúdo produzido pela equipe do portal Guia Franquias de Sucesso.