As feiras de negócios estão em alta e as franquias estão deslocando suas forças e estratégias de marketing nesses eventos. Fugindo um pouco da publicidade tradicional, o foco agora é o marketing experiencial, ou também conhecido por: marketing de experiência.

 

A chave para fazer a sua franquia ter sucesso expondo em um evento, é lembrar de que o estande é o seu primeiro ponto de contato com os seus participantes e que você precisa – urgentemente – transmitir uma ótima experiência.

Não basta apenas atrai-los para dentro do seu estande. Faça uma excelente primeira impressão para que você possa começar um ótimo relacionamento.

Por isso, sabemos que em feiras de negócios, só se destaca aqueles que permitem uma ótima experiência aos participantes e causam uma impressão duradoura. Mas afinal, você sabe o por que expôr em um evento? Confira neste post, os 7 motivos que preparamos para você ter certeza de que participar de uma exposição é um bom negócio!

1. Torne-se conhecido

Quando você participa de feiras como expositor, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça? Ser notado, com certeza. Ou vender mais. Mas para que isso aconteça, necessariamente, você precisa ser notado.

Ter um estande em um evento é uma grande oportunidade para capturar contatos e melhorar o seu relacionamento com clientes – ou até mesmo, potenciais clientes. Mas lembre-se, você deve despertar a atenção do participante para isso. Busque por soluções que possam aprimorar ainda mais o seu investimento, sejam elas tecnológicas ou tradicionais.

2. Conhecer as novidades do seu segmento

Participar de um evento permite a realização de uma série de ações distintas, cada qual contando com os seus benefícios e desafios particulares. Investimentos em patrocínio e apoio institucional costumam ter como objetivo central a exposição de marca.

Enquanto a opção por cotas de patrocínio que garantam a presença em espaços de exposição e feiras de negócio oferecem oportunidades efetivas para o fechamento de novos contratos, você também pode aproveitar esse momento para observar as outras empresas e trazer novidades para o seu segmento de mercado.

3. Fazer contato com novas empresas que possam auxiliar o seu negócio

O marketing de eventos, que costuma ser posicionado como uma das vertentes do marketing promocional, pode se desdobrar sob a forma de diversas abordagens distintas.

Na maioria das vezes, ele é caracterizado pela sua natureza institucional, disseminando e, ao mesmo tempo, reforçando a imagem das empresas que nele apostam. Mas ainda assim, o investimento em espaços de exposição em feiras de negócios ainda é encarado como uma das ações mais efetivas para fazer parcerias com outras empresas, agregando valor ao seu produto ou imagem. Pense nisso!

4. Colocar em prática a sua estratégia de vendas

Utilizar uma típica metodologia de marketing inbound pode ser uma boa forma para alinhar a estratégia da sua empresa em uma feira de negócios. Para tanto, são necessários alguns ajustes no que diz respeito às ações previstas.

O escopo geral tende a permanecer o mesmo, servindo também de o condutor para o treinamento do time que comporá sua estratégia, seja ele composto por profissionais de marketing, vendas ou, preferencialmente, ambos.

Considere o uso de soluções como o sistema de captura de leads em eventos que trazem uma série de benefícios em potencial. Mas lembre-se: para que eles sejam aproveitados, é necessário ajustar a sua estratégia enquanto expositor às novidades. Afinal, enquanto o acesso instantâneo à lista de leads capturados é um benefício palpável em qualquer circunstância, o uso do recurso de qualificação e da integração ao software de automação de marketing demandam um planejamento prévio.

Por isso, a importância de preparar o seu time e montar uma estratégia eficaz para o evento!

5. Gerar vendas

Ainda que alguns negócios possam ser fechados no decorrer do próprio evento, a tendência é que boa parte dos resultados práticos possam apenas ser observados com o desenrolar do tempo.

Certos leads terão de passar por um período de amadurecimento enquanto se tornam, de fato, preparados para o processo de compra. Por isso, utilizar alguma ferramenta ou método para a manutenção do rastreio de cada um dos leads gerados é fundamental.

Você pode usar o Collect, por exemplo, alinhado à uma boa estratégia de nutrição e e-mail marketing.

6. Exercer a sua criatividade

As exposições são um lugar para mostrar a criatividade e em um ambiente altamente competitivo, todos sabemos que fazer algo diferente pode ser o seu diferencial – desde que você tenha o conteúdo para apoiá-lo.

Chegou a hora de trazer o fator WOW para os seus estandes da sua franquia. É preciso procurar projetos e idéias atraentes que não criem uma barreira entre os vendedores e os participantes. Não sabe onde procurar? Você pode encontrar algumas idéias incríveis no Pinterest

7. Oferecer experiências únicas aos seus potenciais clientes

Criar experiências únicas em um estande pode trazer resultados surpreendentes para a sua franquia. São ideias simples que podem fazer a diferença e criar uma conexão memorável entre a marca e o participante!

Quer saber mais sobre o mercado de eventos e ficar por dentro das novidades? Confira o blog da mobLee e todo o conteúdo que preparamos para você!

*Este artigo foi escrito pela Júlia Vidigal Munhoz, analista de Marketing e Conteúdo na mobLee.