Muitas são as possibilidades para empreender em um mercado que, com o passar do tempo, se torna mais e mais diversificado. As redes de franquias, entretanto, se destacam como uma forma inovadora, acessível e oportuna para investidores. A pergunta é: por que empreender em franquias é apostar no sucesso? Saiba como embarcar nessa jornada

As antigas profissões que conhecemos são aquelas que, independentemente do passar do tempo e das mudanças tecnológicas, sociais e econômicas, continuarão existindo. Isso porque tais profissões são papeis básicos exercidos pelo homem na sociedade. A oferta de produtos, por exemplo sempre existiu – talvez não no estilo compra e venda que conhecemos hoje, mas sempre fez parte do cotidiano das pessoas. E de qualquer forma, tanto a troca, quanto o comércio, só funcionam com organização; ou melhor dizendo, gestão. Sempre existiram os donos de seus próprios negócios, os gestores natos. Sempre existirão e se destacarão com suas habilidades.

Nas últimas décadas, os gestores receberam outro nome. Hoje empreendedores, encontram o desafio de gerenciar negócios em um mercado competitivo e domado pela tecnologia, a qual quanto mais avançada for, mais trará eficiência para empresas e oportunidades para consumidores. Mas, por que o empreendedorismo é visto da forma que é hoje? Por que, afinal, ainda vale a pena apostar em uma das profissões mais antigas do mundo e que retorno que ela pode proporcionar atualmente?

O franchising, por exemplo, é um modelo de negócios que com certeza faz jus às vantagens de empreender. Preparamos este post para você que está interessado em se tornar um empreendedor e já ouviu falar na possibilidade de investir em uma rede de franquias. O que é necessário para empreender? Por que franquias são empreendimentos de sucesso?

Por que empreender? Este é o caminho certo para mim?

Antes de tudo, é importante saber, de fato, o que é empreendedorismo. De acordo com o dicionário da língua portuguesa, o termo é considerado como uma atitude. A “atitude de realizar novos métodos, com o objetivo de desenvolver serviços, produtos, ou quaisquer atividades de organização de administração”. O empreendedorismo só existe com o ser empreendedor. Só existe a partir do olhar de um profissional, que encontra oportunidades no mercado para a melhor gestão de seu negócio, solucionando problemas e adaptando seu empreendimento às condições atuais do mercado e aos desejos dos consumidores.

Não existe fórmula para empreender. Nenhum curso do mundo pode passar os ensinamentos necessários para que qualquer um se torne empreendedor. Afinal, cada negócio é um negócio, cada mercado é um mercado e cada situação é única. O que existem, entretanto, são qualidades que podem fazer a diferença no ato de empreender.  Por mais que a técnica e a experiência muitas vezes sejam suficientes, é o talento que vai realmente determinar a vocação de ser empreendedor. Mas não se preocupe: o talento para empreender não é um talento óbvio. Ele está no desejo de estar aberto ao novo, de tomar riscos, de delimitar metas e ter determinação, independentemente da situação. Gerir um negócio não é fácil, mas é recompensador para quem acredita no que está fazendo.

Ah, mas vale a pena investir em empreendedorismo em um país de economia instável como o Brasil? A resposta é: sim. O Brasil está muito acima da média mundial ao que diz respeito à disponibilidade de capital para investimento em empresas, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Além disso, o mercado brasileiro é carente de empresas startups que apostam em inovações. Não é à toa que serviços que encontram brechas de mercado, como a empresa de táxis e caronas pagas 99 e o banco virtual Nubank são cases de sucesso que ganharam a simpatia dos brasileiros. Se você possui uma ideia inovadora, acredita nela e tem investimento e suporte necessário para colocá-la em prática, você está no caminho certo.

Empreendendo em franquias: um investimento de sucesso

Já é empreendedor e possui um negócio de sucesso? Ou está interessado em empreender mas não sabe por onde começar? O modelo de franchising visa o crescimento profissional em ambos os casos. Por ser uma forma de expansão de empresas, proporciona ainda mais retorno para empreendedores que decidem franquear sua marca. O retorno vêm do investimento de novos empreendedores, que ao serem selecionados pelo franqueador e serem devidamente treinados, recebem o direito de uso da marca para gerir uma unidade da empresa em determinado local.

O franchising leva o empreendedorismo a outro patamar, pois aproveita as tecnologias e o trabalho de múltiplos gestores para alcançar pessoas que anteriormente não tinham acesso aos produtos ou serviços da marca. É inovação e acessibilidade em empreender, pois encontra, em um mundo globalizado e cada vez menos territorializado, unidade na segmentação de uma companhia. Empreender em franquias é investir no sucesso também porque, afinal de contas, a empresa que se torna rede já encontrou seu nicho de mercado. O investidor, torna-se franqueado: empreendedor de um negócio que já tem um público-alvo e um produto que supra suas necessidades.

Por que empreender como franqueador? Para alcançar um crescimento de negócio que antes não era possível. Criando um plano de expansão, reunindo um time de consultores e escolhendo franqueados ideais, sua empresa encontrará espaços em mercados que antes não atingiria.

Por que empreender como franqueado? Pois o franchising proporciona um modelo de negócio pronto, já bem-sucedido, para que o investidor empreenda com segurança, conquistando experiência e claro, seu próprio lucro como gestor.

Quer saber mais sobre o franchising e seu funcionamento? Temos um blog cheio de conteúdos ricos para que você entenda muito mais sobre esse universo. Decidiu que vai franquear seu negócio? Então que tal conhecer a plataforma da Central do Franqueado? Temos um sistema feito para que você empreenda sua rede com mais facilidade e segurança. Conheça nossos módulos!