Você está por dentro das tecnologias do momento? A Internet faz as tendências da comunicação e do mercado mudarem constantemente. Investir na modernização do negócio é um requisito mínimo para qualquer empreendedor que quer sucesso com sua empresa. Bons negócios são aqueles que estão preparados. Saiba se o seu está ou não

 

A modernidade pode ser sua melhor amiga, ou maior inimiga. É fato: a evolução da tecnologia proporciona facilidades para quem a usufrui. Falando de mercado, tanto empresas quanto consumidores podem se beneficiar da modernização da produção e dos meios de consumo. Por outro lado, empreendedores que não estão a par das tecnologias do momento estão destinados à pior consequência do avanço rápido das ferramentas: o despreparo em relação aos concorrentes. A transformação digital, por si só, já é um fator que torna a concorrência entre marcas ainda mais acirrada – por mais que a modernidade seja acessível a grande parte das empresas, aquelas que possuem os mais modernos formatos de produção e as melhores estratégias de marketing se sobressaem. Quem não entrou na onda da hora, fica para trás.

O franchising é um mercado que se beneficiou com a revolução digital. Na verdade, podemos afirmar que seu crescimento na última década só foi possível devido à evolução das tecnologias de produção e comunicação. Uma rede só encontra sinergia a partir de uma administração qualificada e moderna, que unifique unidades que estão a milhares de quilômetros de distância. Graças à Internet, empresas do âmbito do franchising lançam campanhas com a mesma possibilidade de impacto para públicos de localidades totalmente diferentes. Graças à tecnologia, a padronização das unidades é possível e a qualidade da produção e entrega dos produtos pode ser controlada.

Mas, o mercado de franquias é um mercado de ampla concorrência. As empresas mais bem preparadas, vencem. Os empreendedores mais antenados, adaptam seu negócio ao que há de mais moderno na tecnologia. Preparamos este post para que você esteja atento às três principais funções da tecnologia em uma empresa, em meio à constante transformação digital.

 

O Marketing Digital: novas formas de entender e atingir consumidores

Foi-se a época na qual o produto por si só era o maior diferencial de uma empresa. A ascensão da Internet não apenas aproximou pessoas, mas deu a elas voz e representatividade. Possibilitou aos usuários a pesquisa dos produtos que mais conseguem suprir suas necessidades, em meio à grande oferta do mercado. Não existem mais grandes monopólios: hoje, se destaca o negócio que mais considera os anseios do consumidor. Que proporciona valor de marca por garantir que o seu produto oferece o que o consumidor está buscando.

O marketing digital coloca o cliente no centro e está preocupado com sua experiência em relação à marca: não apenas com a compra. Até porque a Internet e as redes sociais permitem uma grande interação entre uma empresa e seus clientes, ou potenciais consumidores. Existe a possibilidade de conhecimento das vontades dos usuários. Seja através do contato direto de uma página do Facebook com seus fãs, ou pelo envio de e-mails com promoções a usuários cadastrados. São muitas as estratégias de comunicação que podem (e devem) ser utilizadas por uma rede de franquias na web. Por isso, estar ligado nas tendências do marketing digital é o mínimo que o time de comunicação de uma empresa deve fazer. E estar atento é saber que novas ferramentas surgem o tempo todo. Dica: saiba mais sobre Inbound Marketing; E-mail Marketing; Google Adwords.

 

A Comunicação Interna: o potencial da tecnologia como elo para franquias

Canais de comunicação eficientes são um must em redes de franquias. Afinal, franquias de sucesso são aquelas que se expandem mantendo um controle de qualidade e um padrão em todas as suas unidades. Para que isso seja possível, a comunicação é essencial. E ela deve ser prática, acessível e rápida. Deve tornar o contato de franqueadores e franqueados mais fluido. Seu potencial alcança até as ferramentas de suporte de uma rede, bem como a análise de qualidade das lojas e o controle de fornecedores. Com a evolução das tecnologias, os canais de comunicação se aprimoram.

A utilização de boas plataformas online em franquias pode fazer toda a diferença nas suas ligações. Por quê? Porque sistemas falhos podem comprometer o trabalho de franqueados, fazendo com que a qualidade de determinadas unidades decaia e a imagem da franquia se enfraqueça perante ao público. Dica: a Central do Franqueado é uma plataforma online que torna a experiência de comunicação entre franqueadores e franqueados ainda mais rica e prática. Os diversos módulos do sistema abrangem desde o controle de qualidade das unidades, ao acompanhamento de entregas de fornecedores – e muito mais.

 

A Produção da Empresa: eficiência para o negócio, qualidade para o consumidor

Esta parte é mais específica de cada empresa e seu segmento de mercado, mas tem influência total na forma como seu produto será apresentado e consumido. A transformação digital é uma constante Revolução Industrial – novos formatos de produção são criados a todo momento. A empresa mais bem equipada acaba ganhando até nos mínimos detalhes. A velocidade de suas máquinas e a praticidade de seu manuseio podem não parecer tão diferentes entre tecnologias não tão atuais, mas os números no final compensam. A qualidade dos produtos tende a aumentar, mas o que acaba importando também é a quantidade de produção – afinal, a demanda de consumo tende a aumentar mais e mais. Se você é um empreendedor, não esqueça de ficar atento a isso: faça revisões com periodicidade e não tenha medo de investir em equipamento.

É importante, afinal que na gestão de um negócio, haja flexibilidade para aceitar o novo. Empreendedores que prezam sempre pelo tradicional muitas vezes acabam ficando para trás. Falando de tecnologia, o time que está ganhando deve fazer alterações, sim. Caso contrário, não deve se surpreender se a virada acontecer.

Sua franquia está preparada? Que tal começar as mudanças com a Central? Entre em contato conosco e saiba mais sobre a plataforma que pode fazer a diferença na gestão da sua rede.