O auxílio de profissionais experientes no mercado faz a diferença no sucesso de uma rede. Entenda mais sobre a consultoria em franquias e saiba por quem escolher

Empresas são estruturas complexas. É o trabalho de muitos profissionais, da direção aos funcionários, que possibilita que uma companhia se organize e se mantenha em pé, funcionando em cada engrenagem. Redes de franquias, então, possuem grandes engrenagens: as unidades de franquia, as quais mesmo possuindo certa autonomia, devem estar de acordo com a padronização da empresa. É a instalação de novas unidades que gera a expansão de uma rede. Agora, pense, redes de franquias são estruturas ainda mais complexas do que empresas convencionais. Afinal, suas partes, mesmo distantes, devem estar em sincronia. Isso torna a formatação de franquias mais difícil. Nisso, entra o auxílio profissional de consultorias.

Consultorias de formatação em franquias são instituições especializadas na estruturação de empresas do mercado do franchising. Auxiliam o franqueador na organização de todas as questões que possibilitam a inserção de uma empresa no mercado de franquias – desde aspectos judiciais, a investimentos financeiros que devem ser realizados, à administração da marca no novo mercado, às estratégias de instalação de unidades, visando públicos-alvo específicos. O trabalho de uma consultoria busca, na experiência, garantir que o processo de transformação de uma empresa em rede, bem como seu crescimento, sejam bem-sucedidos.

Contratar uma boa consultoria é ter a certeza de que nenhum detalhe importante será esquecido. Mas, o que o franqueador deve considerar no momento de escolher os profissionais em quem irá confiar? Como selecionar a empresa ideal de consultoria para uma companhia? Se você é um empreendedor, pense na ordem de prioridade a seguir e faça a escolha certa.

Primeiro: busque por referencial de sucesso

Este talvez seja o pensamento mais óbvio no momento de procura de uma consultoria, mas também o mais confuso. Escolher uma instituição que seja conhecida por seu sucesso na formatação de franquias é o básico a se fazer, entretanto, temos muitas de qualidade no mercado. Optar por A, B ou C, sem ter nenhuma indicação, pode ser uma decisão difícil. Nessas horas, o networking pode entrar em jogo: que tal pedir informações para empreendedores conhecidos e de confiança? Certifique-se de que as empresas de consultoria indicadas sejam realmente referenciais de sucesso e cuidado com dicas de empreendedores da “concorrência”, claro (afinal, o mercado do franchising é bastante competitivo e ninguém quer ver um novo concorrente fazendo sucesso entre o público-alvo). É bom também entrar em contato pessoalmente com as opções listadas, a fim de conhecer não apenas o trabalho da instituição, mas a postura de seus profissionais. Isso é muito importante: a relação entre franqueador e consultores deve ser próxima e de muita confiança. Se o santo bater entre os dois lados, melhor ainda. O ideal é que franqueadores e consultores mantenham a parceria o máximo de tempo possível, pois leva tempo para que a consultoria entenda o negócio nos mais mínimos detalhes.

Segundo: busque por experiência em segmento de atuação

Falando em conhecer o negócio, essa é uma das principais responsabilidades de uma empresa de consultoria. Entender seus processos, aprender sobre sua padronização, conhecer seu potencial e seus possíveis problemas de operação. É dessa forma que a consultoria pode auxiliar em soluções e na elaboração de estratégias. Conhecer um determinado negócio se torna muito mais fácil se a instituição já possui experiência em seu segmento de atuação. Afinal, querendo ou não, as empresas de um mesmo segmento se assemelham em muitos aspectos de gestão e produção.

Sendo assim, um filtro para a escolha de uma instituição de consultoria é justamente esse: a experiência dos profissionais na formatação de redes do segmento de mercado em questão. Isso facilita e muito o desenvolvimento da relação entre franqueador e consultor, pois o segundo já terá o entendimento mínimo sobre o tipo de negócio que estará auxiliando. Caso você empreenda uma rede de restaurantes, por exemplo, busque por referenciais de sucesso que atuem no segmento de restaurantes. Caberá a você, entretanto, apresentar as questões específicas da sua empresa para a consultoria.

Terceiro: busque por localidade e praticidade de locomoção

Caso você ainda tenha dúvidas em quem contratar, pense então em questões de praticidade e de investimentos. Lembre-se que a consultoria e o franqueador terão de se reunir diversas vezes – não apenas durante o processo de formatação de uma rede, mas também, durante sua expansão e controle de qualidade de unidades. Portanto, como filtro final, procure por consultorias com base e atuação em regiões próximas à sede da rede e aos territórios que você pretende expandir sua empresa, com a instalação de unidades de franquia. A proximidade facilita e torna mais barata a locomoção dos consultores, o que possibilita a realização de reuniões com mais frequência. Isso acaba sendo bastante importante para o relacionamento da consultoria com o franqueador.

Aproveitando a oportunidade do assunto, saiba que a Central do Franqueado também pode lhe auxiliar com essa e outras questões da formatação de sua rede de franquias! Quer saber mais? Então entre em contato conosco.