Vale a pena investir em feiras de negócios e exposições? Entenda!

Com a crescente aposta no marketing de experiência, muitas empresas estão fugindo das estratégias convencionais e apostando em novas formas de estar em contato com o seu público. Diante desse cenário, as feiras e exposições têm sido estratégias cada vez mais utilizadas entre as grandes empresas e marcas de sucesso.

Mas você deve estar se perguntando: “por que apostar em eventos?” Além de serem excelentes formas de sair da rotina corporativa, acontecimentos desse tipo contribuem para a divulgação da marca, fortalecimento de relacionamentos e aproximação de possíveis clientes e parceiros.

Ainda não sabe se vale a pena investir em feiras de negócios e exposições? Entenda como esses eventos funcionam e que tipo de benefícios podem oferecer para a sua empresa. Confira!

Expanda a sua marca

Embora sejam ignoradas por muitas empresas, as feiras e exposições são eventos muito disputados no mercado. Isso acontece por que eles oferecem uma excelente oportunidade de aumento da visibilidade e contato direto entre as marcas e o grande público.

Já dizia o ditado, “Quem não é visto, não é lembrado”. E é exatamente isso que acontece. Imagine a situação: Todos os seus concorrentes estão presentes em uma feira e você é o único que não está participando. Com certeza, diante desse cenário a sua empresa ficaria para trás. E você não quer isso, não é mesmo?

A participação das marcas nesse tipo de evento é uma das estratégias de marketing mais eficazes. Além do baixo custo de investimento, que muitas vezes é recuperado ainda nas feiras, essa é uma ótima oportunidade de se mostrar a altura das suas maiores concorrentes e aumentar o prestígio da sua empresa.

Invista em um estande bem produzido, com um ambiente agradável e atrações interessantes e atraia o olhar do público para o seu negócio. Crie um local onde as pessoas queiram estar e veja os participantes se engajarem com a sua marca e desejarem tudo o que você tem a oferecer.

Faça contatos

O objetivo principal da sua participação em eventos desse porte é atrair pessoas para a sua marca. Por isso, faça contatos! Não apenas com os participantes, mas com outros expositores, organizadores e marcas que podem se transformar em parceiras do seu negócio.

Use todo o tempo e estrutura do seu estante para estabelecer e fortalecer relacionamentos. Troque contatos, faça perguntas, tire dúvidas e se mostre sempre disponível para negociar. Esse é um momento totalmente dedicado ao encontro e troca entre pessoas.

Diferente de outras formas de comunicação e marketing, ao apostar nessa estratégia você estará em contato direto e pessoal com possíveis parceiros e clientes, e essa é a melhor oportunidade para cativá-los.

Fique por dentro das tendências do mercado

A maioria dos lançamentos e inovações do mercado é divulgada em feiras de negócios e exposições. Por isso, essa é a oportunidade perfeita para que você fique por dentro das tendências e novidades do segmento e acompanhe de perto os passos dos seus concorrentes.

Para se manter competitivo, é essencial estar atento a cada evolução do mercado. Somente assim é possível acompanhar os avanços e se destacar entre a concorrência. Dessa forma, tente absorver o máximo que conseguir e use as informações a seu favor.

Por falar em concorrência, aproveite a oportunidade para visitar o estande de cada um deles e observar a forma como se comunicam, apresentam e relacionam com os clientes. Essa é uma excelente forma de aprender coisas novas, identificar fragilidades e corrigir possíveis falhas.

Teste os seus produtos e serviços

As feiras de negócios e exposições oferecem uma das melhores oportunidades para testar novos produtos e serviços. Além de ser um espaço destinado a novidades e lançamentos, esse tipo de evento conta com um público grande e corretamente segmentado. Se você lança uma nova mamadeira, o melhor lugar para testá-la é numa feira de bebês, não é mesmo?

Os participantes desse tipo de evento estão muito ansiosos por novidades e são o perfil ideal para avaliar se o seu produto ou serviço está de acordo com os desejos e necessidades do mercado. Por isso, invista em amostras grátis e demais ferramentas que possam facilitar a ação.

Após realizar os testes, escute o que cada um tem a dizer sobre o seu produto. Avalie a resposta do público ao seu conteúdo e defina quais são os pontos positivos e negativos apresentados. Assim é possível realizar ajustes e melhorias antes mesmo de realizar o lançamento oficial ao mercado.

Feche negócios

Embora não sejam todas as empresas que frequentam feiras com o intuito de vender, essa é uma excelente oportunidade para fechar novos negócios e parcerias. E afinal, que empresa não quer aumentar o número de negociações, não é mesmo?

Por estar em contato direto com os consumidores, que foram ao evento em busca de algo, os expositores já apresentam uma vantagem em relação às situações de compra comuns. Os participantes estão ali por alguma razão, e cabe às empresas aproveitarem essa oportunidade.

Caso esse não seja o caso da sua marca ou segmento, os eventos também oferecem a oportunidade de firmar um outro tipo de negociação. Por ser um ambiente mais segmento e com a participação de outras empresas, é possível realizar parcerias, colaborações, conseguir patrocínio e até mesmo encontrar novos fornecedores.

Legal, não é? Como você pode perceber, as feiras de negócios e exposições oferecem uma excelente oportunidade de crescimento para a sua empresa. Independente do seu ramo de atuação, esse tipo de evento disponibiliza a oportunidade perfeita para destacar a sua marca e estar em contato direto com os seus clientes.

Com muito planejamento, organização e seguindo os objetivos de sua estratégia de marketing, é possível aliar essa ação com outras ferramentas de comunicação e alcançar resultados ainda mais satisfatórios para a sua empresa.

Lembre-se de sempre contar com o auxílio de uma equipe especializada no assunto, que oferecerá todo o suporte que você precisa para atingir o retorno esperado em suas ações. Esse conteúdo te ajudou? Dá uma passada no blog da mobLee e fique por dentro de todas as dicas e novidades exclusivas sobre eventos.

*Este artigo foi escrito pela Júlia Vidigal Munhoz, analista de marketing e conteúdo da mobLee.