A utilização da plataforma pela empresa – voltada para empreendedorismo sustentável – vem evoluindo a comunicação entre franqueadores e franqueados da rede. Saiba mais

O franchising é uma maneira moderna de pensar em mercado, mas não apenas leva em conta a gestão de redes. Hoje, uma grande preocupação das empresas é a forma como é feita sua produção, levando em consideração o meio ambiente. A sustentabilidade em negócios é uma necessidade do planeta – e a rede de franquias Químea Ambiental atende tal necessidade. Atuante no gerenciamento ambiental de organizações, a empresa desenvolve serviços voltados para a adaptação de instituições em preocupação com a conservação do meio ambiente e com o respeito à Legislação Ambiental. Desde 2016, a Químea funciona como franquias e está presente em seis cidades do Rio Grande do Sul.

Como toda rede de franquias, a Químea Ambiental preza pelo controle de qualidade das unidades, através da padronização de processos e de uma comunicação fluida e acessível entre franqueadores, franqueados e funcionários. Assim surge a parceria entre a empresa e a Central do Franqueado, que visa, acima de tudo a organização dos canais de comunicação da rede.

Anteriormente, já era vigente a parceria entre a Químea e o SEBRAE, o qual foi eficiente no auxílio de estruturação interna da franqueadora. A Central do Franqueado vem para integrar esse time e apoiar o crescimento de um mercado cada vez mais sustentável. Desde março de 2017, a rede utiliza exclusivamente a plataforma para realizar a comunicação entre franqueados e franqueadores, que serve como meio para atender desde dúvidas técnicas, a demandas de marketing, questões financeiras e agendamento de visitas. De acordo com os representantes da empresa, a ferramenta contribuiu de forma significativa no suporte aos franqueados, devido à sua praticidade e possibilidade de organização de atendimento às necessidades dos operadores. Antes, o principal canal de comunicação era o e-mail – mas ele se demonstrava cada vez mais defeituoso, pois era desorganizado em relação ao gerenciamento de informações e assuntos. “Na ferramenta conseguimos organizar os tópicos por assuntos ou por franquias, fazemos agendamento de visitas, enviamos comunicados gerais, compartilhamos documentos e imagens, etc… Não temos mais trocas de e-mail e esporadicamente precisamos entrar em contato por telefone ou Whatsapp. Tentamos manter nossa comunicação apenas pela Central do Franqueado”, comentam Jéssica e Shaiana, dos setores de suporte ao franqueado e marketing da Químea, respectivamente.

O resultado da parceria entre a Químea Ambiental e a Central do Franqueado já é expressivo. Agora, os feedbacks dos franqueados – muito úteis na elaboração de novas estratégias, programas e serviços para a empresa – são mais ouvidos e considerados. Jéssica e Shaiana avaliam: a comunicação entre os franqueados e franqueadores é o combustível de evolução da sistemática da franqueadora e além disso, faz a empresa conhecer mais profundamente o mercado das regiões de atuação. Isso faz toda a diferença na forma como são feitas as estratégias de vendas. O sucesso é tamanho que os planos são concretos: o objetivo da rede é a expansão, primeiramente no estado do Rio Grande do Sul, para o número de cinquenta franquias até o final de 2019.

Conheça mais o trabalho da Químea Ambiental em seu site oficial. Entenda também sobre o funcionamento do CAF – o módulo comunicacional da Central do Franqueado.