Se você está pensando em expandir seu negócio através de franquias ou já trabalha com o modelo, sabe da importância de disseminar a cultura, processos, posicionamento da marca, etc. Neste artigo vamos te mostrar como seu negócio pode ser beneficiado com a educação à distância e como criar cursos online para seus franqueados.

Uma franquia é um acerto comercial onde o proprietário do negócio concede a um empreendedor uma unidade do seu negócio. O objetivo com este tipo de negociação é desenvolver uma expansão sustentável e mais facilmente administrável de uma empresa, podendo ter unidades espalhadas em qualquer lugar do mundo mantendo a qualidade do produto ou serviço, proporcionando assim um crescimento inimaginável de uma marca.

O conceito de franquia implica em padronização, pois as unidades devem oferecer a mesma qualidade do produto ou serviço para manter a força da marca. A transmissão desses conhecimentos para padronização ocorre através dos treinamentos para franqueados, e é sobre essa questão chave que vamos te mostrar como obter melhores resultados com o e-learning.

O mercado de franquias

Se você está considerando entrar nesse mercado que não para de crescer no Brasil, precisa entender melhor sobre sua expressividade. Comparando o primeiro trimestre de 2017 ao mesmo período no ano passado, o crescimento do setor foi de 9,4%, segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, além de acumular mais de R$30 bilhões no ano de 2016.

Desafios do processo de expansão

Como já comentamos anteriormente, um dos principais desafios e determinantes do sucesso do processo de expansão é a padronização. Nesse contexto, é essencial falarmos de controle de qualidade bem como de comunicação organizacional.

Uma rede de franquias que oferece lojas ou unidades em diferentes localidades deve ter o cuidado de oferecer a mesma qualidade de produtos e serviços, através da padronização de processos. E, para que haja padronização, é preciso que a comunicação interna funcione da melhor forma possível. Uma comunicação organizacional bem integrada, ágil e acessível para todos os envolvidos é a garantia de que as políticas internas da marca sejam disseminadas a todos. Além disso, uma comunicação efetiva não se trata apenas de um treinamento de franqueadora para franqueado. É preciso ter em mente que muito dos conhecimentos a respeito dos clientes, funcionamento dos processos, são adquiridos através dos funcionários, por exemplo.

EAD: um grande aliado

O ensino a distância é um formato de ensino e aprendizagem que ocorre em um ambiente virtual, podendo ser ao vivo ou não, e que permite a quem assiste consumir o conteúdo aonde e quando quiser. A flexibilidade é o principal diferencial. No contexto de treinamento, significa que o profissional o fará no momento em que julgar melhor para si próprio, ou seja, quando se dedicará e prestará 100% da atenção no aprendizado.

Benefícios de utilizar cursos online

Com o auxílio dessa tecnologia, você pode desenvolver boas capacitações com economia de recursos financeiros e de tempo. Além de permitir escalabilidade, ou seja, várias unidades irão receber o mesmo treinamento, ela permite interação entre as pessoas que estão assistindo ao treinamento, enriquecendo a experiência. A modalidade à distância evita os gastos com deslocamento de equipes e também facilita a comunicação de unidades distantes entre si.

Além dessas vantagens, o EAD permite treinar os ensinamentos na prática direto na unidade logo após o treinamento, acessar o conteúdo sempre que houver alguma dúvida e atualizar o conteúdo de maneira ágil sempre que surgirem novidades.

Agora é só colocar em prática

Defina os recursos e primeiros passos para colocar em prática um curso online para franquias. Defina quais temas e áreas precisam ser abordadas no treinamento, a linguagem que já deve transmitir a cultura da empresa, os principais objetivos com cada vídeo-aula, além dos materiais que serão passados para os franqueados.

Lembre-se que somente enviar bons conteúdos não será suficiente para desenvolver o treinamento da sua franquia. O uso de uma plataforma EAD é extremamente importante, nela é feito o armazenamento, a distribuição, comunicação, relacionamento e monitoramento dos treinandos e dos conteúdos.

Por fim, você precisa avaliar o treinamento em um período determinado, acompanhando o desempenho de cada franquia e definir as melhores formas de avaliar o retorno de seu investimento.

Conclusão

Agora você já sabe como utilizar o ensino a distância para otimizar o processo de expansão da sua marca com franquias. Lembre-se sempre que nesse mercado a chave para o sucesso é não perder a força da sua imagem!