Como a falta de suporte pode afetar sua rede de franquias

Saiba, em cinco passos, como o descaso com franqueados pode prejudicar o crescimento da empresa

 

Todo empreendimento precisa da devida dedicação do proprietário para que não apenas a produção e entrega de serviços seja feita com qualidade, mas também para que os clientes a reconheçam na marca. No caso das redes de franquias, uma das principais preocupações da franqueadora é a transmissão de know-how e a entrega de suporte a franqueados de todas as unidades – pois isso faz toda a diferença no contato da empresa com o consumidor final. Bom, ao menos deveria ser uma grande preocupação. Talvez você já saiba, mas diversos casos judiciais envolvendo franquias escancaram o fato de que em muitas redes, não existe o suporte necessário por parte da franqueadora. De cada 100 processos na justiça, 30 são reclamações de franqueados. A frequência é alta.

Pensando nisso, preparamos esse post para que você entenda a importância do suporte dentro de uma rede de franquias – e, caso você seja um empreendedor, para que evite que os cinco itens a seguir afetem o seu negócio. Preste bastante atenção e não deixe nenhum detalhe escapar.

1. Falta de preparação do franqueado e funcionários

Contratar franqueados deve ser um processo seletivo rígido, afinal, a escolha do profissional deve contemplar a compatibilidade de seu perfil com o da empresa. Porém, por mais experiente que o futuro franqueado seja, cada negócio é um negócio. Ninguém integra uma rede de franquias totalmente preparado, pois cada empresa tem seus obstáculos, sua missão, sua maneira de entregar produtos e serviços ao consumidor, enfim.

Os conhecimentos necessários para que se trabalhe eficientemente em uma rede de franquias só são adquiridos através de um programa de treinamentos, que visa a transmissão de know-how para os franqueados que, então, terão a capacidade necessária para gerenciar a unidade de trabalho. Portanto, é importantíssima a preparação de um programa rico, acessível e que proporcione todo o conhecimento que é indispensável. Treinamentos fracos resultam na falta de preparação do franqueado e, consequentemente, de funcionários – e isso acarreta na perda de qualidade das unidades de operação. Saiba mais sobre treinamentos e como organizá-los aqui.

 

2. Perda na qualidade das unidades

Bom, agora você já sabe que bons treinamentos são essenciais para a produtividade de uma rede de franquias. A falta de preparo dos franqueados, proveniente de um suporte mal estruturado e oferecido pela franqueadora, tem consequências sérias para o futuro da empresa. Isso porque sem o know-how de gestão, que envolve toda a produção da unidade e a organização dos funcionários, a qualidade do produto e do atendimento estará prejudicada. Pior ainda do que um treinamento ruim é quando a comunicação entre o franqueado e a franqueadora não acontece, estando o operador sujeito a não encontrar ajuda em momentos de crises e em meio aos problemas rotineiros de uma unidade. Sendo assim, a escassez de suporte disponível é um fator que está diretamente ligado à qualidade de funcionamento das unidades. Afinal, o que fazer quando as coisas estão dando errado? A rede deve estar disponível para mostrar a todos os operadores como lidar com situações desagradáveis com clientes, bem como com falhas de processos no dia-a-dia. Se não estiver, as coisas podem ir de mal a pior: a confiabilidade da loja despencará, o padrão de qualidade da empresa não será mantido e os clientes ficarão insatisfeitos.

3. Insatisfação dos clientes

A insatisfação dos clientes está diretamente relacionada com a falha da franqueadora em não prestar o suporte devido aos franqueados. Por quê? Porque uma rede organizada, com políticas sérias de auxílio a todos os funcionários e também de atendimento ao cliente está preparada para lidar com esse tipo de situação. Um cliente insatisfeito aperta o gatilho para que mais questões nada delicadas apareçam. Você não quer, por exemplo, que sua marca seja exposta negativamente nas redes sociais – e que tal exposição seja compartilhada por uma gama incontável de usuários. Hoje, um cliente insatisfeito tem mais voz do que antes, e isso pode ser um desafio sério para qualquer empresa. Uma vez suja no mercado, uma campanha de limpeza de imagem muitas vezes não é o suficiente para apagar os erros cometidos. Portanto, dê importância em evitá-los.

4. Relação conturbada entre franqueador e franqueado

Desentendimentos sempre podem acontecer em um ambiente profissional. E no caso das redes de franquias, o ambiente pode ser propício para isso, ainda mais se não o franqueador não oferece o devido suporte, ou se existem falhas de comunicação entre as partes e também se os clientes realizam reclamações que passam a complicar o cotidiano da unidade e da empresa. Desde o início, é importante que, através do treinamento e do suporte, o franqueador esteja presente na rotina do operador. Da mesma forma, o segundo deve se sentir à vontade para entrar em contato sempre que dúvidas surgirem. Se as duas partes não estiverem em sintonia, isso pode ser um problema que acarretará em um descompasso de todo o funcionamento da unidade em questão. A última (e pior) consequência é o desligamento do franqueado da rede, mesmo que haja quebra de contrato. Por isso, preste muita atenção neste relacionamento.

5. Quebra de contrato

Infelizmente, esta é a realidade de muitas empresas no meio do franchising. Relacionamentos entre franqueador e franqueado, que não deram certo por falta de suporte. A quebra de contrato é o problema máximo que deve ser evitado, a fim de que não haja um dor de cabeça das grandes por parte da empresa. Isso porque, se na justiça for comprovado que o suporte não foi oferecido – sendo ele uma parte essencial do contrato na Circular de Oferta de Franquia –, o ex-franqueado tem direito a recorrer a uma indenização. Na verdade, pior do que pagar multa, é ter que selecionar outro profissional para tomar a posição da unidade, ou, fechar a loja no fim das contas. Uma quebra de contrato é extremamente prejudicial para a imagem e organização de uma empresa que busca se expandir.

Viu só? É tudo isso que a falta de suporte pode causar no franchising. Fique ligado no nosso blog para ficar por dentro de mais aspectos da gestão em franquias e busque conhecimento sempre. Conheça também a plataforma da Central do Franqueado, que possui módulos especiais, tanto na forma de canais efetivos de comunicação, como de um sistema que oferece materiais de suporte, como manuais e vídeos. Até a próxima!