Containers: conheça este vantajoso modelo de loja para franquias

Empreendedores que buscam investir valores reduzidos em redes de franquias podem optar por este tipo de ponto do negócio. Saiba mais

O franchising é um modelo de negócio atraente por diversos motivos. Um deles, é a sua capacidade de adaptar seu funcionamento para os mais variados segmentos de marcas, seja isso através da maneira de se pensar em gestão, ou até mesmo na forma como as unidades da rede são instaladas. Algumas empresas, por exemplo, conseguem implantar lojas reduzidas nos pontos de atuação, as quais demandam custos menores de instalação e manutenção. Os chamados containers são modelos dessas lojas.

Você provavelmente já viu restaurantes funcionando dessa forma, seja em rodovias, shoppings ou até mesmo em grandes centros. Isso porque dentro do segmento de alimentação, os containers atendem a necessidade de infraestrutura e oferecem praticidade. A rede de franquias Madero é um exemplo fortíssimo de expansão no Brasil através dos containers, nos últimos anos. A versão reduzida dos restaurantes oferece o cardápio de burguers, enquanto as Steak Houses (restaurantes maiores) oferecem mais opções. A proposta é diferente, mas está dando certo: já são aproximadamente 100 containers em todo o Brasil. O objetivo da empresa é alcançar 200 até 2018.

Entretanto, não é só na alimentação que o modelo se encaixa. A franquia iGui Trata Bem, de assistência técnica e limpeza de piscinas, proporciona o investimento inicial em containers a partir do valor de R$30 mil. Essa, entre outras redes, optaram pelos containers e divulgaram seu trabalho na Expo Franchising ABF do Rio de Janeiro, que aconteceu no final de setembro.

 

Vantagens: preço e praticidade para o franqueado (e para o franqueador)

Obviamente, o principal atrativo do modelo de containers é o valor de investimento que deverá ser desembolsado pelo franqueado. Usando o exemplo da iGui Trata Bem, R$30 mil é um valor baixo no mundo do franchising. Dessa forma, os containers são opções de muito custo-benefício para aqueles empreendedores que estão recém embarcando no universo das franquias. Afinal, não apenas o investimento inicial será mais baixo: os custos de instalação, manutenção e as taxas de franquia são menores do que de unidades físicas completas. Isso é um chamativo muito grande em tempos de instabilidade econômica, não só para os franqueados, como também para a empresa.

Além disso, algo que também faz a diferença nos containers é sua praticidade: não apenas de instalação, mas de funcionamento. A instalação pode ser feita rapidamente em pontos estratégicos que não seriam utilizados por outros modelos, como estradas movimentadas. Já o funcionamento permite a transformação da loja, devido a sua mobilidade. Os containers podem ser movidos e ampliados facilmente.  

Desvantagens: limite de espaço, padronização rígida, segurança

Entretanto, nenhum modelo de ponto de franquia é unicamente vantajoso. Os containers também possuem algumas desvantagens, que não são de todo modo impeditivas para que determinados negócios deem certo. Claro, a primeira delas, que diz respeito ao limite de espaço, filtra a possibilidade de adaptação de algumas empresas no modelo. Não é toda rede de franquias que consegue operar no tamanho de um container, afinal, ele deve oferecer espaço tanto para a produção, quanto para o estoque dos materiais. Portanto, deve ser feita uma análise: os containers são realmente funcionais para a minha empresa?

Uma consequência do limite de espaço é a padronização rígida das unidades de containers. Nessas lojas, não existe a possibilidade de grandes especificidades em cada ponto, justamente porque os espaços são semelhantes em todas as localidades. Portanto, os franqueados que optam pelo investimento em containers, acabam seguindo um modelo de layout muito padrão para a instalação da loja, de forma que todas elas fiquem praticamente iguais. Para o cliente, isso não é um atrativo, pois não existe o imaginário de que containers diferentes ofereçam experiências diferentes.

Por último, uma observação que não deve passar em branco: a segurança das lojas. Os containers são modelos que, teoricamente, ficam mais expostos nas ruas. Isso pode ser um problema para locais com altos índices de criminalidade, pois pode oferecer perigo tanto para os clientes, quando para a empresa, talvez em casos de arrombamento. É por isso que algumas franquias, como o Madero, apostam na instalação de containers em meio a outros centros comerciais. No caso da empresa, muitos restaurantes são instalados junto a postos de gasolina.

E aí, gostou da possibilidade? Se você pretende investir em uma franquia como franqueado, fique atento às ofertas para ver o que é mais vantajoso para você. Já se você é um franqueador e pretende aderir ao modelo em sua empresa, não esqueça de fazer a devida pesquisa para saber se os containers realmente valem a pena para o seu negócio. Quer saber mais sobre o universo do franchising? Então fique de olho no nosso blog!