Série: Problemas em franquias | A importância da comunicação para controle e homologação de fornecedores e produtos

Empreender unidades de franquias é saber escolher e administrar os melhores fornecedores. Entenda mais e observe o fluxo no seu negócio

Ter um negócio não é fácil por natureza. Gerir uma rede de franquias, então, é algo que exige muita visão de mercado e conhecimentos administrativos. Afinal, é o funcionamento de várias unidades de uma mesma empresa que está em jogo. E para que as lojas tenham um padrão de qualidade e ofereçam os mesmos produtos em localidades distintas, é preciso um sistema organizado de comunicação entre a empresa e os fornecedores.

Homologar fornecedores é a etapa inicial, que consiste em sua avaliação por parte do franqueado comprador, o qual busca por uma matéria-prima que esteja de acordo com os padrões e a qualidade dos produtos finais oferecidos pela rede. Para isso, nesse primeiro contato, o empreendedor deve ter o conhecimento exato do que procura para a franquia, para que a partir disso, contrate um fornecedor que além de qualidade, proporcione segurança e confiança. Isso porque dependerá do seu comprometimento o recebimento dos produtos em cada unidade no tempo certo e da forma correta.

É então que entra o controle e a qualificação do fornecimento. Deve ser um costume da franqueadora fazer uma análise periódica do rendimento, eficiência e qualidade dos fornecedores contratados, para que a empresa tenha certeza de que o serviço entregue seja a melhor opção possível. Para que tudo fique nos conformes, é preciso cobrar pontualidade e precisão nas entregas – e aí entra o problema. Muitas vezes, a comunicação entre a franquia e os fornecedores não funciona do jeito que deveria, e isso pode prejudicar a produção das unidades da rede. Entregas atrasadas e produtos de má qualidade são rotina no universo do franchising.

Por que prestar atenção na comunicação entre a rede e os fornecedores?

Um dos investimentos mais significativos (e pesados) ao empreender uma rede de franquias é, justamente, a compra da matéria-prima dos fornecedores para que sejam produzidos os produtos. Esse dinheiro deve ser aproveitado da melhor forma possível, e para isso deve existir um processo rigoroso de homologação e controle do fornecimento. Entretanto, nada disso é possível sem um canal eficiente de comunicação entre as partes. É imprescindível que a franqueadora e os fornecedores tenham um meio para confirmar entregas, discutir mudanças, ordenar a entrega de produtos novos, enfim. Além disso, é através da comunicação que a empresa cria uma relação de confiança e segurança com os profissionais contratados. Tudo isso é uma maneira preventiva para que não existam gastos excessivos, que podem envolver desde matéria-prima de má qualidade, como falta de suporte e entregas não feitas.

Comunicação entre franqueadora e fornecedores com a CENTRAL DO FRANQUEADO

Nós sabemos muito bem que falhas de comunicação são um problema presente em muitas empresas do mercado – e nas unidades de franquia essa é uma realidade que, infelizmente, faz parte da rotina de trabalho. Agora, já pensou utilizar uma plataforma que sirva de canal para entrar em contato com a franqueadora e com os fornecedores, de maneira fácil e rápida? Nosso módulo de Compras foi desenvolvido especialmente para que sejam realizados pedidos de compras a fornecedores homologados pela rede – para que não falte nada nas lojas em nenhum momento. Além disso, é possível acompanhar a movimentação das entregas e realizar análises a partir de gráficos e relatórios a respeito dos recebimentos! Tudo isso em um sistema organizado, que oferece todas as informações dos fornecedores e permite o controle de todas as compras.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre a plataforma, que facilitará e muito a gestão da sua rede de franquias. Se quiser conversar mais sobre a sua empresa, estamos disponíveis a todo momento! E fique ligado na série Problemas em franquias, para que você saiba mais sobre algumas dificuldades de empreender no franchising – e para que saiba como solucioná-las. Até mais!